Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Comunicado da Associação Portuguesa de Sociologia

/, Notícias/Comunicado da Associação Portuguesa de Sociologia

Comunicado da Associação Portuguesa de Sociologia

Na sequência de notícias vindas a público (ver aqui), entende a direção da APS o seguinte

1. Não lhe cabe pronunciar-se sobre estilos de intervenção ou qualidade científica dos artigos dos seus associados, que deverão ser debatidos nos fóruns adequados, no respeito pelos direitos fundamentais de livre expressão e criação;
  2. Cabe-lhe fazer uma recomendação geral: a de que, no argumentário público, I) não se desqualifiquem interlocutores; ii) não se invoque uma autoridade científica soberana em nome da sociologia e a partir de estudos parcelares e provisórios elaborados por quem toma uma posição.

No entanto, entende a direção que a notícia em causa levanta questões sobre eventuais incompatibilidades éticas e deontológicas entre o autor da tomada de posição e o seu lugar como diretor de uma revista científica, uma vez que um artigo da sua autoria teria sido publicado sem a observância das normas da publicação na revista que dirige. Assim, solicitámos ao Conselho de Deontologia um parecer sobre este ponto.

A Direcção da Associação Portuguesa de Sociologia

João Teixeira Lopes

Lisboa, 4 de dezembro de 2018

Descarregue aqui este comunicado.

2018-12-05T14:12:23+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games