[ Informação SOCIUS ]
Publicação “Sociedade civil mobilizada pelo Direito ao Lugar: um processo de influência política em 5 etapas”
Partilhamos a publicação “Sociedade civil mobilizada pelo Direito ao Lugar: um processo de influência política em 5 etapas”.
Trata-se da publicação final do LigAções, um projeto no qual estão envolvidas 42 organizações da sociedade civil, que contribuem para a reflexão sobre causas e consequências da desertificação de centros regionais rurais e urbanos, propondo um conjunto de medidas transformadoras a partir da valorização do direito ao lugar.
A publicação resulta da sua prática e experiência neste projeto, sobre o processo coletivo vivenciado, destacando alguns elementos que consideram terem sido fundamentais no seu desenvolvimento, com esperança de que possam ser recuperados e adaptados, com ganho, em futuros processos colaborativos desenvolvidos por organizações da sociedade civil, movimentos cívicos e outros coletivos que, como eles, queiram empreender esforços no sentido de influenciar decisões políticas.
Aceda à publicação e ao vídeo de apresentação em https://sites.google.com/view/projetoligacoes/o-projeto/o-processo-em-5-etapas
[ Informação Forum Sociologico ]
Novo número já disponível, N.º 39 | 2021 – Revista Forum Sociológico
Este número conta com um dossiê temático que incide sobre o tema “Covid-19: Acesso a direitos, desigualdades sociais e (re)arranjos institucionais no controle da pandemia em Portugal e no Brasil”.
Esta é uma publicação do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais e está publicada em acesso aberto na plataforma OpenEditionJournals (https://journals.openedition.org/sociologico/9823) e na SciELO/Portugal (http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-8380&lng=pt&nrm=iso).
[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
RLE 52 | Revista Lusófona da Educação 52
Link: http://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/2ddf671fea9a6f4fb5f59776b-b-528682-51a653e2ue6sUHe4F90e0faf91c07-
[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: Número de Dezembro nas bancas!
Na edição de Dezembro propomos olhar para três áreas fundamentais no ciclo eleitoral que se aproxima, onde se concentram três bloqueios cuja resolução é fundamental para uma aposta na justiça social. Na habitação, a alavanca passa por recolocar no centro do debate a sociedade de proprietários e os seus malefícios (Ana Cordeiro Santos); no trabalho, há que revalorizar a contratação colectiva e enfrentar novos problemas, como o da regulação das plataformas digitais (Maria da Paz Campos Lima); na saúde, nada poderá melhorar sem dar condições de trabalho no SNS aos médicos e demais profissionais (Noel Éden Carrilho). Destacamos também uma análise dos níveis historicamente baixos de investimento público no país, com todas as consequências negativas (Vicente Ferreira) e uma reflexão sobre a recente cobertura mediática da COP26 (Luís Fazendeiro).
No internacional, fazemos um balanço sobre os ecologistas europeus e o teste do poder (dossiê: Benoît Bréville, Pierre Rimbert, Philippe Descamps, Annette Lensing, infografia de Cécile Marin). Analisamos a escassez de mão-de-obra no Reino Unido, dos transportes e da indústria, à agricultura e à restauração (Tristan de Bourbon-Parme), e reflectimos sobre a situação política na Alemanha, onde os sociais-democratas tiveram alguma sorte (Rachel Kanebel). No Médio Oriente, destacamos o regresso do Daech ao Iraque, com uma nova geração de jihadistas (Laurent Perpigna Iban). E fomos inquirir os motivos pelos quais a vitória dos talibãs no Afeganistão veio baralhar o jogo diplomático entre as potências na Ásia (Jean-Luc Racine). Analisamos também o papel das sondagens nas investiduras de candidatos às eleições (Alain Garrigou) e muito mais…
Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1443