[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, UMinho ]

Apresentação do Livro “Por uma Habitação Básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas”
(4 de fevereiro – 17h00 – Plataforma Zoom)

O Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em parceria com o Laboratório de Habitação Básica, vem por este meio convidá-lo/a a para participar na apresentação do livro “Por uma Habitação Básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas”, organizado por Manuel Carlos Silva, Fernando Matos Rodrigues, João Teixeira Lopes, António Cerejeira Fontes e Teresa Mora, das Edições Afrontamento.

Mais informações em http://cics.uminho.pt/?p=10809&lang=pt

 


[ Informação Fernando Diogo, UAC ]

Divulgação: “Diffraction normative, comportements cachés et identités transverses” de Balsa C. (éd.) vol 54

La société investit dans la production de cadres normatifs, en même temps qu’elle construit des moyens de les transgresser en proposant des cadres alternatifs ou contre-normatifs.

Cependant, les effets d’intégration que ces cadres permettent n’ont pas le même sens social et jouent sur des valeurs, des intérêts et des niveaux d’accès aux ressources distincts en motivant des comportements divergents et des attentes différentes. La diffraction normative résulte de l’enchevêtrement de ces cadres référentiels de l’action et des marges de jeu ainsi ouvertes pour des systèmes de transaction entre les actions et les positionnements des acteurs quand ils nouent une relation en biais. Dans ces circonstances, les comportements qui s’y jouent peuvent être analysés dans leurs dimensions cachées ou dissimulées et les populations, dans des formes d’identités transverses.

2020, 258 pages, 6 illustrations, broché – CHF 42.— / EUR (D) 42.— – ISBN 978-3-7965-4101-8 – Aussi disponible en e-book

 


[ Informação Marta Castelo Branco, ICS-ULisboa ]

Divulgação Imprensa de Ciências Sociais

Ciência Política à Portuguesa. A disciplina contada pelos seus protagonistas

Marcelo Camerlo, Andrés Malamud e Raquel Vaz-Pinto (organizadores)
ISBN 978-972-671-647-1 – Área temática: Ciência Política

Sinopse: A política é uma construção coletiva; a ciência política, também. Este livro é sobre alguns dos protagonistas que, em Portugal, abriram caminhos ou lideraram a caminhada no campo da Ciência Política. Mas não é apenas sobre eles, é também com eles. São os próprios que recordam o seu percurso, as suas dúvidas e os resultados atingidos. E quem puxa o fio à meada são cerca de trinta estudantes de pós-graduação das mais importantes instituições do país, que aceitaram o desafio colocado pelos coordenadores para entrevistarem algumas das figuras de referência na sua formação enquanto cientistas políticos. Neste livro, a história encontra-se com o futuro – e são os próprios protagonistas a relatarem esse encontro.

Os Secretários de Estado Conflitos e Liderança no Ministério

Pedro Silva
ISBN 978-972-671-637-2 – Área temática: Ciência Política

Sinopse: O que fazem os secretários de Estado em Portugal? Como são escolhidos e que autonomia detêm? A relação com o ministro tende a ser conflituosa? E de que modo o ministro evita e lida com as divergências existentes? Este livro visa responder a estas questões, partindo de uma análise compreensiva da relação entre ministro e secretário de Estado, em Portugal para avaliar as divergências dentro do ministério. Conclui que uma liderança partilhada – assente na interacção e no trabalho de equipa – é o factor mais importante para lidar com a conflitualidade latente entre estes membros do governo. Ao contrário da liderança tradicional, a liderança partilhada promove a responsabilização do secretário de Estado, reforçando os mecanismos de prevenção e resolução das discordâncias.

Órfãos do Império. Heranças Coloniais na Literatura Portuguesa Contemporânea

Patrícia Martinho Ferreira
ISBN 978-972-671-640-2 – Área temática: Sociologia

Sinopse: Arrojado, lúcido e necessário, Órfãos do Império. Heranças Coloniais na Literatura Portuguesa Contemporânea é um estudo de charneira entre a crítica pós-colonial e a reconceptualização da literatura portuguesa contemporânea sob a égide de uma herança colonial e imperial que ainda hoje em dia assombra a sociedade portuguesa. Combinando leituras críticas de obras variadas, mas todas cruciais no seu registo da sociedade portuguesa, com um leque distinto, extenso e importante da mais atual teoria crítica, este estudo impõe-se pela sua originalidade, pelo seu forte contributo para os Estudos Portugueses e pelo diálogo internacional contínuo que estabelece com vertentes críticas ainda menos referidas em Portugal. De leitura obrigatória para todos os estudiosos da literatura contemporânea, este livro seminal e urgente constituirá um marco importante na crítica literária atual. (Paulo de Medeiros University of Warwick, UK)

 


[ Informação Forum Sociologico ]

Divulgação: N.º37, 2020 – Revista Forum Sociológico

O número é composto por cinco artigos e uma recensão de um livro. Além disso, o número conta com uma lista dos especialistas que colaboraram com a Revista nos últimos anos.

Esta é uma publicação do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais e está publicada em acesso aberto na plataforma OpenEdition Journals, em https://journals.openedition.org/sociologico/

 


[ Informação Catarina Oliveira, UBI ]

Divulgação de nova publicação: “Tempo e sociedade em suspenso”, Catarina Sales, Emília Araújo e Rosalina Costa (editores)

Editora: CIES-Iscte
Resumo: A pandemia COVID-19 vai marcar o tempo histórico mundial. Como um momento de interrupção, suspensão e crise, os tempos atuais são fortemente disruptivos e efervescentes. Correndo para antecipar as consequências, grande parte da sociedade ficou em espera, a aguardar que a “fase” passe, esperando que o equilíbrio seja restabelecido. No entanto, sabe-se que o tempo flui e a reversibilidade não será possível. Este livro apresenta um conjunto de contribuições que, a partir das ciências sociais, permitem interrogar e compreender os significados do colapso do tempo e antecipar os seus efeitos e consequências.

URI: http://hdl.handle.net/10071/21493
ISBN: 978-972-8048-59-4
ISSN: 10.15847/CIES2020TEMPOSUSPENSO