Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Ciências da Educação – “O que ainda precisamos saber?”

//Ciências da Educação – “O que ainda precisamos saber?”

Ciências da Educação – “O que ainda precisamos saber?”

15 de fevereiro de 2019 | Auditório Multimédia – Instituto de Educação da Universidade do Minho
Conferências Itinerantes – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)

A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação irá promover ao longo do ano de 2019 um conjunto de Conferências Itinerantes, com os objetivos de: disseminar o património científico da SPCE, gerar dinâmicas de interação interinstitucional e reforçar a Comunidade Profissional de Aprendizagem dos Associados da SPCE.
No próximo dia 15 de fevereiro, às 16h00, o Instituto de Educação acolhe uma das Conferências Itinerantes da SPCE: Ciências da Educação, o que ainda precisamos saber?, proferida pelo Professor António Nóvoa, no Anfiteatro Multimédia do Instituto de Educação, com comentários da Doutoranda Rovênia Amorim Borges (Doutoranda em CE – IE UMinho) e moderação de Maria Fernanda Martins (IE UMinho). A abertura da conferência vai estar a cargo de José Augusto Pacheco (Presidente do IE – Uminho) e Isabel Menezes (SPCE – FPCE – UP).
Neste sentido, a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e o Instituto de Educação da Universidade do Minho têm o prazer de convidar V.Exª. a participar na Conferência.

Sinopse
Ciências da Educação – “O que ainda precisamos saber?”
O título explica bem o sentido da conferência. As ciências da educação têm uma longa história, desde a sua invenção na segunda metade do século XIX. Muito foi feito. Muito conhecimento foi produzido. Mas hoje, em pleno século XXI, quais são os temas e problemas que ainda precisamos de estudar, de compreender. Numa palavra, qual é o futuro presente das ciências da educação?

António Nóvoa é Reitor honorário da Universidade de Lisboa, instituição da qual foi Reitor entre 2006 e 2013. Atualmente, é Embaixador de Portugal junto da UNESCO, em Paris. É Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève e Doutor em História pela Universidade de Paris IV- Sorbonne. É investigador na área da história da educação, da educação comparada e das políticas educativas.

Rovênia Amorim Borges é jornalista, mestre em Educação pela Universidade de Brasília e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. É funcionária de carreira do Ministério da Educação do Brasil desde 1994. Como pesquisadora do campo de políticas de educação internacional, tem publicado trabalhos com ênfase em desigualdades sociais na mobilidade de estudantes brasileiros. Em 2018 lançou o livro Do Brasil aos EUA: A Barreira do Inglês na Mobilidade de Estudantes.

Participação gratuita, com certificado.

A comissão Organizadora: SPCE | Carlos Pires | José Matias Alves
Maria Fernanda Martins | Maria Luísa Branco

2019-02-06T17:02:39+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games