[ Informação Observatorio Crises ]

Lançamento do 6º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO SOBRE CRISES E ALTERNATIVAS
(29 de novembro – 18h00 – Lisboa, Livraria Almedina do Atrium Saldanha)

Apresentação por Ana Drago (coordenadora do livro) e conversa com João Ferrão e Ana Costa.

Os textos que compõem este volume surgiram simultaneamente de uma conversa que se vai alongando no tempo e de uma interrogação mais imediata. A conversa consiste na investigação e na análise crítica que têm guiado o trabalho do Observatório sobre Crises e Alternativas do CES, sempre feito a várias mãos, em torno das mudanças nas políticas públicas, nas configurações institucionais e nas dimensões sociais e económicas que recontam a trajetória da sociedade portuguesa ao longo da última década. Já a interrogação foi, em certo sentido, mais recente e quase impositiva. O seu pretexto surgiu perante a surpresa com que enfrentámos os últimos dois anos, inquietando-nos quanto à evolução e às consequências da pandemia da covid-19 na sociedade portuguesa.

Mais informações em https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/a-segunda-crise-de-lisboa-uma-metropole-fragilizada

 


[ Informação Imprensa de Ciências Sociais ]

Novidade Outubro ICS

“A Revolução de 1820. Leituras e Impactos”

Coordenadores: Miriam Halpern Pereira, Ana Cristina Araújo, Daniel Alves, Jorge Fernandes Alves, José Luís Cardoso, Maria Alexandre Lousada e Zília Osório de Castro

Sinopse

“Este livro reúne uma seleção de textos apresentados no Congresso Internacional do Bicentenário da Revolução de 1820 que decorreu em Lisboa, na Assembleia da República e na Fundação Calouste Gulbenkian, entre os dias 11 e 13 de outubro de 2021. No seu conjunto, estes textos enquadram uma diversidade e pluralidade de leituras sobre a Revolução de 1820 e sobre os seus múltiplos impactos, designadamente nos planos político, social e institucional, tanto ao nível nacional como internacional. São leituras e impactos que prolongam e reinventam abordagens relativas a um período histórico crucial para a compreensão do mundo contemporâneo, aberto pela era das revoluções em que se inscreve o movimento regenerador vintista. Neste sentido, o livro abre perspetivas inovadoras que constituem, para os organizadores desta edição, a melhor forma de assinalar o significado duradouro, os legados e a memória de um acontecimento histórico tão marcante como foi a Revolução de 1820.”

EDIÇÃO: Imprensa de Ciências Sociais / ISBN: 978-972-671-703-4 / C. DE BARRAS: 9781234567897 / DATA DA EDIÇÃO: Outubro de 2022

 


[ Informação Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa ]

Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa : Número de Novembro nas bancas e online!

Link: https://pt.mondediplo.com/2022/11/

 


[ Informação Edições Sílabo ]

Novidades Edições Sílabo

Instrumentos de Apoio à Decisão
Autores: Silva Ribeiro, Nuno Teixeira

Nas organizações, quotidianamente, os gestores tomam decisões a diversos níveis. Desde pequenas decisões de rotina, até outras mais complexas que poderão ter consequências significativas na evolução e sustentabilidade da organização e, em algumas situações, na sua própria sobrevivência. Este manual apresenta, para além de conceitos associados à decisão e ao processo decisório, alguns instrumentos de apoio que serão úteis para a tomada de decisões em situações organizacionais. A descrição dos vários instrumentos de apoio à decisão é enriquecida com comentários e diversos casos práticos, que contribuem quer para a sua interpretação, quer para a facilitação da sua aplicação.

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/instrumentos-de-apoio-a-decisao/

Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda
Autor: Almiro de Oliveira

Este livro é composto por um conjunto de dez textos em áreas conexas: gestão das organizações, informação e valor da informação, gestão de sistemas de informação, informação e processo de decisão, governança dos sistemas de informação, em vários contextos. Na generalidade, os textos têm uma acentuada preocupação pedagógica. A sua leitura e reflexão será seguramente importante para os gestores que pretendam ter a uma ação informada e mais competente.
in Prefácio

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/teorias-de-gestao/livro/informacao-gestao-dois-lados-da-mesma-moeda/

 


[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais / ICS-UMinho ]

“Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade”, a mais recente publicação CICS.NOVA.UMinho

O livro “Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade” é a expressão material mais relevante do colóquio com o mesmo nome, realizado na Universidade do Minho em dezembro de 2018, uma iniciativa conjunta entre cinco centros de investigação – o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho), o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP), o Centro de Investigação em Educação (CIEd), o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2pt) e o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE).

“Duzentos anos depois do seu nascimento, Marx continua a marcar os debates sociais e políticos contemporâneos, sendo os seus textos indispensáveis não só para compreender o capitalismo e explicar suas lógicas, dinâmicas e crises, como também para escrutinar os caminhos futuros para a sociedade humana. Num momento histórico marcado pela crise social e ambiental que atinge a humanidade e o planeta e confrontados com as desigualdades sociais e económicas entre países e no interior de cada país, o pensamento de Marx (e Engels) conhece um interesse revigorado, incluindo por parte daqueles que, não se identificando como marxistas, encontram no teórico alemão contributos decisivos para fazer o debate sobre o nosso presente e futuro comuns.

As comunicações presentes no livro, na sua diversidade e riqueza, focalizaram-se em diversas questões e temas abordados por Marx desde a análise do modo de produção e formações sociais, o trabalho e a técnica, economia e política, ideologia e utopia, o marxismo como corte epistemológico e fonte de inspiração para a pesquisa, o marxismo e o feminismo, classes sociais e injustiças, capitalismo e devastação da natureza, democracia associativa e socialismo.

Considerando os textos disponibilizados pelos participantes para publicação, optou-se, assim, por um alinhamento que procura encontrar uma linha editorialmente interessante que permita conhecer não só o que se discutiu, como dar a necessária expressão a alguns dos problemas, tópicos e objetivos que estiveram na origem do colóquio, nomeadamente os relacionados com o capitalismo e as desigualdades sociais (de classe, étnico-raciais e de género), as lutas sociais, as crises, os fracassos históricos e as perspetivas para o ecossocialismo.”

A versão digital poderá ser consultada e descarregada, de forma gratuita em https://drive.google.com/file/d/1ZA-V17doh7dljrXz5U3Wq4ivzGFFyqVT/view, encontrando-se também disponível no site oficial do CICS.NOVA.UMinho, em http://cics.uminho.pt/?page_id=1493&lang=pt