Convite à participação Sócios APS e APSIOT

Estimada/o colega,

 A Associação Portuguesa de Sociologia (APS), em articulação com a Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT), pretende levar a efeito um levantamento nacional acerca das competências e práticas profissionais dos sociólogos, face à diversidade de enquadramentos organizacionais e atividades desenvolvidas.

É nossa convicção que esse estudo nos permitirá perceber melhor o que fazem os cerca de 16700 diplomados em Sociologia nos vários campos profissionais da sociologia.

Esse conhecimento é imperativo para que possamos reivindicar um estatuto profissional mais adequado para os diplomados em Sociologia, criando novas oportunidades, nomeadamente junto do setor privado, no qual a presença de sociólogos é ainda escassa.

A sua colaboração é indispensável.

O que lhe pedimos é simples: basta preencher o questionário on line, o qual deverá demorar menos de 15 minutos seguindo este link: Práticas profissionais dos sociólogos.

O seu apoio para uma mais ampla divulgação desta iniciativa é igualmente muito importante – dado que o procedimento amostral se baseia na técnica de bola-de-neve (na ausência de uma base de sondagem credível). Assim, muito agradecíamos que pudesse remeter esta carta-convite a colegas de trabalho e amigas/os suas/seus, diplomadas/os em Sociologia, sugerindo-lhes o respetivo preenchimento.

Prosseguindo a linha estratégica da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) de promover uma cultura de associação dos vários campos profissionais da sociologia e de realizar encontros que estimulem a participação dos sociólogos do campo profissional não académico – iniciada com a realização do Encontro “Sociologia e Intervenção Local”, em 2017 –, iremos organizar em articulação com a Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT), o Encontro Identidades, Competências, Condições e Representações Profissionais dos Sociólogos, a ter lugar no primeiro trimestre de 2020, onde os resultados deste inquérito serão apresentados.

Contamos consigo!

Aceite os nossos melhores cumprimentos

João Teixeira Lopes                              Paula Urze 

Presidente da APS                                Presidente da APSIOT                                                   


Pedimos que divulgue junto dos/as seus/sua colegas. Pode partilhar a divulgação feita no Facebook.