QUA . 12 OUT . 14H30 A 16H30 | AUDITÓRIO SEDAS NUNES, ICS-ULISBOA
Partimos da questão: Como fazer a Transição Alimentar em tempos de crise?
Em cada um dos 3 debates previstos, contaremos com 3 convidados moderados por um jornalista onde se relaciona a Alimentação com Guerra, Alterações Climáticas e Saúde, porventura os temas que mais carecem de reflexão e ação na atualidade pelos impactos que têm na economia, no ambiente e na sociedade.
Desde sempre, os conflitos militares causam grandes disrupções sociais, afetando a produção, a distribuição e o acesso aos bens alimentares. Com frequência, as guerras têm efeitos que extravasam os países beligerantes e a atual guerra na Ucrânia não é exceção. Neste caso, o efeito é ampliado pelo facto da Federação Russa e a Ucrânia serem importantes produtores de cereais e de fertilizantes, afetando os mercados agrícolas e alimentares à escala global. Por outro lado, as sanções aplicadas pelos países ocidentais à Rússia têm conduzido ao aumento dos custos energéticos, com repercussões no preço de muitos bens alimentares.
No dia 12 de outubro, especialistas com olhares diversos, da economia agrícola à nutrição e saúde, passando pela história, irão debater os impactos da guerra na produção e acesso à alimentação em Portugal, bem como das respostas sociais e políticas necessárias e urgentes.
São convidados Helena Real (nutricionista e secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição), Tiago Luís (técnico de alimentação e membro da WWF Associação Natureza Portugal) e José Manuel Sobral (historiador e investigador jubilado do ICS-ULisboa). O debate será moderado pela jornalista Alexandra Prado Coelho.
Organização:
ICS – ULisboa | SHIFT – Ambiente, Território e Sociedade | ICS Food Hub
Vasco Ramos, Rosário Oliveira, Mónica Truninger