Nota de Pesar – João Ferreira de Almeida (1941 – 2022)
Faleceu hoje, 16 de junho de 2022, em Lisboa, João de Freitas Ferreira de Almeida, nascido em 12 de junho de 1941, professor universitário, um dos pioneiros da Sociologia em Portugal.
O velório será amanhã, dia 17 a partir das 17h na Capela da Igreja de Santa Joana Princesa e o funeral partirá daí às 12h de sábado, dia 18 junho.
A Direção da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) manifesta profundo pesar pelo falecimento de João Ferreira de Almeida, endereçando aos familiares e amigos sentidas condolências.
João Ferreira de Almeida foi o primeiro Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia e o sócio nº 1. Foi Presidente da APS de 1986 a 1990 e, desde então, membro do Conselho Consultivo e sempre disponível para apoiar e participar nas atividades da APS.
Licenciado em Direito em 1964 foi à Sociologia que se dedicou tendo feito o Doutoramento em Sociologia em 1984 e a Agregação em 1991.
Para além da sua atividade como docente e investigador foi, de 1992 a 2005, Presidente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Foi também coordenador do Observa (inicialmente Observatório de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública) e Membro (eleito) do Core Group do Standing Committee For the Social Sciences da European Science Foundation, (de 1989 a 1991). Foi também autor de inúmeros textos, artigos e várias obras de referência para a Sociologia. O seu currículo é demasiado vasto para em tão breves linhas lhe fazermos a devida justiça. Pode ver aqui uma breve nota biográfica.
Partilhamos aqui a entrevista que deu, em 2021, para a newsletter nº 1 da Secção Temática Sociologia do Ambiente da Associação Portuguesa de Sociologia e aqui um artigo publicado em 1992 a propósito do II Congresso Português de Sociologia.
O seu trabalho foi reconhecido oficialmente tendo sido condecorado com a Grande Oficial da Ordem de Santiago e Espada (Mérito Científico) atribuída pelo presidente Jorge Sampaio em 10 junho de 1998 e com a medalha de Mérito Científico no encontro de Ciência de 2018 pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
João Ferreira de Almeida inspirou todos/as aqueles que se dedicam às ciências sociais com o seu exemplo, com o seu trabalho, com a sua investigação, com os conhecimentos que transmitiu. A sua memória e os seus escritos continuarão a inspirar as gerações vindouras. Um reconhecimento do seu trabalho foi feito com a publicação, em 2016, do livro Sociologia e Sociedade – Estudos de Homenagem a João Ferreira de Almeida* de cuja introdução reproduzimos as seguintes linhas.
“Finalmente, queremos expressar ao João um enorme agradecimento por tudo o que aprendemos com ele. Sem nenhum tique de autoridade, foi um excecional companheiro da nossa procura, curiosidade e trabalho sociológicos. A marca da sua inteligência e erudição teórica, o exemplo da sua cordialidade e abertura intelectual, o seu bom humor e disponibilidade deixaram rasto em tudo o que fazemos. E também, certamente, naquilo que somos!”
Pela Direcção
Paulo Peixoto
(Presidente)
Associação Portuguesa de Sociologia
16 de junho de 2022
* Organizado por Fernando Luís Machado, Ana Nunes de Almeida e António Firmino da Costa, Editora Mundos Sociais
A Assembleia da República vota sexta-feira um voto de pesar pelo falecimento de João Ferreira de Almeida, enaltecendo o seu “percurso singular, insubstituível na afirmação da sociologia como disciplina consolidada em Portugal, qual perdurará como uma referência não apenas da sociologia, mas das ciências sociais e da academia em Portugal”.
A votação ocorrerá sexta-feira, 8 de julho, no final dos trabalhos parlamentares, cerca das 12:30 horas.
Entrevista a João Ferreira de Almeida por Renato do Carmo, Revista Análise Social, 2011
Notícia no site oficial da Presidência da República
Comunicado da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior