[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: Número de Setembro nas bancas (+ livro)
Na edição de Setembro, destacamos um dossiê sobre a expansão do movimento evangélico, hoje uma das forças mais estruturadas e poderosas do mundo. Com artigos que retratam o movimento em vários países (Brasil, Coreia do Sul, Nigéria…), procura-se identificar as suas características e o ambiente em que consegue difundir-se.
Na componente portuguesa, analisamos a situação nos lares face à pandemia e propomos medidas de emergência e estruturantes (Maria do Rosário Gama). A exposição a que estão sujeitos os trabalhadores da construção da construção civil e as insuficiências das políticas dirigidas à população sem-abrigo são temas de dois artigos (João Queirós e Virgílio Borges Pereira o primeiro, Diogo Duarte o segundo) que reflectem sobre problemas que a pandemia intensificou. Nuno Teles defende que «Um Banco de Fomento seria uma boa ideia», para expor os limites e deficiências da nova instituição bancária. João Rodrigues parte do livro de Riccardo Marchi sobre o Chega para reflectir sobre a agenda da extrema-direita e os sectores capitalistas que a apoiam.
Ainda no internacional, analisamos os jogos geopolíticos na Líbia entre a Rússia e a Turquia, o «Estado profundo» e a política externa francesa, a deriva dos hospitais na Alemanha e a «fuga de brancos» de escolas nos Estados Unidos. E revisitamos um momento histórico, há 50 anos, quando uma viragem na política jordana ditou a sorte da Palestina.
Com o jornal está nas bancas o livro O Brasil Contemporâneo e a Democracia, organização de Débora Dias, João Luís Lisboa, Henrique Chaves, Lucas Augusto da Silva e Carlos Hortmann.
Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1364
[ Informação CETRI ]
CETRI: L’urgence écologique vue du Sud – Le nouvel Alternatives Sud !
Plus d’informations sur ce numéro et résumés des articles en https://www.cetri.be/L-urgence-ecologique-vue-du-Sud?lang=fr