[ Informação FPCEUP | CIIE Comunicação ]
Novo Livro | Learning Inclusion in a Digital Age. Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged (Springer)
Acaba de ser lançado em acesso aberto o livro “Learning Inclusion in a Digital Age. Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged”, publicado pela Springer, com capítulos de Ana Luísa Costa, Angélica Monteiro, Elsa Guedes Teixeira e João Caramelo (CIIE/FPCEUP), e Susana Coimbra (CPUP).
Este livro analisa a forma como a aprendizagem da inclusão, o bem-estar e a cidadania ativa podem ser incentivados, ensinados, aprendidos e apoiados num mundo digital.
O livro coloca e procura responder a três questões:
• Como podem os governos e as organizações intergovernamentais apoiar a inclusão na aprendizagem e a cidadania ativa?
• Como é que o setor da educação e as empresas públicas/privadas podem apoiar a inclusão na aprendizagem e a cidadania ativa?
• Como é que os profissionais e as comunidades podem trabalhar com pessoas adultas em situações de vulnerabilidade e de desvantagem de uma forma participativa e capacitadora?
Os exemplos discutidos no livro baseiam-se nas experiências de pessoas adultas refugiadas e migrantes, bem como de pessoas que podem sofrer desvantagens e/ou discriminação em resultado do seu estatuto social, económico, político, cultural, religioso, físico, mental, etário ou de género.
Um dos pilares metodológicos deste trabalho é o desenvolvimento de competências no domínio do storytelling digital e da criação de histórias digitais para fins pessoais, comunitários e profissionais.
Conceptualmente com interesse para investigadores e decisores políticos a nível local, nacional e transnacional, este livro reúne uma série de conceitos interligados para gerar uma compreensão inovadora e práticas com relevância aplicadas durante a pandemia e as suas consequências.
A publicação é de acesso aberto e está disponível para download em https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-99-7196-1
[ Informação Karl van Meter ]
Book – Special Issue “Networked Lives: Probing the Influence of Social Networks on the Life Course”
We are pleased to announce the release of a special issue of Advances in Life Course Research, “Networked Lives: Probing the Influence of Social Networks on the Life Course.”
The special issue connects the fields of life course and social network research, stimulates productive dialog between them, and illustrates the power of this intersection for advancing theories, concepts, methods, and data.
Nine articles by renowned authors of both fields address cutting edge questions on mechanisms of personal network dynamics and the impact of relationships and networks in different phases of the life course. Topics include status attainment, health and well-being, homogeneity in friendships, internet use and social connectedness and the significance of unlinked lives. Two commentaries by Marlis Buchmann and Peter V. Marsden complete the issue with reflections on current challenges and promising directions.
A selection of articles, asterisked below*, are currently open or full-text access.
TABLE OF CONTENTS
“Networked Lives: Probing the Influence of Social Networks on the Life Course”
Special Issue of Advances in Life Course Research
Editors: Betina Hollstein, Richard. A. Settersten, Jr., Dario Spini & Mattia Vacchiano
*=open or currently full-text access
Introduction
*Networked Lives: Probing the influence of social networks on the life course
Mattia Vacchiano, Betina Hollstein, Richard A. Settersten, Jr. & Dario Spini
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2024.100590
Research articles
*”Unlinked lives”: Elaboration of a concept and its significance for the life course
Richard A. Settersten Jr., Betina Hollstein & Kara McElvaine
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2023.100583
*Personal network dynamics across the life course: A relationship-related structural approach
Betina Hollstein
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2023.100567
Interconnected social convoys: Understanding health and well-being through linked personal networks
Laura M. Koehly & Jasmine A. Manalel
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2023.100541
*Multilevel networks and status attainment
Mattia Vacchiano, Emmanuel Lazega & Dario Spini
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2022.100479
When life happens: A multidimensional approach to studying the effects of major life events on relationship change
Chang Z. Lin & Alexandra Marin
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2022.100501
Linked lives and convoys of social relations
Noah J. Webster, Toni C. Antonucci & Kristine J. Ajrouch
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2022.100502
Life course transitions and changes in network ties among younger and older adults
Jordan Weiss, Leora Lawton & Claude S. Fischer
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2022.100478
*”Birds of a feather” – forever? Homogeneity in adult friendship networks through the life course
Beate Völker
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2022.100498
Internet use and cohort change in social connectedness among older adults
Shannon Ang
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2022.100514
Commentaries
*Bridging social network and life course research: Unlocking the analytical potential
Marlis Buchmann
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2024.100591
On integrating social network and life course research
Peter V. Marsden
https://doi.org/10.1016/j.alcr.2024.100592
Link: https://www.sciencedirect.com/journal/advances-in-life-course-research/special-issue/10FZTPJD3T7
[ Informação Imprensa de Ciências Sociais Divulgação ]
Imprensa de Ciências Sociais | Nova Edição Revista – Fevereiro 2024
“Elites e Poder. Entre o Antigo Regime e o Liberalismo”, de Nuno Gonçalo Monteiro
ISBN 978-972-671-192-6 / C. DE BARRAS 9789726711926 / DEP. LEGAL 527235/24
Sinopse
Este livro (4.ª edição revista) reúne um conjunto de ensaios sobre o regime senhorial, as elites nobiliárquicas e os poderes locais durante a dinastia de Bragança (1640-1832). O livro corresponde à preocupação de questionar algumas das dimensões mais importantes da história social e da história institucional do nosso país. O estudo dos poderes e das elites na época moderna permite surpreender uma notável continuidade na sociedade portuguesa ao longo dos séculos XVII e XVIII e, simultaneamente, destacar rupturas, em particular aquela que, contra uma persistente tradição historiográfica, se deve reconhecer na revolução liberal vitoriosa em 1832-1834.
Nota biográfica
Nuno Gonçalo Monteiro, um dos mais reputados historiadores portugueses da actualidade, é Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Realizou cerca de duas centenas de conferências e comunicações em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Bélgica, Holanda, Suiça, Áustria, Hungria, República Checa, Uruguai, Brasil, EUA e México, e foi professor visitante em universidades espanholas, francesas e brasileiras. Coordenou vários projectos de investigação internacionais e organizou diversos colóquios e reuniões científicas. Publicou mais de uma centena de títulos.