A Associação Portuguesa de Sociologia, em colaboração com as instituições do ensino superior com formação em Sociologia, convida as direcções dos agrupamentos de escolas a acolher workshops de formação e debate com os estudantes em sala de aula, bem como módulos formativos de um ou dois dias para atualização dos docentes que atualmente lecionam a disciplina de Sociologia.


Cara/o Diretor/a de Agrupamento

A Associação Portuguesa de Sociologia tem uma particular preocupação com a difusão da Sociologia nos ensinos Básico e Secundário, quer como perspetiva de prossecução de estudos de nível superior, quer como profissão, quer, finalmente, como forma sistemática de compreender as relações sociais na complexidade do mundo contemporâneo. Temos a profunda convicção de que o conhecimento sociológico seria de um valioso préstimo na identificação, diagnóstico e tentativa de resolução de tantas questões que hoje atravessam as nossas sociedades e que os estudantes, na sua singularidade, exprimem. Nesse sentido, temos colaborado com inúmeros agrupamentos de escolas, propiciando gratuitamente workshops de formação e debate com os estudantes em sala de aula

(Ver aqui informação sobre sessões já realizadas).

Reiteramos, nesta oportunidade, a total disponibilidade para as nossas equipas se deslocarem ao seu agrupamento.

Pretendemos ainda, no futuro próximo, oferecer, também gratuitamente, módulos formativos de um ou dois dias para atualização dos docentes que atualmente lecionam a disciplina de Sociologia. Em breve enviaremos informação mais detalhada a este respeito.

Para aprofundarmos esta interação da APS com os agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário, queremos sensibilizá-lo/a ainda para outras dimensões:

  1. Os/as sociólogos/as podem igualmente, como profissionais credenciados, desempenhar funções de mediação e intervenção sócio escolar nos territórios educativos, envolvendo escolas, famílias, alunos, associações, empresas e outros parceiros relevantes na prevenção e reparação de conflitos, na promoção de dinâmicas culturais, na identificação e acompanhamento de percursos de abandono e insucesso escolar, etc. Existe já hoje um valioso património de saber e prática que confirma a pertinência deste lembrete.
  2. Os/as sociólogos/as estão disponíveis para desenvolver conteúdos curriculares transversais e interdisciplinares nos domínios da cidadania e do desenvolvimento.

Estamos ao seu dispor para esclarecer esta e outras questões, que poderiam resultar na mobilização do saber-fazer sociológico dentro da margem de autonomia e flexibilidade dos agrupamentos escolares, quer a nível curricular, quer extracurricular.

Não hesite, por isso, em entrar em contacto connosco.

Com os melhores cumprimentos,

João Teixeira Lopes
Presidente
Associação Portuguesa de Sociologia