Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

CALL FOR PAPERS [ Newsletter APS nº 544 ]

//CALL FOR PAPERS [ Newsletter APS nº 544 ]

CALL FOR PAPERS [ Newsletter APS nº 544 ]

[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]

Call for Papers: CITIES, Communities and Territories – Special thematic dossier “Queering the city: spatiality and territoriality of LGBT lives in the cities of Southern Europe and Global South”

(Guest editors: Pedro Costa and Simone Amorim)
Abstract Submissions until 15th May 2019

This special dossier aims to shed new light on these topics by questioning spatiality and territoriality of LGBT lives in the cities of Southern Europe and of Global South, in these multiple perspectives. The editors acknowledge conceptual and empirically-based contributions on this subject for this special dossier, claiming for a wide diversity of disciplinary and theoretical approaches on the spatial patterns and the territorially embedded mechanisms inherent to the life of LGBT people, their practices and identities, and the queer identities in contemporary urban space.

More info: https://static.wixstatic.com/ugd/4151a5_7f3107f07a2442cfbee44bd51681f512.pdf

 


 

[ Informação Projeto FESTIVITY ]

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Está aberta a Chamada de Trabalhos para o Vol. 6, nº 2 da Revista Lusófona de Estudos Culturais – Ressignificações da festa e identidades comunitárias

A data limite para submissão de trabalhos é 14 de maio de 2019.

As festividades populares, de matriz tradicional e organizadas ciclicamente pelas comunidades, são espaços-tempo de celebração e efervescência social que vêm conhecendo ressignificações nas sociedades contemporâneas. Longe de permanecerem como uma contínua repetição do passado, as festas renovam-se em ligação com os contextos das comunidades e produzem novos sentidos para quem nelas participa. Desde logo, e tal como as demais práticas comunitárias, tendem a descolar dos modos de vida tradicionais e são hoje, tanto para quem as faz, quanto para quem assiste ou visita, lidas e vividas sob a lente da noção difusa de “património cultural (imaterial)”. Os processos de patrimonialização, mediados por especialistas e organizações locais, têm sido ensejo para a valorização destas manifestações culturais, quando não mesmo para a sua salvaguarda, através de estudos antropológicos, sociológicos e históricos, e com o efeito evidente de reforçar a sua centralidade identitária nas comunidades, favorecendo o envolvimento e participação das gerações mais novas. Há, todavia, que sublinhar também as tensões que se colocam sobre as comunidades, que sentem perder o controlo sobre as suas práticas culturais tradicionais e se debatem entre vantagens e riscos trazidos pela exploração turística e mediática do património cultural.

Para este volume da Revista Lusófona de Estudos Culturais aceitam-se contributos que analisem e problematizem as dinâmicas que atravessam as festividades tradicionais na relação com as comunidades e as mudanças societais contemporâneas. Interessa conhecer e compreender como se fez e faz a festa, como a festa faz a comunidade, qual a relação entre a celebração festiva e as identidades comunitárias, quais as reconfigurações contemporâneas e incertezas que impendem sobre estas manifestações culturais e de que modo o conhecimento científico e estratégias de comunicação reflexivas podem contribuir para a sustentabilidade das comunidades e das suas festas.

De entre os possíveis, mas não exclusivos, tópicos de análise, constam os seguintes:

– Festividades populares como património cultural imaterial
– Festa e identidade comunitária
– Agentes e contextos das festividades
– Elementos simbólicos na festa (trajes, máscaras, dança, música, etc.)
– Festa, conflito e mediação
– Festividades na encruzilhada da tradição e da modernidade
– Mediatização e turistificação da festa
– Festividades e comunicação
– Festa e temporalidades sociais
– Sagrado e profano na festa

DATAS IMPORTANTES
Data-limite de submissão: 14 de maio de 2019
Notificação das decisões de aceitação: 9 de julho de 2019
Data de publicação da revista: dezembro de 2019

Todas as informações em http://www.rlec.pt/index.php/rlec/announcement/view/8

2019-04-16T18:05:06+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games