[ Informação CRIA – Comunicação ]

[NOVA DATA] Lançamento da Etnográfica – Número especial 50 anos 25 de abril
(27 de maio – 18h00 / 20h00 – Lisboa, NOVA FCSH [Esplanada da Avenida de Berna])

Por razões externas ao CRIA a iniciativa está agora anunciada para uma data diferente da originalmente proposta.

O número mais recente da Etnográfica (https://etnografica.cria.org.pt/en/edition/24) é uma edição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril e foi lançado às 22h55 do dia 24, hora da primeira senha da revolução.

A edição vai agora ser apresentada numa iniciativa publica na próxima segunda feira, dia 27 de maio, na esplanada da FCSH na Avenida de Berna.

 


[ Informação António Araújo, FFMS ]

Apresentação do retrato “Um Dedo Borrado de Tinta”
(30 de maio – 18h30 – Lisboa, Feira do Livro de Lisboa [Praça Roxa])

Em Portugal, ainda há quase 300 mil pessoas que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever. “Um Dedo Borrado de Tinta” retrata a vida de algumas delas, habitantes do Casteleiro, na Guarda, uma das freguesias nacionais com maior taxa de analfabetismo.

Quem as ajuda no quotidiano, que estratégias de superação e de compensação desenvolveram? O que se aprende quando não se sabe unir com sentido os símbolos do alfabeto?

Para melhor compreendermos esta realidade, estarão à conversa a autora, Catarina Gomes, a jornalista e escritora Anabela Mota Ribeiro e a professora Carmén Cavaco.

António Araújo
Diretor de Publicações

 


[ Informação APS / ST Famílias e Curso de Vida ]

Lançamento do livro “Prisão paralela. Ecos biográficos de familiares de reclusos”, de Cidália Vargas Pecegueiro, Dália Costa, Cláudia Ferro
(7 de junho – 18h00 – Lisboa, Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa [Rua Francisco Metrass, 28. D., Campo de Ourique])

Do convite “A família é fundamental para a reintegração social dos indivíduos que cumprem uma pena de prisão efetiva, como sustenta a literatura. No entanto, sabemos pouco acerca dos efeitos da reclusão sobre os seus familiares.
Nesta obra analisam-se alterações na vida de mães e pais, esposas e maridos, namoradas e namorados, filhas e filhos de reclusos/as, partindo de 24 testemunhos.
Consideramo-los ecos biográficos por revelarem apenas uma parte da capacidade de adaptação das famílias a um evento extremo, causador de frustração, impotência e vergonha.
Muito nos honrará a sua presença na apresentação desta obra, que visa fazer eco na sociedade dos efeitos da reclusão de um elemento da família.
Sem exigência de confirmação de presença, mas sujeito à disponibilidade de lugares.
Cidália Pecegueiro, Dália Costa e Cláudia Ferro”

 


[ Informação Edições Fora de Jogo ]

Apresentação do livro “O Anarquismo e a Arte de Governar”, de Diogo Duarte
(1 de junho – 18h00 – Porto, Gato Vadio [Rua da Maternidade, 124])

Com a presença do autor e intervenções de João Queirós (Fora de Jogo) e Hugo Monteiro (ESE-PPorto e IF-UP).

Ed. Fora de Jogo | Pré-venda ‘Uma Nova História do Novo Cinema Português’, de Paulo Cunha

Este livro propõe uma reflexão sobre o cinema em Portugal durante o Estado Novo. Relaciona a oposição entre “velho cinema” e “novo cinema”, atendendo ao processo de internacionalização da cultura portuguesa e o seu impacto na circulação e apropriação artística e cultural. A introdução do conceito de “modo de produção” procura contribuir para uma revisão historiográfica deste tema, contrariando uma visão dominante que desconhece, desconfia ou ignora fontes históricas que são fundamentais para revelar as relações entre o poder político, a prática cultural e a indústria cinematográfica neste período.

O livro está disponível, com desconto de pré-venda, a 10€. Para o adquirir aproveitando esta campanha, envie-nos um e-mail para geral@foradejogo.org.

 


[ Informação SOCIUS ]

Nova Publicação > “Covid 19 – Vírus das Desigualdades Sociais”

A Clássica Editora, em colaboração com o SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, acaba de publicar o livro “Covid 19 – Vírus das Desigualdades Sociais”, com organização do investigador do SOCIUS, Professor José Maria Carvalho Ferreira*.

Esta publicação trata-se de uma compilação de artigos resultantes de comunicações apresentadas no Colóquio “Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais”, realizado de 8 a 10 de novembro de 2022, em formato virtual. Um espaço de narrativas e debates sobre os “efeitos colaterais” do Covid-19, conduzindo a elementos de compreensão e de análise da pandemia, na perspetiva das desigualdades. O Colóquio foi organizado pelo SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/ISEG-ULisboa), em parceria com as seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ISCTE – Instituto Universitário (ISCTE-IUL), Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB) e Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPS).

Em síntese, este livro é a expressão genuína de análises factuais e analíticas personificadoras das contingências da pandemia do covid-19 nos domínios da sociologia, da cultura, da política e da economia.

Após três anos de incidências negativas do vírus covid-19 nas sociedades contemporâneas, importa sobremaneira realçar a sua generalização não somente nos sistemas de saúde do organismo humano, mas também em todos os aspetos relacionados com as desigualdades sociais.

Detalhes da publicação

Título: Covid 19 – Vírus das Desigualdades Sociais
Organizador: José Maria Carvalho Ferreira
Editora: Clássica Editora
Ano: 2024
Nº Páginas: 576
ISBN: 9789725615072

O livro “Covid 19 – Vírus das Desigualdades Sociais” encontra-se disponível em https://classicaeditora.pt/livro/152975