A Associação Portuguesa de Sociologia, por ocasião do X Congresso de Sociologia e com o patrocínio da Maxqda/Verbi Software, instituiu o “Prémio de Iniciação à Investigação em Sociologia”.
Este prémio destina-se a premiar investigadores que estejam inscritos num programa de doutoramento em Portugal, ou que o tenham concluído em Portugal depois de 2015, e que tenham apresentado uma comunicação no X Congresso da qual sejam primeiros autores.
Todos os textos recebidos foram avaliados em sistema de blind-referee por um júri constituído por 3 elementos (antigos presidentes da APS).
Avaliados os textos concorrentes o júri deliberou, por unanimidade, atribuir o prémio “Iniciação à Investigação em Sociologia” ex aequo aos candidatos:
João Mineiro, com o texto “Classes sociais, trajetórias de vida e lugares de poder: uma abordagem etnográfica da representação política”
e
César Morais com o texto “Do doutoramento para o mercado de trabalho? O percurso de inserção profissional de um grupo altamente qualificado.”
O júri deliberou ainda, também por unanimidade, atribuir uma menção honrosa aos seguintes textos candidatos:
Júlia Mendes de Carvalho com o texto “Violência contra a mulher, prevenção e mudança: o caso brasileiro”
e
Fábio Rafael Augusto com o texto “Socorro! Estou a realizar investigação sobre temas sensíveis e com grupos vulneráveis: reflexões, questionamentos e acima de tudo incertezas”
A direcção da APS congratula os colegas João Mineiro, César Morais, Júlia Mendes de Carvalho e Fábio Rafael Augusto pela vitória e menções honrosas.
Saúda também a todos/as os/as que concorreram a este prémio e agradece a sua participação que enriqueceu e dignificou este concurso.
João Teixeira Lopes
Presidente
Associação Portuguesa de Sociologia