Estimad@s colegas
No dealbar de um novo recomeço, gostaria de vos relembrar alguma da nossa atividade associativa. 2020 será, não o esqueçamos, o ano do XI Congresso Português de Sociologia, desta feita sob o lema “Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente”, a ter lugar em Lisboa, organização local conjunta da ESPP/ISCTE-IUL e ICS-ULisboa, de 29 de junho a 1 de julho. Para além de constituir um momento que se espera vibrante de encontro, debate e produção/disseminação colaborativa de conhecimento, esperamos ter connosco as Associações Nacionais de Sociologia que compõem a ESA (European Sociological Association) num encontro paralelo ao Congresso.
Será ainda do vosso interesse saber que passaremos a ter, de dois em dois anos, intercalado com o Congresso, um Seminário de Estudos Avançados, em colaboração com os colegas da Universidade dos Açores. Aquele magnífico arquipélago proporcionará, estou certo, as melhores condições intelectuais e ambientais para uma reflexão aprofundada sobre temas fundamentais da nossa disciplina.
Relembro que continuamos com grande entusiasmo as nossas digressões nas escolas secundárias, levando equipas de estudantes de sociologia do ensino superior a conversar com os seus colegas do secundário a respeito do olhar sociológico sobre o mundo. Desta iniciativa têm-nos chegado excelentes ecos, nomeadamente na motivação que instigam em alguns jovens que procuram seguir estudos universitários em sociologia.
Do mesmo modo, promovemos igualmente pelo país inteiro sessões de formação sobre questões de fraude e integridade académica.
Procuraremos também, a tempo do congresso, atualizar o perfil dos sociólogos portugueses*.
Não temos nós, sociólogos e sociólogas, pretensões imperiais de tudo saber e explicar. Mas somos cada vez mais necessários, no nosso (inter)conhecimento possível, desassombrado e crítico, para produzir inquietação, essa “coisa linda” de que o José Mário Branco nos fala, e que é um movimento perpétuo que nos aproxima lucidamente do mundo e das pessoas.
um abraço
João Teixeira Lopes
*A sua colaboração será muito bem vinda. Por favor participe no questionário “Competências e Práticas Profissionais de Sociólogos”.