Caras e caros associados
Permitam-me que, nesta época festiva, vos dê conta do que tem sido o trabalho associativo.
Antes de mais, realçaria o extraordinário trabalho das equipas de docentes e estudantes universitárias de todo o país que se têm deslocado a dezenas de escolas secundárias para apresentar sessões sobre a perspetiva sociológica. O sucesso é tal que se multiplicam os convites, alguns para escolas de territórios mais recônditos onde temos sido muitíssimo bem recebidos.
Para aprofundar este diálogo, vamos realizar no ISCTE-IUL, no próximo dia 17 de janeiro, um encontro sobre “A Sociologia e o Ensino Básico e secundário”. Gostaríamos que desse encontro surgisse uma plataforma de interlocução com o poder político, de modo a que o possamos sensibilizar para a importância da sociologia no ensino e na intervenção.
Por outro lado, no dia 4 de abril, em local ainda a definir, realizaremos um encontro de reflexão sobre o atual ciclo de políticas públicas de ciência e desenvolvimento, retomando um exercício que fizemos em 2015. Tal como nessa altura, estamos a trabalhar em rede com associações científicas diversas, ordens profissionais, sindicatos e movimentos sociais.
Em terceiro lugar, promoveremos, no próximo ano, na Biblioteca de Marvila, a 17 de maio, um encontro sobre as profissões de sociólogo, procurando envolver colegas de dentro e de fora da academia.
Finalmente, é nossa intenção levar a cabo um programa de disseminação da sociologia nas redes sociais. Para tal, produziremos materiais audiovisuais com intuitos pedagógicos e cívicos. Não podemos abandonar aos populismos e aos discursos irracionais esta arena comunicativa.
Permitam-me, ainda, porque é Natal, deixar-vos um magnífico poema de Manoel de Barros, irmão brasileiro. Tal como ele, acredito que o sociólogo atento é sempre um apanhador de desperdícios.
um abraço
João Teixeira Lopes