[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique – Número de Setembro nas bancas!
Na edição de Setembro destacamos o dossiê sobre o Afeganistão. Estar-se-á a caminhar para o fim das guerras sem fim? Da reportagem no terreno às análises historicamente contextualizadas que reflectem sobre o jogo regional e global das potências e interesses que actuam no terreno, passando pelas próximas ameaças, propomos informação que desconstrói enviesamentos e ângulos mortos da informação sobre o Afeganistão.
Salientamos, na componente sobre Portugal, outros balanços da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (José Manuel Pureza e Sandra Pereira), uma análise às condições financeiras e ao modelo que melhor pode combater as alterações climáticas (Eugénia Pires), bem como uma reflexão sobre as recentes movimentações associativas do poder económico à procura de reforçar o seu poder político no país (João Rodrigues).
No internacional propomos ainda uma reportagem no Peru, onde a eleição de Pedro Castillo, o primeiro presidente do país que se parece com a população, revela dois mundos em confronto. Na Europa, destaque para as derivas do passe sanitário em França e das privatizações através de fundações na Hungria. Observamos as fracturas alimentares e as desigualdades que elas geramem plena pandemia. E investigamos os avanços da genómica para reflectir sobre as vantagens e desvantagens de uma medicina por medida, que deixa de fora outras causas de doença.
Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1433