Ciclo de Eventos UNPOP

Somos todos Populistas?

José Santana Pereira (ESPP/CIES-ISCTE)

20 de janeiro de 2022, 19h00-20h30 | Salão Brazil (Coimbra)

A investigação recente tem identificado níveis médios de atitudes populistas muito elevados em vários países europeus, incluíndo Portugal. Quererá isto dizer que somos todos populistas? Nesta conversa com o público, José Santana Pereira olha com detalhe para os resultados de sua investigação, identificando padrões, tipos e variações nas atitudes populistas expressas pelos cidadãos.

No intuito de convidar todas as pessoas interessadas a conversar sobre os temas populismo e emoções, a equipe de investigação do projeto UNPOP – Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, coordenado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, organiza esta conversa aberta com o investigador José Santana Pereira para questionar se “Somos todos populistas?”. Além da apresentação de José Pereira, o evento também contará com a moderação de Sofia José Santos.

+ info


Apresentação

Este ciclo tem como propósito criar uma plataforma de discussão multidisciplinar sobre a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, com foco no populismo. Enquanto o sucesso dos fenómenos populistas é alegadamente atribuído em grande medida à sua capacidade de mobilizar as emoções das pessoas ‘comuns’, pouco se debate relativamente ao quanto estas emoções sejam legítimas e de que forma contribuem a formular a representação política. Este debate remete ao vibrante tema da relação entre razão e emoção e dos limites de ambas na sociedade. O potencial mobilizador das emoções nos discursos populistas é frequentemente visto como alheio a práticas democráticas, ou uma versão deturpada e irracional do discurso político. O ciclo de eventos ‘UNPOP’ promoverá diversas discussões envolvendo – e desafiando – esta premissa.

O projeto UNPOP – Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, tem como objetivo principal explorar como as narrativas de emoção permitem uma análise mais profunda do modo como os fenómenos populistas se constituem e influenciam o comportamento político. Assim, o ciclo de eventos desenvolvido ao longo do projeto abordará diversas questões envolvendo o recente crescimento do populismo, com foco no papel das emoções – tanto aquelas tidas como negativas como raiva e medo, quanto as tidas como positivas como esperança e amor – no comportamento político.

Conta com a participação de convidados/as de diversas disciplinas durante o período do projeto (2021-2024), em diversos formatos – seminários, mesas-redondas, oficinas, etc.

O programa do ciclo de eventos UNPOP envolve uma equipa multidisciplinar, incluindo os seguintes investigadores:

INVESTIGADORAS/ES: Cristiano Gianolla (coordenador), Giovanni Allegretti, Lisete Mónico, Luciana Sotero, Maíra Magalhães Lopes, Maria Elena Indelicato, Maria Manuela Guilherme, Sara Araújo, Sofia José Santos

CONSULTORAS/ES: Emmy Eklundh, João Figueiredo, José Santana Pereira, Manuela Caiani, Paolo Cossarini,

COLABORADORAS/ES: Dario Quattromani, Gaia Giuliani, Marianna Griffini

UNPOP é coordenado por Cristiano Gianolla e Lisete Mónico e acolhido institucionalmente pelo Centro de Estudos Sociais e pelo CINEICC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental – da Universidade de Coimbra, o projeto UNPOP conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (PTDC/CPO-CPO/3850/2020)