[ Informação Observatório Social de Gaia]


[ Informação das autoras]

[ Informação Imprensa de Ciências Sociais Divulgação ]

Novidade Imprensa de Ciências Sociais | “Rumo a Uma Europa mais Justa. Uma teoria da justiça distributiva para a União Europeia”, de João Labareda

Sinopse

Este livro constitui um dos primeiros estudos académicos a nível internacional sobre o problema da justiça distributiva na União Europeia. O autor defende que o elevado grau de integração política e económica entre os Estados membros não tem sido acompanhado pelo reconhecimento de uma ampla dimensão social da cidadania europeia, nem pela criação de instrumentos redistributivos apropriados. Estão, assim, por codificar e por exercer importantes deveres distributivos entre os cidadãos europeus enquanto membros da mesma comunidade política. O autor enuncia um conjunto de razões filosóficas que sustentam esta tese, relacionadas com a satisfação de determinadas condições materiais que possibilitam a vida democrática e com a observância de regras comuns que asseguram a reciprocidade económica e a igualdade de oportunidades entre os Estados membros. São também apresentadas diversas propostas de políticas públicas que poderão ajudar a suprir estas lacunas, designadamente a criação de um imposto europeu sobre as empresas destinado a financiar um Orçamento Europeu mais robusto, a criação de um Código Europeu do Trabalho, que inclua um salário mínimo coordenado ao nível supranacional, a contenção da concorrência fiscal entre os Estados-membros e a criação de um fundo europeu destinado a auxiliar, nos seus exigentes processos de transição económica, os países europeus mais afetados pela globalização. O autor discute ainda as condições de exequibilidade destas políticas, com especial destaque para os seguintes aspetos: cultura política, sustentabilidade económica, capacidade institucional e solidariedade social entre os europeus.

Nota biográfica

João Labareda é doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu em Florença, onde foi assistente. Trabalha atualmente na Comissão Europeia, na área da Ciência e Inovação. Desempenhou funções de adido técnico principal na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia. Nessa qualidade, foi presidente do grupo de trabalho sobre a EFTA durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e delegado nacional adjunto ao grupo de trabalho sobre as relações com o Reino Unido no contexto do Brexit.

+info: https://www.ics.ulisboa.pt/imprensa/loja


[ Informação Bernardo Mata, ACM ]

Infografia OM – “Estrangeiros em Portugal: Quantos São e Como Vivem?”

A partir do Relatório Estatístico Anual Indicadores de Integração de Imigrantes 2022, da autoria de Catarina Reis Oliveira (disponível em ), o Observatório das Migrações lançou uma nova infografia OM que ilustra alguns dos principais dados deste relatório.

Conheça a infografia “Estrangeiros em Portugal: Quantos São e Como Vivem?” em .


[ Informação Edições Sílabo ]

Novidades Edições Sílabo

As Outras Razões – Como a evolução dá sentido àquilo que fazemos
Autor: Paulo Finuras

Por que razão há mais escritores do que escritoras? Porque é que os olhos não servem só para ver? Porque é que a corrupção é tão persistente e difícil de combater nas sociedades? Por que razão amamos e fazemos guerras? O que é que os homens e os pavões têm em comum?
Depois de conhecer As Outras Razões, poderá não olhar para si próprio ou para o mundo da mesma forma. Porém, não ficará dececionado com a natureza humana. É que as razões que as pessoas invocam para justificar o que fazem, sejam (mesmo) essas ou «as outras», importam menos do que aquilo que resulta delas.

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/as-outras-razoes/

Redes Sociais – Ilusão, obsessão e manipulação
Autor: Joaquim Fialho

As redes sociais tornaram-se salas de convívio global. A amizade subjugou-se a relações algorítmicas e a vida em sociedade passou a ser mediada pela tecnologia. O Instagram é uma montra de corpos perfeitos e esculpidos. Nas redes, não há espaço para a tristeza. Este livro convida-o para uma viagem pelas transformações nas relações provocadas pela penetração das redes sociais nas nossas vidas e foca-se nos novos padrões de comportamento: a ilusão da felicidade, a obsessão por estar ligado e a ligeireza como somos manipulados pelos gigantes tecnológicos.

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/sociologia/livro/redes-sociais-ilusao-obsessao-e-manipulacao/

Tópicos de Gestão Empresarial
Coordenador: José Moleiro Martins

Reunindo o contributo de vários autores com vasta experiência quer académica, quer profissional, este livro aborda vários temas atuais e relevantes da área da gestão empresarial. Estudantes e profissionais diversos poderão, em textos curtos e incisivos, obter uma perspetiva geral sobre estratégia em ambiente de incerteza, marketing, comunicação em PME, fusões e aquisições, sistemas de informação, inovação e tecnologia, metodologia ágil e gestão da cadeia de abastecimento.

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/topicos-de-gestao-empresarial/

Representatividade de Organizações Sindicais e de Empregadores em Portugal
Coordenadora: Raquel Rego

O REP – Representatividade dos Parceiros Sociais e Impacto da Governança Económica – foi um projeto de investigação científica de três anos. Este livro compila a maior parte dos resultados do REP e visa facilitar a exploração do tema por dirigentes, profissionais, membros e potenciais membros destas organizações, assim como pelas agências públicas e privadas com quem interagem, entre outros.

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/sociologia/livro/representatividade-de-organizacoes-sindicais-e-de-empregadores-em-portugal/

Serpentes e Pombas na liderança política
Autores: Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha

Jacinda Ardern foi primeira-ministra da Nova Zelândia de 2017 até agora. Considerada fraca pelos seus críticos devido a uma postura aberta, simpática, sorridente e compassiva, mostrou a sua garra em momentos críticos para a vida do seu país. Jacinda Ardern, Pepe Mujica e Abraham Lincoln são os três líderes que este livro descreve. O que têm em comum? A capacidade de conjugar a astúcia da serpente com a simplicidade e a pureza da pomba. As dez reflexões para a ação apresentadas pelos autores ajudá-lo-ão a ser melhor líder e a identificar líderes que merecem ser seguidos.

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/lideranca/livro/serpentes-e-pombas-na-lideranca-politica/

19 Argumentos para reconst(ruir) a escola pública portuguesa
Autor: Luís M. Aires

O Prof. Luís Aires conhece por dentro os problemas. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. [Mas] não é apenas mais um autor crítico, o que só por si seria de saudar. Em certo sentido, vai muito mais longe. Neste livro, desafia-nos a fazer uma viagem pelas ideias. Poderá o leitor não estar de acordo com tudo o que o autor defende, mas não poderá deixar de ser sensível ao seu poder de argumentação, ao seu conhecimento da realidade e à paixão pelo ensino que nos transmite.”
Nuno Crato, in «Prefácio»

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/gestao-publica/livro/19-argumentos-para-reconstruir-a-escola-publica-portuguesa/