Encontro “A Sociologia dentro e fora da Academia”

Síntese

No dia 10 de novembro de 2022, reuniram-se na Biblioteca de Marvila, em Lisboa, cerca de 30 sociólogos com enquadramentos profissionais muito diversos, num seminário organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS), em articulação com a Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT), intitulado A Sociologia Dentro e Fora da Academia, acompanhado também em streaming por cerca de outros 20 colegas.

Pretendia-se com este Encontro, acima de tudo, explorar modos de desenvolvimento da sociologia que permitam uma articulação profícua do trabalho de sociólogos, nomeadamente, entre aqueles que se dedicam ao ensino e investigação nas instituições de ensino superior e aqueles que exercem a sua atividade profissional noutros contextos organizacionais, evitando um certo distanciamento que se tem observado.


Competências e Práticas Profissionais dos/as Sociólogos/as – Relatório

Em 2019 a APS e a APSIOT promoveram a aplicação de um inquérito por questionário dirigido a diplomados em Sociologia acerca das suas competências e práticas profissionais bem como relativamente à sua atividade associativa.

Os primeiros resultados deste levantamento seriam apresentados num encontro subordinado ao tema “A Sociologia dentro e fora da academia” que chegou a estar agendado para 26 de março de 2020 e que não se concretizou devido ao confinamento decretado por  motivos do COVID-19. Foram posteriormente apresentados no Congresso da APS ocorrido já em 2021.

É reconhecido que os sociólogos trabalham dentro e fora da academia em múltiplas áreas e desempenham funções desde o nível mais elevado das organizações até às mais operacionais.

Mas quais são as funções mais detalhadas que desempenham?

O seu exercício tem uma marca de especificidade face às de profissionais de outras áreas formativas? Identificam-se profissionalmente como sociólogos? O que significa para cada um ser sociólogo?

E como veem as associações que os representam? A Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e a Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT) procuraram dar resposta a estas questões, através da aplicação de um inquérito por questionário aos diplomados em sociologia portugueses.

Os resultados apurados permitiram um mapeamento destes diplomados, relativamente à sua condição profissional e às representações que têm dela, bem como relativamente à vida associativa.

Veja AQUI o relatório.


Inquérito às práticas profissionais dos/as sociólogos/as

Divulgamos aqui os principais resultados do inquérito.

A Associação Portuguesa de Sociologia (APS) pretendeu com este estudo fazer o primeiro levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em Sociologia existentes em Portugal.

Foi efetuado com recurso à técnica de auto-preenchimento de um questionário disponibilizado online através da ferramenta SurveyMonkey.
Foi feita a divulgação do endereço para preenchimento para todos os associados da APS.
Realizou-se o envio de cartas, com convite à participação no estudo através do preenchimento do questionário, para a APSIOT, para as Universidades com formação em sociologia, bem como para os Centros de Investigação.
Pediu-se aos inquiridos para que divulgassem e mobilizassem ex-colegas para o preenchimento do questionário.
O questionário incluía uma lista de 32 questões e esteve acessível entre Abril e Outubro de 2013. Contempla três dimensões de análise: Formativa, Profissional e Sociobiográfica.

A todo(a)s que participaram neste questionário não só preenchendo-o como divulgando-o junto dos colegas, o nosso obrigado. A vossa participação/colaboração foi imprescindível para o sucesso desta iniciativa.