[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]

NOVO NÚMERO | Configurações: Revista de Ciências Sociais N.º 30 | Número Temático “Conflito, Negociação e Mediação”

Já se encontra disponível on-line o N.º 30 da Configurações: Revista de Ciências Sociais, número temático “Conflito, Negociação e Mediação”, sob coordenação de Pedro Cunha (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa) e Ana Paula Monteiro (Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

O conflito é um fenómeno transversal a todas as dimensões da vida humana. Preocupações com a guerra e a paz estão, assim, na obra de psicólogos/as e sociólogos/as desde o início das suas ciências. Entendido paradoxalmente quer como acionador de desenvolvimento pessoal e societal (e.g., promove mudanças sociais, estimula novos pensamentos, ajuda a formar o sentido de identidade pessoal e social), quer como propulsor do rompimento das relações interpessoais a todos os níveis (e.g., horrores da guerra, violência entre países, inimizades em famílias), o conceito de conflito tem vindo a ser cada vez mais abrangente e considerado estruturante no sentido de incluir toda a diversidade de processos que integra o ser humano (sentir, pensar e agir). As noções teóricas sobre o conflito e as perspetivas de análise do mesmo evoluíram progressivamente de um conceito circunscrito a meras ações adversas com base na inevitável perceção de escassez de recursos para abordagens mais integradoras, da Psicologia, da Sociologia e de outras Ciências Sociais, que incluem, além da análise de estados psicológicos antagónicos dos/as protagonistas, os processos comportamentais, cognitivos e emocionais que ocorrem, simultaneamente, em situações conflituais. O facto de existir algum consenso sobre os conflitos funcionarem com base na escalada irracional tem alavancado, científica e tecnicamente, grandes avanços no sentido de o foco não estar apenas na sua resolução, mas também na sua gestão construtiva aos mais diferentes níveis da realidade (e. g., escola, família, organizações, política, justiça e saúde, entre outras). Nesse sentido, é útil debater, neste vasto campo, questões relacionadas com as diferentes metodologias de gestão construtiva de conflitos, a importância da negociação como pilar essencial das democracias, a utilidade da mediação em diferentes âmbitos de aplicação, a relevância da arbitragem e da conciliação como meios alternativos de justiça e a construção de uma cultura de paz.

Link: https://doi.org/10.4000/configuracoes.15450

A Configurações: Revista de Ciências Sociais, revista do CICS.NOVA.UMinho é um dos meios ao dispor de investigadores nacionais e estrangeiros para a divulgação de trabalhos de Sociologia e de áreas afins das Ciências Sociais. Trata-se de uma publicação que ambiciona atingir elevados padrões de qualidade, dispondo de arbitragem científica externa e de um Conselho Consultivo formado por cientistas sociais conceituados a nível nacional e internacional. Mais informação disponível em https://journals.openedition.org/configuracoes/

 


[ Informação Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa ]

Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa | Número de Janeiro nas bancas e online + livro!

Link: https://pt.mondediplo.com/2023/01/

 


[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]

E-Book das III Jornadas Doutorais em Sociologia (2022) | “Vocação, Carreiras e Trabalho na Sociologia”

Já se encontra disponível on-line E-Book resultante das III Jornadas Doutorais em Sociologia, realizadas em fevereiro de 2022 no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, organizadas pelo Núcleo de Estudantes do Doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho (NEDSUM) em colaboração com a Comissão Diretiva do Curso e do Departamento de Sociologia.

As jornadas tiveram como objetivo debater várias questões relacionadas com o acesso e a permanência na investigação e constituem-se como um espaço de partilha de resultados de projetos científicos levados a cabo no âmbito de teses de doutoramento em Sociologia já concluídas ou em preparação, agregando assim contribuições variadas. Foram também analisadas algumas estratégias institucionais ajustadas à promoção do emprego científico. Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar os nossos trabalhos para uma audiência diversa que enriqueceu as nossas reflexões.

O E-book encontra-se disponível para consulta em https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/80802

Para mais informação, por favor, contactar nedsuminho@gmail.com.

 


[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]

“Portugal in a European Context: Essays on Taxation and Fiscal Policies in Late Medieval and Early Modern Western Europe, 1100-1700”

“Portugal in a European Context: Essays on Taxation and Fiscal Policies in Late Medieval and Early Modern Western Europe, 1100-1700” (ISBN 978-3-031-06227-8) é a mais recente publicação de Rodrigo da Costa Dominguez, coordenador e investigador CICS.NOVA.Uminho, em parceria com Amélia Aguiar Andrade, Professora Catedrática do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Estudos Medievais (IEM).

Embora Portugal tenha sido um dos primeiros Estados europeus com fronteiras estáveis, o processo de construção de um estado fiscal português encontra-se ainda por estudar em pormenor. Este volume reúne estudos sobre o desenvolvimento do estado fiscal português, numa perspectiva comparativa em relação a outros reinos na Europa, tais como Castela e Aragão, Inglaterra, Toscana, Estados Papais, Holanda e França, a fim de colocar Portugal no debate internacional mais amplo e comparativo sobre o desenvolvimento do estado fiscal.
Como um caso muito distinto, Portugal continua a ser pouco estudado e sub-representado na literatura mais vasta sobre o desenvolvimento dos estados fiscais. Há relativamente poucos estudos sobre a construção de um estado fiscal em Portugal que sejam acessíveis a uma audiência internacional. Este livro dará uma contribuição fundamental para este campo, ainda cheio de potencial inexplorado. Combinará a mais recente teoria e o contexto comparativo com uma reconstrução detalhada das finanças estatais portuguesas, adotando um quadro cronológico mais longo, que acompanha o seu desenvolvimento desde o período medieval até ao início do período moderno. Também disponibilizará a investigação mais recente dos estudiosos portugueses a um público mais vasto e internacional, e será de particular interesse para investigadores e estudantes de história financeira e económica.

A publicação e informação adicional encontram-se disponíveis em https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-06227-8

“The price of the throne. Public finances in Portugal and Castile and the War of the Castilian Succession (1475–9)”

Rodrigo da Costa Dominguez (investigador CICS.NOVA.UMinho) e José Manuel Triano-Milán (Universidad de Málaga) publicaram recentemente o artigo “The price of the throne. Public finances in Portugal and Castile and the War of the Castilian Succession (1475–9)” na revista académica Journal of Medieval History, importante revista académica internacional, dedicada a estudos relacionados com a história da Europa na Idade Média.

O reinado de Henrique IV de Castela terminou sem um herdeiro claro ao trono, provocando um conflito militar entre os candidatos, Isabel e Fernando – futuros monarcas católicos – e Joana e Afonso V de Portugal. Em última análise, o que estava em jogo era o equilíbrio do poder, não só na Península Ibérica, mas na Europa Ocidental em termos mais gerais. O conflito transcendeu o campo militar e testou a força e a adaptabilidade das duas estruturas financeiras estatais precoces e dinâmicas. O objectivo deste artigo é comparar a forma como ambos os sistemas de finanças públicas lidaram com este conflito e responderam ao desafio que era o de moldar a sua evolução futura.

O artigo está disponível para consulta, em acesso aberto, em https://doi.org/10.1080/03044181.2022.2155988