Composição dos órgãos da APS / 2018-2020

Presidente, Paulo Peixoto. Sócio nº 1191 da APS. Membro da Direção da APS desde 2016.Professor Associado com agregação do curso de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra; membro da Direção do Institute of Research and Action on Fraud and Plagiarism in Academia. Coordenou o núcleo de Sociologia da FEUC e o Mestrado em Sociologia da UC. Foi Presidente da Direção do SNESup (2006-2008); Diretor Executivo do CES (2008-2010); e Subdiretor da FEUC (2011-2013). Coordena projetos de investigação científica e de extensão universitária. Os seus interesses de investigação estão, presentemente, direcionados para os domínios da sociologia urbana e da sociologia da educação.

Vice-Presidente, Dalila Cerejo. Sócia nº 1987 da APS. Doutorada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, é atualmente professora Auxiliar da NOVA/FCSH e investigadora integrada do CICS.NOVA (NOVA/FCSH) onde desempenha funções de diretora-adjunta e coordenadora do Grupo de investigação em Desigualdades Sociais e Ação Pública. É ainda investigadora do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG). O seu percurso profissional tem sido marcado pela investigação na área da violência e desigualdades de género, sociologia das emoções e teorias da acão social.

Vice-Presidente, Lígia Ferro.Sócia nº 2334 da APS. Vogal do Conselho de Deontologia da APS (2012-2016), e membro da direção desde 2016. Vice-Presidente da Associação Europeia de Sociologia desde 2019 e coordenadora da RN de Sociologia Urbana de 2017 a 2019. Membro da direção da “European Network of Observatories in the Fields of Arts and Cultural Education” (desde 2017). Professora auxiliar do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o Doutoramento Europeu pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em 2011. Desenvolveu investigação com uma bolsa de pós-doutoramento FCT no Instituto de Sociologia da UP e no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-ISCTE. Foi investigadora visitante em várias Universidades na Europa, Estados Unidos e Brasil. Ultimamente tem desenvolvido investigação na área da sociologia focalizando diversos temas nos domínios da educação, cultura, artes e educação especialmente em contextos urbanos.

Vogal, Alexandra Aníbal. Sócia nº 509 da APS. Doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL em 2014, tendo concluído licenciatura (1990) e mestrado (1999) em sociologia na FCSH-UNL. Desde 1991 exerce atividade como técnica superior na Câmara Municipal de Lisboa, nas áreas da educação, formação e cultura. Trabalhou em programas de educação e formação de adultos e de validação de aprendizagens não formais e informais, tanto na autarquia de Lisboa, como no Instituto do Emprego e Formação Profissional. Atualmente encontra-se na Direção Municipal de Cultura daquela autarquia a coordenar projetos participativos na área da cultura e da recolha de memórias locais.

Vogal, Ana Maria Brandão.Sócia nº 1371 da APS. Socióloga, é Prof. Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e Investigadora Integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). É doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se nos processos de (re)construção identitária na modernidade, especialmente no que respeita à interseção entre sexualidade e género, e nas metodologias de investigação social.

Vogal, Bruno Dionísio.Sócio APS nº 2043. É Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora e investigador integrado no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UÉvora). Doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalha, sobretudo, temas relacionados com justiça, controvérsias, vulnerabilidades e dispositivos de cuidados na área da intervenção social escolar.

Vogal, Nuno Amaral Jerónimo. Sócio APS n.º 2943 Licenciado e doutorado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior e investigador do LabCom – UBI. É investigador convidado na Faculdade de Indústrias Criativas da Universidade Técnica Gediminas de Vilnius, na Lituânia, onde coordena o grupo de investigação sobre “Comunicação, Cultura e Cidadania”. Investiga nas áreas da cultura, da comunicação, e do consumo, com uma incidência particular sobre humor e comédia, o tema da sua tese de doutoramento. É colunista do semanário O Interior. Foi redactor do Inimigo Público, da revista Atlântico, e colunista do diário ‘i”.

Vogal, Nuno Dias. Sócio APS n.º 2716. licenciado em Sociologia pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa e é doutorado em Ciências Sociais pelo ICS-Universidade de Lisboa. Tem pesquisado e publicado sobre as relações entre migrações, segmentação do mercado de trabalho e género. Os processos de racialização em contextos coloniais e pós-coloniais e a ligação com modelos de participação e de gestão da diversidade são também interesses de pesquisa. Tem coordenado projetos de avaliação de políticas públicas nos domínios das migrações e género e é Investigador Integrado do DINÂMIA’CET_iscte e Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Sociologia da FCSH-UNL.

Vogal (suplente), José Carlos Marques. Sócio APS n.º 903. José Carlos Laranjo Marques, doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra e agregado em Sociologia pela Universidade Nova. Professor Coordenador Principal do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador do polo de Leiria do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a emigração portuguesa, a imigração em Portugal, as políticas migratórias, a migração qualificada e o processo de integração dos migrantes.

Vogal (suplente),  Vítor Sérgio Ferreira. Sócio APS n.º 860. É licenciado em Sociologia (1995) e doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação (2006), pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa). É investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), onde, a par de atividades de investigação e docência a nível pós-graduado, é vice-coordenador do Observatório Permanente da Juventude (desde 2010) e coordenador do grupo de investigação LIFE – Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades: Práticas e Políticas (desde 2016). As suas áreas de investigação e reflexão têm incidido na sociologia da juventude, sociologia do corpo e métodos e técnicas de pesquisa qualitativa.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente,  Ana Delicado. Sócia APS n.º 1531. Investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Licenciada em sociologia pela FCSH-UNL, mestre e doutora em sociologia pela Universidade de Lisboa. Trabalha principalmente em estudos sociais da ciência. Desenvolve atualmente investigação sobre envolvimento público com a ciência, energias renováveis e tecnologias digitais. É membro do Conselho Consultivo da APS (2018-2021) e coordenou a Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia da APS entre 2014 e 2018. Coordena atualmente a RN24 Science and Technology da ESA.

Vice-presidente,  Sónia Pintassilgo. Sócia APS n.º 1956. É socióloga e demógrafa. É professora auxiliar no Iscte, onde leciona e coordena Unidades Curriculares de Sociologia e Demografia em diferentes cursos. É investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), na linha de investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordena o Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento – nascer.pt. Os principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade.

Secretária,  Helena Mateus Jerónimo.Sócia APS n.º 1138. Doutorada em Ciências Sociais e Políticas / Sociologia pela Universidade de Cambridge, após ter obtido o grau de mestre pelo ISCTE e licenciatura pela Universidade de Coimbra. Professora auxiliar no ISEG, Universidade de Lisboa, onde leciona na área da Gestão de Recursos Humanos (GRH) e Comportamento Organizacional. Co-coordenadora do mestrado de Gestão de Recursos Humanos e da licenciatura de Management do ISEG. Investigadora do Advance/CSG (Investigação em Ciências Sociais e Gestão). Os seus temas de investigação e as suas publicações são em ciência e tecnologia, riscos e incerteza, ambiente e sustentabilidade, e GRH. Atualmente, é membro da COMEST (Commission on the Ethics of Science and Technology) da UNESCO.

Conselho Fiscal

Presidente,  Cristina Parente. Sócia APS n.º 340. É Professora Associada com Agregação (2014) no Departamento de Sociologia da FLUP e Investigadora do Instituto de Sociologia da mesma instituição, desde 1991. Desde 2014, é diretora da licenciatura em Sociologia. Concluiu pós-doutoramento em Gestão no Centro de Pós-Graduação em Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Económicas da Univ. Federal de Minas Gerais (2012) e desenvolveu como investigadora convidada uma pesquisa sobre o Ecossistema da Economia Solidária em Barcelona, no âmbito do Instituto de Governo e Política Pública (IGOP) da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), integrando a Rede de Economia Solidária Catalã (XES – Xarxa d’ Economia Solidària) (2015). Desenvolve atividades quer como investigadora, quer como coordenadora e responsável científica de projetos sobre as temáticas da sociologia das organizações, economia social e solidária, agroecologia, empreendedorismo social, gestão de recursos humanos e da formação de adultos.

Vogal,  João Carlos Graça. Sócio APS nº 2894. É Professor Auxiliar do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), agregado em sociologia económica (2009) e investigador do SOCIUS/CSG-ISEG. Tem investigado em sociologia económica, sociologia política e história das ideias. Integrou as equipas de vários projetos de investigação, tendo sido o investigador responsável pelos projetos “Valores, Crenças e Comportamentos Económicos: Impactos no Desenvolvimento Económico aos Níveis Regional e Local” (2008-10) e “Tax evasion, tax avoidance and tax compliance in Portugal: Individual, economic and social factors” (2010-12), ambos financiados pela FCT. Alguns escritos recentes: “Em torno da pandemia: factos, perceções e conjeturas”, Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, outubro de 2020 (em coautoria); “Sociopolitical values, attitudes and behaviors of Portuguese economics students”, Sociologia – Problemas e Práticas, Lisboa, Janeiro de 2020 (em coautoria); “Manual de Sociologia Política”, Coimbra, Almedina, Junho de 2018.

Vogal,  Jorge Caleiras. Sócio APS nº 2924. É quadro superior do Instituto da Segurança Social desde 1998 e investigador integrado do CIES-ISCTE. Doutorado em Sociologia pela FEUC, tem desenvolvido investigação e publicado nas áreas do mercado de trabalho, políticas sociais e de emprego. Entre as publicações, destacam-se: Para Lá dos Números: As Consequências Pessoais do Desemprego; O Regresso do Desemprego Massivo? (em co-autoria); Entre o Retrocesso e a Mitigação: Caminhos e Descaminhos das Políticas de Emprego em Portugal; O Labirinto das Políticas de Emprego (em co-autoria); A Articulação das Estratégias de Emprego e Inclusão Social (em co-autoria); Bridges for Inclusion: A Portuguese Overview; É o (Des)emprego Fonte de Pobreza? (em co-autoria). Foi membro do Conselho Consultivo da APS, prémio António Dornelas/2017 e integrou equipas em diversos projetos de investigação, já concluídos ou em curso.

Conselho de Deontologia

Presidente,  Sílvia Portugal. Sócia APS n.º 409. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar da FEUC. Investigadora e Provedora do Centro de Estudos Sociais (CES). O seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Neste âmbito, tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de protecção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres. Os seus interesses de investigação e pesquisas mais recentes centram-se nas temáticas da deficiência e da doença mental. Integrou a direção da APS (2008-2010) e foi Vice-Presidente da Mesa da AG (2000-2002).

Vogal,  Hélder Raposo. Sócio APS n.º 3191. Professor de Sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL), onde lecciona desde 2004. É investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL/Instituto Universitário de Lisboa e no H&TRC – Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia. É também membro do Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados pela ESTESL. É mestre em Sociologia (2006) pelo ISCTE-IUL, e doutorado em Sociologia (2014) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Entre 2014 e 2018 foi membro da equipa coordenadora da secção temática “Conhecimento, Ciência e Tecnologia” da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).  Entre 2012 e 2019 foi membro do Comité de Ética em Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (CES-ARSLVT).  Actualmente é Vice-Presidente da Comissão de Ética da ESTeSL. Uma das principais áreas de interesse e de investigação científica é a Sociologia do Conhecimento, nomeadamente o conhecimento médico e os processos de padronização. Outros temas de interesse e investigação são os Consumos terapêuticos e a Ética da investigação científica.

Vogal,  Luísa Veloso. Sócia APS n.º 341. Professora Auxiliar no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora no Cies-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Associada do Instituto de Sociologia – Universidade do Porto. Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 1991 e 2008. Coordenadora e membro de equipas de investigação de vários projetos nacionais e internacionais. Autora de várias publicações. Principais interesses de investigação: trabalho, inovação, ciência e tecnologia, economia e profissões.

Vogal,  Susana Costa. Sócia APS nº 1431. Desde 2018 Investigadora contratada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Foi co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade entre 2015 e 2020 e co-fundadora e co-coordenadora da Secção temática de Conhecimento Ciência e Tecnologia da APS entre 2010 e 2014. É Docente no Mestrado de Criminologia do ISMAI. As suas investigações centram-se nos estudos sociais da ciência, sociologia da ciência, sociologia do direito, focando-se nas relações entre a ciência e o direito e o uso do ADN na investigação criminal e no auxílio à justiça. Autora de dois livros: “A Justiça em Laboratório” (Almedina, 2003); “Filhos da (sua) mãe” (Almedina, 2012) e co-autora de “A ciência na luta contra o crime” (Húmus, 2012), “Da cena de crime ao tribunal. Trajetórias e culturas forenses” (Pactor, 2020) e de vários artigos em revistas científicas.

Vogal,  Susana Silva. Sócia APS n.º 1197. Investigadora Principal no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), onde coordena o Departamento de Saúde e Sociedade; Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É membro da Direção do ISPUP desde 2015. A sua investigação explora os desafios societais e éticos decorrentes do uso de tecnologias reprodutivas e genéticas. Intersecta metodologias quantitativas e qualitativas para analisar políticas e cuidados de saúde integrados e centrados nos cidadãos e para discutir formas contemporâneas de governação e regulamentação da investigação em saúde e da prática clínica. Com um percurso de natureza transdisciplinar, entrecruza a Sociologia com os Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e a Ética em Saúde Pública. CV disponível em: https://www.cienciavitae.pt/en/BE13-C5A1-9E69

Vogal,  Vasco Ramos. Sócio APS n.º 2955. Vasco Ramos é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Sociologia pela Universidade de Lisboa (2015). Atualmente desenvolve um projeto de investigação intitulado “Alimentação em transição: mudanças nas práticas alimentares ao longo do percurso de vida”. Os seus interesses de pesquisa são múltiplos e interdisciplinares, mas com enfoque nas questões da desigualdade social. Tem trabalhado na área da sociologia da família e da vida afetiva e, mais recentemente, na alimentação e práticas alimentares. No ICS integra o Grupo de Investigação “LIFE – Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas” e o OFAP – Observatório de Famílias e de Políticas de Família. É membro eleito d​o Conselho Científico e do Conselho de Ética.

Vogal (suplente),  Álvaro Borralho. Sócio APS n.º 718. Doutor em Ciências Sociais, especialidade de Sociologia, pela Universidade dos Açores. Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, grupo 2: Cidadania, Trabalho e Tecnologia – Participação Política, Ativismo e Liderança, e da Universidade dos Açores (CICS.NOVA/CICS.NOVA.UAc/CICS.UAc). Área de especialidade: Sociologia, Sociologia do Poder e da Política. Áreas de investigação: Política, Estado e igreja, participação política, cidadania. Foi fundador e co-coordenador do Núcleo Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Sociologia. Foi membro do Conselho Nacional da Educação em representação da Região Autónoma dos Açores. Foi membro da direcção e presidente do Conselho Nacional do SNESup (Sindicato Nacional do Ensino Superior).

Vogal (suplente),  Eugénia Rodrigues.Sócia APS n.º 838. É docente na Universidade de Edimburgo, no departamento de Science, Technology and Innovation Studies. Fez a formação de base na Universidade de Coimbra (FEUC e CES) e é doutorada em Sociologia pela Universidade de York (Inglaterra). Investiga em áreas de cruzamento entre a sociologia do ambiente e os estudos sociais da ciência, nomeadamente no que toca à participação dos públicos em ciência e tecnologia. Fundou e é membro do SKAPE, Centre for Science, Knowledge and Policy da Universidade de Edimburgo.

Conselho Consultivo

Ana Nunes de Almeida

Ana Romão

Anália Torres

António Firmino da Costa

Carlos Fortuna

Elísio Estanque

Gilberta Rocha

Helena Machado

João Ferreira de Almeida

João Peixoto

João Sedas Nunes

João Teixeira Lopes

José Augusto Palhares

José Carlos Venâncio

José Machado Pais

José Madureira Pinto

Luís Baptista

Manuel Carlos Silva

Maria das Dores Guerreiro

Maria de Lourdes Lima dos Santos

Rui Banha