[ Informação João Teixeira Lopes ]

Apresentação do Livro “Portugal esquecido: retrato de um país desigual”
(20 de março – 18h00 – Braga, Centésima Página)

Coordenação de Catarina Martins e João Teixeira Lopes.

 


[ Informação Editora Fora de Jogo ]

Editora Fora de Jogo | Livros em pré-venda

“[Re]encantar o mapa: fantasmas, imaginários, prefigurações”
Organização de Gabriela Leal, Andrea Pavoni e Ricardo Campos.

A Fora de Jogo é a editora da Associação Cultural com o mesmo nome. Estamos focados na publicação de livros que exploram um conjunto de processos sociais, históricos, políticos e culturais situados em diferentes geografias, temporalidades e escalas da realidade. Interessa-nos, particularmente, a publicação de investigações nas áreas da história e das ciências sociais, mas igualmente de todos os géneros, da poesia ao romance, da fotografia à dramaturgia, que expandam este conhecimento e as perspetivas sobre o mesmo.

“[Re] Encantar o Mapa | A Arte de Governar”

Reencantar o mapa significa questionar a razão cartográfica e desencadear uma outra imaginação através do poder evocativo, prefigurativo e estratégico do mapa como instrumento de produção de novas conexões afetivas, estéticas e políticas. Este trabalho coletivo apresenta um conjunto de reflexões e experiências radicais sobre o reencantamento cartográfico, através do olhar académico, ativista e artístico. Utilizando diferentes metodologias, abordagens e lugares, os capítulos demonstram as variadas potencialidades de representação e narrativa que o ato de mapear é capaz de produzir, seja através das coisas que registra e revela, seja do que silencia e não deixa ver, bem como das relações afetivas que consegue gerar. Os contributos e experiências navegam por diversos territórios físicos e etéreos, com especial prevalência das conexões entre Portugal e Brasil, sinalizando as ambivalências passadas e as perspectivas futuras das linhas traçadas entre esses países.

“O Anarquismo e a Arte de Governar” (edição revista)

O anarquismo foi uma das culturas políticas mais activas na sociedade portuguesa das primeiras décadas do século XX. No seu projecto de ruptura radical com as instituições dominantes, gerou novos saberes e práticas e dialogou com os paradigmas científicos, administrativos e políticos que procuravam conhecer e governar a população. Este livro pretende contribuir para o conhecimento do anarquismo e da sua inserção na sociedade portuguesa. Para isso, foca-se nos saberes, discursos, práticas e técnicas que serviram a constituição de um sujeito anarquista na sua relação consigo e com a sociedade. No fundo, procura perceber que tipo de actor social o anarquismo procurou produzir para concretizar o seu projecto de transformação social e política, tornando possível a milhares de pessoas imaginar um mundo “sem deuses nem amos”, fundado na solidariedade, na liberdade individual e na igualdade social.

Caso pretenda adquirir algum destes livros aproveitando o desconto de pré-venda, responda para o e-mail geral@foradejogo.org e receba as instruções.