[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]

Apresentação do Livro “Etnicidade e Racismo. Representações Sociais de portugueses(as) sobre minorias étnicas negra e cigana no Distrito de Braga”, de Manuel Carlos Silva (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho / CICS.NOVA.UMinho)
(14 de dezembro – 18h – Lisboa, Livraria Ler Devagar)

A apresentação do livro ficará a cargo de José Manuel Sobral, Antropólogo, Professor e Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).

Este livro, focado nas relações interétnicas entre a maioria autóctone e as minorias étnico-raciais – negros, na sua maioria imigrantes, e ciganos/as portugueses -,estuda as formas de racismo estrutural institucional e quotidiano, que, secularmente arreigadas em contextos (neo)coloniais e, em particular, sob o regime ditatorial e racista do Estado Novo, continuaram a reproduzir-se de forma ora mais direta e flagrante, ora mais subtil e velada, durante o regime democrático do pós-25 de Abril de 1974. Esta realidade constitui uma clivagem tão importante como as de classe ou de género. O autor do livro procede assim a uma abordagem histórica e equaciona diversos modelos teóricos para explicação do racismo, evidenciando a incorporação de tais preconceitos, classificações e discriminações étnico-raciais, cujas causas remetem não só para disseminação de ideologias racizantes ou até racistas como para a despolitização e busca de alegados bodes expiatórios perante situações de pobreza e precarização socioeconómica de grupos sociais apostados na segurança mínima, mas sem desvendarem os interesses do grande capital. Sendo estes os principais responsáveis de tais situações, são respaldados por governos que, rotativamente, têm sido omissos em diminuírem os índices de pobreza, nada fazendo contra tal polarização e pânico moral, aliás aproveitado e exponenciado pela (extrema)direita. Importa manter presentes estas cruas realidades e analisá-las numa perspetiva de colonial e interseccional, mobilizando forças em ações coletivas e superando as diversas desigualdades sociais numa base solidária de pertença de classe, de género e, por fim, mas não menos importante, étnico-racial.

Apresentação do livro “Sob o Signo da Revolução de 1820: Economia e Sociedade”, de Miriam Halpern Pereira
(14 de dezembro – 18h – Lisboa, Assembleia da República – Biblioteca Passos Manuel)

A apresentação será conduzida pelo Professor Doutor José Manuel Lopes Cordeiro, investigador CICS.NOVA.UMinho.

O regime de 1820-23 abalou o poder real e a igreja, mas não mudou o aparelho de Estado, nem a estrutura social de Antigo Regime a ele articulado, apesar de ter sido bastante questionada. Paradoxalmente, isso só aconteceria, sob a égide de um texto constitucional moderado, em 1834. Foram a violência da contrarrevolução miguelista e a inexorável perda do Brasil que apontaram a necessidade imperiosa de uma mudança administrativa e social para criar as bases de um Estado liberal. Da Revolução de l820 ficou a lição de coragem do primeiro passo, ficou a independência nacional recuperada e a memória da mais democrática Constituição até 1976.

Para mais informação, por favor, contactar 213 919 353 | livraria@ar.parlamento.pt

Apresentação do livro “Karl Marx – Legado, Críticas e Atualidade”
(15 de dezembro – 18h00 – Lisboa, Livraria Ler Devagar)

O livro será introduzido por Manuel Lisboa, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Em dezembro de 2018, evocando o duplo centenário do nascimento do teórico revolucionário alemão, realizou-se na Universidade do Minho um colóquio internacional sobre Marx e seus contributos para a teoria social e as lutas emancipatórias. Dele resultou um livro que acaba de chegar às livrarias. Assim, tendo como pretexto esta publicação, o encontro será mais um momento de conversa para debater a força dos argumentos de Marx para nos ajudar a compreender as dificuldades que enfrentamos e caminhos possíveis para a sua superação.

 


[ Informação Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa ]

Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa | Número de Dezembro: online e nas bancas

Link: https://pt.mondediplo.com/2022/12/

 


[ Informação SOCIUS ]

Publicação “Social Exclusion in Later Life, Evidence from the European Social Survey”

A investigadora do SOCIUS, Professora Paula C. Albuquerque (SOCIUS/CSG-ISEG), é coautora do capítulo 11 – Social Exclusion in Later Life, Evidence from the European Social Survey – incluído no livro Older Workers and Labour Market Exclusion Processes – A Life Course perspective.

Recentemente publicado pela Springer, este livro integra a série Life Course Research and Social Policies (LCRS, volume 14) e tem como editores: Nathalie Burnay, Jim Ogg, Clary Krekula e Patricia Vendramin.

A publicação identifica os processos de exclusão relacionados com os trabalhadores mais velhos, descreve como as trajetórias dos percursos de vida mais precoces têm impacto na participação da força de trabalho na vida posterior, e analisa a forma como os empregadores promovem ou discriminam a participação destes trabalhadores.

Publicação em Open Access disponível em https://doi.org/10.1007/978-3-031-11272-0_11

 


[ Informação Edições Sílabo ]

Edições Sílabo | Para o seu Natal | Descontos até 50% + oferta de portes

+info: https://mailchi.mp/silabo.pt/ol-2189061?e=f9f5e0bfe7

 


[ Informação Comunicacao ISUP ]

Working Papers IS-UP | 4ª série | Nº 94 | (Des)igualdade de género e feminismo em Portugal, o país que viveu a mais longa ditadura da Europa Ocidental

Acaba de sair um novo Working Paper IS-UP. O N.º 94 da presente série dos Working Papers IS-UP, intitulado “(Des)igualdade de género e feminismo em Portugal, o país que viveu a mais longa ditadura da Europa Ocidental”, da autoria de Rita Correia Madeira está disponível para consulta e download em https://isociologia.up.pt/working-papers. No mesmo endereço, poderão ainda ser consultados os restantes working papers.

Os Working Papers IS-UP são uma publicação seriada online do Instituto de Sociologia com registo ISSN (1647-9424), com avaliação em regime de blind peer reviewing e indexação no Repositório Aberto da Universidade do Porto, no RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e no Scientific Commons.

 


[ Informação Helena Vilaça ]

Divulgação: livro “Futuro da União Europeia: política, economia, Estado de direito e religião.”, Jorge Botelho Moniz (Org.)

Prefácio de António Costa Pinto. Edições Universitárias Lusófonas.