[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]
Apresentação do livro “Contra-Manual de Investigação-Ação Participativa”, Hugo Monteiro, Ana Bravo e Isabel Timóteo (org)
(3 de maio – 18h00 – Porto, UNICEPE – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto [Praça Carlos Alberto, 128 A])
A apresentação estará a cargo de Rosa Madeira, do Instituto de Educação da Universidade de Aveiro.
Sinopse
Este livro não é um manual, nem um breviário, muito menos uma sebenta. Estamos perante um manual do contra, que a formulação contra-manual pretende acautelar como duplo preceito da Investigação-Ação Participativa: a sua aversão a receitas e a fórmulas; a sua configuração dialógica e crítica. Trata-se, acima de tudo, de um “encontro de resistências, um coro diversificado de revoltas contra a falta de imaginação metodológica; um protesto organizado contra os monólogos institucionais e contra o estreitamento geral da ação democratizadora do trabalho social”. Pelo caminho, recusa também os percursos de formação e de investigação exercidos como cadernos de encargos, balancetes sem chama ou processos exangues de produtivismo académico.
[ Informação ICS-ULisboa ]
Lançamento do livro “An economic history of the Iberian Peninsula 700-2000”
(3 de maio – 15h30 / 17h00 – Lisboa, Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciencias Sociais da Universidade de Lisboa)
No dia 3 de maio terá lugar no ICS-ULisboa o lançamento da obra “An economic history of the Iberian Peninsula 700-2000”, editada por Pedro Lains, investigador do ICS-ULisboa entre 1984 e 2021. A sessão será no Auditório Sedas Nunes, com transmissão online.
O evento terá início pelas 15h30, com uma intervenção inicial de Marina Costa Lobo, Diretora do ICS-ULisboa. A apresentação e o debate sobre a obra serão feitos por Leandro Prados de la Escosura (Universidad Carlos III, Madrid) e por Jaime Reis (ICS-ULisboa). Leonor Freire Costa (ISEG-ULisboa) e Vicente Pinilla (Universidad de Zaragoza), autores e editores da obra, irão falar sobre o esforço desenvolvido por Pedro Lains na criação da obra, debruçando-se igualmente sobre a longa carreira daquele que foi um dos principais historiadores económicos portugueses das últimas décadas.
A discussão sobre a obra será seguida pela inauguração da Sala de Leitura Pedro Lains, na Biblioteca do ICS-ULisboa. No final do evento, será servido um Porto de Honra em homenagem ao investigador.
Os trabalhos de investigação de Pedro Lains no domínio da História Económica constituíram uma contribuição decisiva para a renovação deste domínio historiográfico em Portugal. Nos diversos artigos e livros que publicou após conclusão do seu doutoramento no Instituto Universitário Europeu em Florença em 1992, dedicou especial atenção ao estudo das condições de desenvolvimento da economia portuguesa nos séculos XIX e XX.
Idealizada por Pedro Lains há vários anos, An economic history of the Iberian Peninsula 700-2000 é uma história abrangente e de longo prazo sobre as mudanças políticas e económicas na Península Ibérica durante este período. Começando com o desenvolvimento dos antigos reinos medievais, a obra transita para a história de Portugal e Espanha no início do período moderno, cujos vastos impérios desempenharam um papel essencial no desenvolvimento económico e político à escala global. É descrito como, e por que razão, o desenvolvimento de ambos os países se atrasou durante as primeiras fases da industrialização e do crescimento económico moderno, para depois alcançarem um desenvolvimento económico significativo durante a segunda metade do século XX. Escrito por uma equipa de historiadores de renome, o livro realça todos os aspetos da história económica, incluindo a população, a agricultura, a indústria e o comércio internacional, o governo, as finanças e o bem-estar.