[ Informação Donizete Rodrigues ]

Divulgação: Rodrigues, Donizete & Lellis, Nelson (orgs.) (2020). “Religião e Política: o contexto da lusofonia”

São Paulo: Editora Recriar. ISBN 978-65-86242-35-5.

Mais informações em https://www.editorarecriar.com/religiao-e-politica-o-contexto-da-lusofonia-donizete-rodrigues-e-nelson-lellis-org

 


[ Informação Edições Sílabo ]

Novidades Edições Sílabo

Redes Sociais. Como compreendê-las?

Coordenador: Joaquim Fialho

De caráter introdutório e com uma abordagem pedagógica, este livro fornece um conjunto de conhecimentos que lhe permitirão uma iniciação à compreensão e ao estudo do universo complexo e sedutor das redes sociais.
+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/sociologia/livro/redes-sociais-como-compreende-las


Testes de Hipóteses e Regressão

Autor: Raul M. S. Laureano

A análise de dados é necessária em todas as áreas do conhecimento e tem vindo a ganhar maior relevância no apoio à tomada de decisão. Esta obra apresenta e explica, numa linguagem acessível, as técnicas de análise de dados mais utilizadas.
+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-exatas-e-naturais/estatistica/livro/testes-de-hipoteses-e-regressao

Estudos de Direito do Trabalho – Vol. 2

Autora: Glória Rebelo

Face às alterações ao Código do Trabalho em 2019, e quando se anunciam importantes desafios ao Direito do Trabalho, esta obra analisa temas centrais ao estudo do mesmo e ajuda a compreender as novas realidades do trabalho e das relações laborais.
+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/direito/livro/estudos-de-direito-do-trabalho-vol-2

 


[ Informação Fábio Rafael Augusto ]

Special Issue “Practical and Ethical Dilemmas in Researching Sensitive Topics with Populations Considered Vulnerable”

Já se encontra disponível o e-book “Practical and Ethical Dilemmas in Researching Sensitive Topics with Populations Considered Vulnerable”, editado por Ana Patrícia Hilário e Fábio Rafael Augusto.

Link: https://www.mdpi.com/books/pdfview/book/3052

 


[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]

Lançamento da Revista Lusófona de Educação nº48: Dossier temático “Decolonialidade da educação: para uma nova geopolítica do conhecimento”
(20 de novembro – 18h00 – Evento online)

Apresentação

Os Impactos de longa duração do período colonial na configuração de uma geopolítica desigual do conhecimento é o tema do dossier que acaba de ser publicado no v. 48 (n.48) da Revista Lusófona de Educação. Sob coordenação de Manuel Tavares (PPGE- Uninove, São Paulo) e Eduardo Santos (Escola de Sociologia e Política de São Paulo), pesquisadores das temáticas abordadas no dossiê, autores de diversas procedências nacionais e filiações institucionais – Brasil, Portugal, França, Estados Unidos, Equador, Suíça – propõem esse debate a partir das várias dimensões abrangidas pelo conceito de colonialidade: do ser, do poder e do saber, na sua relação com o campo educativo, tendo como foco as realidades da América Latina e da Europa. Nesse passo, indicam a persistência, na atual etapa de desenvolvimento do modo de produção, da hegemonia dos interesses econômicos e políticos no controle da circulação do capital (produção, distribuição, uso/consumo) dessa especial forma de “mercadoria” contemporânea, o conhecimento, tendo em sua vista sua importância para a competição entre corporações e nações. É assim que os autores, em suas distintas abordagens e objetos, apresentam em seus artigos os nexos que relacionam, por exemplo, as desigualdades políticas de acesso ao saber e à formação a relações econômicas desiguais de renda e de classe, constituindo elementos de reprodução da desigualdade em escala mundial. Mas alertam que, decolonizar o saber implica a decolonialidade do ser e do poder, e impõe a construção de práticas formativas contra hegemônicas que enfrentem a civilização do capital e sua configuração exclusivista em sociedades de mercado.

Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85741855529?pwd=QTRYaWcwSE1QZ2UvZ05GcnVpWFdYQT09#success