Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil

//Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil

Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil

Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil, em solidariedade com colegas e instituições, e em repúdio da política de asfixia moral e financeira.

A Sociedade Portuguesa de Filosofia, a Associação Portuguesa de Sociologia e a Associação Portuguesa de Antropologia têm acompanhado, com apreensão cívica e consternação intelectual, a degradação profunda da situação pública a que estão a ser sujeitos nas áreas científicas que representamos colegas do Brasil, suas instituições e mecanismos de trabalho.

Repudiamos a recriminação ideológica e desqualificante de colegas por serem historiadores, filósofos, sociólogos, antropólogos, ou, de forma mais genérica de Humanidades e Ciências Sociais. É uma gravíssima cedência ao obscurantismo e que ganha contornos persecutórios civicamente inadmissíveis ao ser protagonizado pelos mais altos responsáveis do governo federal do Brasil, a começar pelo próprio Presidente da República e pelo próprio ministro que tutela a ciência.

Como notava um dos mais prestigiados e influentes intelectuais que o Brasil deu ao mundo, Paulo Freire, o óbvio tem de ser repetido, por óbvio que seja, para que não seja esquecido. Não há sociedades livres sem pensamento livre e não há pensamento livre limitando, condicionando ou vigiando a actividade científica das ciências sociais e humanas.

Vimos assim, os abaixo-assinados, instar as autoridades responsáveis no Brasil que, com a máxima urgência, seja interrompido o bloqueio orçamental às universidades de Brasília, Federal da Bahia e Federal Fluminense, bem como a asfixia moral, política e financeira em curso das actividades docentes, de investigação e de transferência de conhecimento nas áreas científicas das Ciências sociais e humanas.

Associação Portuguesa de Antropologia (APA) – Associação Portuguesa de Sociologia (APS) – Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF)


Descarregue aqui esta carta aberta.

Subscreva a petição on line e divulgue juntos dos seus contactos encaminhando o respetivo link: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT92978

 


Pode ver aqui o anterior comunicado da APS

Nota da Sociedade Brasileira de Sociologia em defesa do ensino e pesquisa nas áreas de humanas (ver aqui)

Nota de repúdio a declarações do Ministro da Educação e do Presidente da República sobre as Faculdades de Humanidades, nomeadamente Filosofia e Sociologia (ver aqui)

Nota de Protesto da Sociedade Alemã de Sociologia (DGS) contra a “descentralização” do investimento em sociologia e filosofia nas universidades públicas brasileiras (ver aqui)

Statement of the German Sociological Association against the intended decentralization of government funding of sociology and philosophy in Brazil’s public universities (ver aqui)

Nota da Associação Americana de Sociologia em apoio as Ciências Humanas (ver aqui)

Nota de Repúdio do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (ver aqui)

Veja o artigo do The Guardian Sociology’s value to wider society and a revival in drama education.

 

 

2019-05-13T12:29:18+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games