[ Informação Famílias@APS ]

Sessão de lançamento do livro “De Viva Voz: Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa”, de Ana Caetano, Anabela Pereira, Sónia Bernardo Correia e Magda Nico
(9 de fevereiro – 18h00 – Lisboa, Livraria Martins [Avenida Guerra Junqueiro])

A apresentação do livro caberá a Joana Craveiro.

O livro resulta do projeto de investigação «Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percurso de vida» e oferece-nos “Dezasseis histórias de vida que são também a história do país”, como podemos ler na contracapa. Um convite à leitura!

 


[ Informação Comunicacao ISUP ]

Sociologia: Revista da FLUP | Volume 44 | 2022

Informamos da publicação do volume 44 (2022) da Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta edição inicia com um “obituário sobre o Professor António Teixeira Fernandes, seu fundador, em 1991, e que faleceu, para nosso pesar, em 24 de agosto de 2022. A ele se deve este projeto editorial iniciado há mais de trinta anos. Trata-se, por isso, de um número, com um caráter muito especial e que, tal como a vida e produção científica do seu criador, aborda temáticas diversas e teoricamente transversais da realidade social contemporânea.” (editorial de Helena Vilaça, diretora da revista)

Do volume, constam artigos e recensões sobre o ensino de teorias sociológicas; narrativas das guerras do Ultramar; escola pública em democracia; olhares sobre o rock ‘n’ roll; (des) igualdades de género nas igrejas evangélicas; experiências de guerra em Cabo Delgado; e violência doméstica e de género.

Pode ser consultado em https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/issue/view/847

 


[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]

Manuel Carlos Silva e o seu “trajeto biográfico” enquanto “um sociólogo implicado” segundo Fernando Bessa Ribeiro, no livro organizado por André Carmo, “Espaço, Lugar e Território: Figuras do pensamento português contemporâneo”

“Espaço, Lugar e Território: Figuras do pensamento português contemporâneo” (ISBN 9789723619638) é o mais recente livro de André Carmo, geógrafo e professor auxiliar no Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. “Espaço”, “Lugar” e “Território” são três dos conceitos mais desafiantes do pensamento social contemporâneo: seja na sua aceção material ou no domínio das representações e do simbólico, são mobilizados por áreas do conhecimento e do saber muito diversas. Este livro procura oferecer uma chave de entrada para um universo de pensamento, tão vasto e diversificado quanto desafiante.

Ao incidir sobre a vida e a obra de 41 figuras do pensamento português contemporâneo – entre as quais, Manuel Carlos Silva, investigador CICS.NOVA.UMinho, descrito por Fernando Bessa Ribeiro, também ele investigador CICS.NOVA.UMinho – permite a académicos oriundos de vários campos disciplinares, científicos e técnicos, com diferentes níveis de experiência e maturidade, mas também a um público mais vasto, acederem a uma paisagem intelectual vibrante e em constante transformação.

Deste modo, cada capítulo oferece um retrato centrado em aspetos da vida de cada figura e dos contextos teórico e institucional em que se formou, uma explicação detalhada dos seus principais contributos para o avanço do pensamento, uma leitura crítica em torno das suas principais intervenções na esfera pública, bem como a indicação dos principais trabalhos da sua autoria e de outros considerados relevantes para compreender a sua obra ou que, de alguma forma, lhe tenham sido inspiradores.

“Friedrich Engels: O burguês que inventou o marxismo” é a edição em português do livro de Michael Krätke, com prefácio de Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro

Originalmente publicado em alemão e, posteriormente, traduzido para espanhol, “Friedrich Engels: O burguês que inventou o marxismo” é a edição em português do livro de Michael Krätke, com prefácio de Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro, investigadores CICS.NOVA.UMinho. Publicado em dezembro de 2022, este é uma versão alargada e revista do livro original, contando com dois ensaios adicionais.

Neste livro, segundo Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro, “na senda de alguns biógrafos e com um conhecimento muito apurado das obras de Marx e de Engels, Krätke procede a uma sofisticada análise dos contributos teóricos e políticos de Friedrich Engels”. Não raramente, “[…] as obras de Marx são lidas e valorizadas de forma crítica, mas o mesmo não acontece com as de Engels. Não só este é amiúde esquecido e mesmo criticado, como é também subestimado e até ignorado pelos detratores, não se reconhecendo o seu contributo decisivo para a criação do marxismo, sendo relegado para um papel de auxiliar e vulgarizador das obras de Marx”.

É precisamente isto que Michael Krätke se propõe a ultrapassar: “valorizado justamente não apenas como provedor económico de Marx e sua família durante largos anos, neste livro Engels é também revelado como um amigo confiável e confidente desde o seu encontro em Paris em 1844, companheiro de percurso e parceiro inseparável na construção do marxismo durante a vida e após a morte de Marx”.

Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro sublinham que, “tratando-se, bem evidentemente, de um debate em aberto, as eventuais divergências que possam existir entre os que se interessam pelo legado de Engels em nada beliscam a sua relevância e contributos decisivos para a construção do marxismo, como Krätke nos mostrou ao longo de um livro escrito com elegância e ancorado numa pesquisa documental extensa e minuciosa”.

Livro disponível para compra em https://edicoeshumus.pt//index.php?route=product/product&product_id=1508.

 


[ Informação Fernanda Bana Arouca, Sephis ]

11º Prêmio de Livros SEPHIS-ICAS para Livros em Português sobre Ásia

Estamos retomando o Prêmio de Livros SEPHIS-ICAS para Livros em Português sobre Ásia, que premia livros de Ciências Sociais e Humanas sobre Ásia (incluindo monografias e livros organizados) publicados entre 2020 e 2022. O novo prazo para inscrição é 1 de março de 2023.

Nesta edição, aceitamos submissões de cópias digitais. Acreditamos que a iniciativa de um prêmio é uma forma não apenas de reconhecer a excelência de um trabalho como também de conhecer e prestigiar o que um campo de pesquisa produz. Nesse sentido, o Prêmio de Livros SEPHIS-ICAS é uma forma de reconhecer o compromisso coletivo, de pesquisadores/as, bem como de uma longa cadeia de profissionais que são invisibilizados pelos mecanismos de autoría individual — arquivistas, orientadorxs, editorxs, revisorxs, etc. Finalmente, um prêmio é também uma oportunidade de promover equidade e justiça social. Esperamos que, com o envio em formatos digitais, nosso compromisso em combater desigualdades se torne mais efetivo ao possibilitar o engajamento de um maior número de pesquisadores

Informações e inscrições podem ser encontradas através do link: https://sephis.org/11o-premio-de-livros-sephis-icas-para-livros-em-portugues-sobre-asia/

 


[ Informação Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa ]

Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa | Número de Fevereiro nas bancas e online!

Link: https://pt.mondediplo.com/2023/02/