Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

IV Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal

//IV Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal

IV Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal

10 e 11 de setembro | Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Alargado o prazo para envio de resumos: 27 de maio de 2019

Dando continuidade aos encontros anteriores, realiza-se nos próximos dias 10 e 11 de setembro a IV Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.

O programa prevê:
– uma sessão plenária com palestra por Rob Hagendijk (University of Amsterdam);
– sessões temáticas de apresentações de comunicações submetidas;
– uma mesa-redonda multidisciplinar, integrando participações de investigadores dos estudos de ciência e tecnologia e das ciências da vida e da saúde;
– uma assembleia de membros da secção temática, procurando de forma colaborativa discutir futuras iniciativas de dinamização/consolidação da área.

Apelamos ao envio de propostas de comunicação para este encontro. A participação está aberta tanto aos membros da secção temática como a outros/as colegas com trabalho na área. Assim, apela-se ainda à divulgação alargada desta iniciativa junto de todos os potenciais interessados. Pode ver aqui Call for Papers.

Este evento pretende dar a conhecer o trabalho que se desenvolve em Portugal neste âmbito, interpelando quem faz parte desta secção temática, mas estendendo o apelo a todos/as os/as que se interessam por estas matérias, embora membros de outras secções, noutros domínios da sociologia e das ciências sociais. Pretende-se que este seja um momento de maturação do mapeamento destes estudos em Portugal, promovendo-se um maior aprofundamento de linhas já desenvolvidas, bem como o debate entre as várias abordagens.

Entendeu-se ainda relevante procurar cruzamentos com competências locais, divulgando o trabalho que se vem desenvolvendo na área da secção temática no contexto da biomedicina e trazendo ao debate investigadores desta área. Assim, a conferência está estruturada no sentido de incluir uma palestra e uma mesa-redonda que, focando questões dos estudos de ciência e tecnologia, serão centradas em casos das ciências da vida e da saúde. A palestra de abertura contará com a participação de Rob Hagendijk que tem trabalhado, na perspetiva dos estudos de ciência e tecnologia, as doenças raras e medicamentos órfãos. A mesa redonda incluirá a participação de especialistas dos estudos de ciência e tecnologia bem como das ciências da vida e da saúde.

As propostas devem ser enviadas, até ao dia 15 de maio 27 de maio de 2019, através de formulário on line que encontra no site da Secção Temática. 

Devem incluir, para além do(s) nome(s) dos autor(es) e respetiva afiliação institucional, título e um resumo (até 500 palavras). As notificações da aceitação das comunicações serão enviadas até ao dia 31 de maio de 2019. A inscrição será feita através do site da Secção Temática: https://conhecimentoctaps.wordpress.com/

Taxas de Inscrição: 20 euros (participantes que apresentem comunicação), 10 euros (participantes sem comunicação), 5 euros (estudantes e bolseiros, apresentando ou não comunicação).

A equipa de coordenação da Secção Temática

Ana Raquel Matos
Maria Strecht Almeida
Pedro Mendonça

2019-05-16T11:07:25+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games