[ Informação Inês Tavares ]
Divulgação: livro “Um olhar sociológico sobre a crise COVID-19 em livro”
O livro nasce de uma rubrica de vídeos com o título homónimo, organizado pelo Observatório das Desigualdades, e reúne 17 capítulos que resultam do contributo dos seguintes autores: Alda Botelho Azevedo, Ana Drago, Ana Filipa Cândido, Ana Raquel Matias, António Firmino da Costa, Fernando Diogo, Frederico Cantante, Inês Tavares, João Teixeira Lopes, José Soares Neves, Luísa Schmidt, Madalena Duarte, Maria do Mar Pereira, Renato Miguel do Carmo, Sofia Aboim, Susana da Cruz Martins e Tiago Correia.
É possível consultar aqui o vídeo de divulgação do livro: https://youtu.be/1eJiW3oE6zk
Bem como no nosso facebook: https://fb.watch/24_E72EJc0/
[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: Número de Dezembro nas bancas!
Na edição de Dezembro propomos um dossiê sobre a pandemia e a liberalização da saúde em Portugal, com uma análise sobre diferentes escolhas – hospitais, camas de internamento, modelos de parcerias público-privadas, etc. – que, como a situação sanitária revela, desprotegeram a saúde de todos e expõem o país a enormes dificuldades (artigos de Ana Jara, Filipa Vala e João Durão Carvalho). Propomos também uma análise ao estado do jornalismo em Portugal (Carla Baptista). Reflectimos sobre a imagem das décadas neoliberais protagonizadas por Aníbal Cavavo Silva, a propósito do livro por ele recentemente publicado a contar uma história de «social-democracia moderna» (João Ramos de Almeida). «E com os olhos ouço os mortos» é o conto do escritor Eduardo Jorge Duarte, onde assombrações de um passado autoritário dialogam com o presente…
No internacional, destaque para o dossiê sobre as «Eleições nos Estados Unidos: mudança ou restauração?», nesta nova fase que se anuncia cheia de dificuldades (artigos de Jerome Karabel, Serge Halimi, Thomas Frank e Pierre Rimbert). Analisamos os movimentos de «normalização» de relações entre países do Golfo e Israel, as tensões geopolíticas no Cáucaso entre a Turquia e a Rússia e os fantasmas de uma «ofensiva chinesa» na ONU. A deriva repressiva em França, a aparentemente indestrutível monarquia britânica e o significado da «vingança dos campos», perante movimentos de abandono das cidades por causa da pandemia, são outros temas tratados em Dezembro. Neste final de ano em que os olhos estão postos nas vacinas, fomos ver também o que se passa com a indústria farmacêutica africana. E revisitamos, nos 100 anos do Partido Comunista Francês, a história de um enraizamento popular.
Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1380
[ Informação Edições Sílabo ]
Sessão de apresentação do livro «Psicossociologia das Organizações»
(10 de dezembro – 18h30 – Plataforma Zoom)
Entrada livre
Videoconferência será gravada para posterior divulgação. Não sujeito a inscrição prévia. Entrada por ordem de chegada, com limite máximo de 100 participantes
Para aceder a esta sessão, é necessário um computador ou dispositivo móvel com um navegador de Internet compatível com a plataforma de videoconferência Zoom.
Para se ligar clique nesta ligação: https://us02web.zoom.us/j/83774592269
Para mais informações contacte-nos através do e-mail: silabo@silabo.pt ou do telefone: 218 130 345.
[ Informação Observatorio Crises ]
Novo estudo| “Saúde e economia: a primeira, a segunda e a vaga de fundo” [Barómetro do Observatório n.º 22]
O Observatório sobre Crises e Alternativas – do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra – lança um novo Barómetro do Observatório, da autoria de João Ramos de Almeida e José Castro Caldas.
Desde março de 2020, fruto da pandemia Covid19 e das medidas sanitárias para a combater, a economia portuguesa tem estado sujeita a um forte condicionamento, tanto interno como externo.
A atividade económica sofreu no 1º trimestre de 2020 uma quebra de 2,4%, relativamente ao mesmo trimestre de 2019, de 16,4% no 2º trimestre e de 5,8% no 3º trimestre. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a quebra observada no 2º trimestre esteve ligada às “medidas de contenção à pandemia da Covid-19 com forte impacto económico nos primeiros dois meses do segundo trimestre” e a melhoria posterior “ocorreu no contexto de reabertura progressiva da atividade económica”, devido “sobretudo ao comportamento da procura interna, (…) traduzindo principalmente a menor contração do consumo privado” e o aumento das exportações de bens. Em resultado, a taxa de subutilização do trabalho (que inclui desempregados, empregados a tempo parcial que desejariam trabalhar mais horas e inativos que querem trabalhar) subiu de 12,9% no 1º trimestre de 2020 para 14% no 2º trimestre deste ano, passando o trabalho subutilizado a abranger quase 750 mil pessoas (mais 50 mil do que no 1º trimestre). Paradoxalmente a taxa de desemprego desceu de 6,7% para 5,6% da população empregada e desempregada, por força da classificação de muitos novos desempregados como inativos (os inativos disponíveis para trabalhar mas que não procuraram emprego passaram de 166,4 mil no 1º trimestre para 312,1 mil 2º trimestre).
Esta profunda recessão, a maior e mais súbita da História recente nacional, não está a ser, porém, sentida da mesma forma nos distintos sectores de atividade. Indo além da quebra verificada do nível de emprego, este barómetro aborda, em primeiro lugar, o modo desigual como esta recessão se tem manifestado no tecido produtivo nacional, procurando determinar quais as atividades que mais têm sido atingidas, quais as que têm melhor resistido e ainda aquelas que se encontram em recuperação. Em segundo lugar, o barómetro mostra que a recuperação em V é duplamente enganadora: não abarca todos os setores, nomeadamente aqueles de que o emprego depende significativamente; e revela-se temporária. A segunda vaga alimentada pelo recrudescimento da pandemia prenuncia uma crise que, além de profunda, pode ser tanto mais persistente quanto as respostas de emergência forem constrangidas pela expectativa de um regresso a curto prazo ao regime de consolidação orçamental da zona euro.
#22 Saúde e economia: a primeira, a segunda e a vaga de fundo
O Barómetro está disponível para consulta em https://www.ces.uc.pt/observatorios/crisalt/index.php?id=6522&id_lingua=1&pag=6560
[ Informação Rita Monteiro, ACM ]
Sessão de lançamento do Relatório Estatístico Anual 2020 “Indicadores de Integração de Imigrantes”, da autoria de Catarina Reis de Oliveira (Diretora do Observatório das Migrações)
(18 de dezembro – 14h30 / 16h00 – Evento online)
Neste relatório, são sistematizados dados de mais de 40 fontes estatísticas e administrativas nacionais e internacionais, com o objetivo de caracterizar a situação das populações estrangeiras no país nas mais variadas dimensões que compõe o seu processo de integração, sendo analisados mais de três centenas de indicadores de integração de imigrantes, distribuídos por quinze dimensões analíticas.
A sessão de lançamento do relatório conta, na sessão de abertura, com as intervenções da Sr. Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Gonçalves de Lima, e da Sra. Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e, na sessão de encerramento, com a intervenção da Sra. Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e da Sra. Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
A apresentação do relatório será efetuada pela Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira, autora do relatório e Coordenadora da Coleção Imigração em Números do OM.
Este evento terá transmissão online em direto, sendo a participação livre, mas sujeita a inscrição. As inscrições encontram-se abertas em https://forms.gle/82Qi8Kee7iRVhi2h9
[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
Apresentação da nova edição do livro HOMENS E OFÍCIOS de José Mariano Gago
10 de dezembro de 2020 – 16h00 (Horário de Portugal)
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e a Cátedra UNESCO ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” têm a honra de convidar para a sessão de apresentação da nova edição do livro HOMENS E OFÍCIOS de José Mariano Gago.
Com a presença de:
António Teodoro – CeiED
Mário Moutinho – CeiED
Ana Benavente – CeiED/APCEP
Lucília Salgado – APCEP
Manuela Paulo – APCEP
Entrar na reunião Zoom: Link | ID da reunião: 857 9591 9275 | Senha de acesso: 931275