[ Informação ISUP ]

Apresentação do livro “Pensar a utopia, transformar a realidade”, de João Carlos Louçã
(11 de junho – 18h – Porto, Cinema Passos Manuel)

Apresentação por Sara Moreira e José Soeiro (investigadores do IS-UP).

De crise em crise, a economia liberal parece ter conquistado a hegemonia absoluta e o capitalismo parece consolidar-se pelos quatro cantos do mundo. No seu constante movimento de acumulação, o capital conquista espaço, enquanto cresce a desigualdade global, aumentam os conflitos armados e a destruição ambiental e climática ameaça a sobrevivência da espécie humana. Pessimista por circunstância, a análise global deixa geralmente de fora muitos dos aspetos que também caracterizam este tempo. Sob o olhar da antropologia, esta obra dá a conhecer processos, projetos e experiências que resistem a esta hegemonia e que transportam consigo a força emancipadora das utopias reinventadas com os instrumentos da atualidade.

Resultado do trabalho de campo realizado na cidade do Porto e nos Altos Pirenéus de Aragão, Pensar a Utopia, Transformar a Realidade é o testemunho de que é na disputa desses mundos que se podem encontrar as práticas de rebeldia e da imaginação – poderosos sinais para a esperança tornada concreta.

 


[ Informação Le Monde diplomatique ]

Le Monde diplomatique: Número de Junho + livro Jornalismo nas bancas!

Na edição de Junho destacamos um dossiê sobre a exploração de trabalhadores migrantes e o agrocapitalismo no Alentejo, numa abordagem que reflecte sobre os limites da mobilização do conceito de «tráfico de pessoas», que pouco tem beneficiado as vítimas (Mara Clemente), e que retrata as várias vulnerabilidades do quotidiano de trabalho e da vida destes migrantes, inseridos nas cadeias globais de valor (Ana Estevens, Jorge Malheiros, Katielle S.N. Silva). Fazemos também um balanço do que está previsto no Plano de Recuperação e Resiliência para os sectores da Saúde (Cipriano Justo) e da Habitação (Rede H) em Portugal. Na secção Outras Palavras deste mês propomos poesia, prosa e ilustrações feitas no âmbito da Leitura Furiosa 2021 no Porto.

No internacional revisitamos, à luz das mais recentes agressões, as guerras sem fim de Israel contra os palestinianos (Alain Gresh). Fazemos o relato da brutal repressão que se abate sobre os manifestantes na Colômbia, tratados como «inimigos internos» (Lola Allen e Guillaume Long). Analisamos os movimentos tendentes a transformar o Brasil numa «democracia militarizada» (Anne Vigna) e as causas do desastre pandémico indiano (Christophe Jaffelot). As tensões geopolíticas que levam a Aliança Atlântica a explorar o terreno asiático (Martine Bulard) e as divisões na esquerda francesa quanto à proposta de anulação da dívida (Renaud Lambert) são outros temas em destaque. Bem como um dossiê sobre «a cidade desfigurada» pelas escolhas ligadas, designadamente, ao consumo e à mobilidade. E muito mais.
Boas leituras!

Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1418

Com o jornal está nas bancas o livro “Os Três D dos Media – Desigualdade, Desprofissionalição e Desinformação” (https://livrosoutromodo.com/), organizado por José Nuno Matos, Filipa Subtil e Carla Baptista