Já estão disponíveis o Programa [ver aqui] e o Livro de Resumos [ver aqui].

Se pretende assistir, faça a sua inscrição (gratuita) no formulário: https://forms.gle/w12urcjEPm1e1Pgt7

Nos últimos dois anos, a pandemia originada pela COVID-19 desferiu um golpe sem precedentes nas viagens internacionais e nacionais, com escalas e amplitudes diferentes, e, consequentemente, na configuração mais recente dos processos turísticos globais. Mas se, por um lado, constatamos o quão este fenómeno contribuiu para uma significativa e acelerada alteração dos fluxos turísticos, por outro lado, visualizamos o quão necessária é a reflexão científica acerca do turismo e, no caso, dos efeitos que acontecimentos globais podem ter nas experiências turísticas. À semelhança do que aconteceu no pós-11 de setembro de 2001, o turismo internacional e nacional reconfigurou-se, colocando-se questões como a articulação entre turismo sustentável e novas alterações climáticas; as novas formas de turismo como o turismo digital e o detox tourism; o papel central do turismo interno ou, entre muitas outras possíveis, a indispensável razoabilidade entre as economias de turismo e os processos de desenvolvimento integrado dos territórios e comunidades.

Deste modo, a coordenação da Secção Temática de Sociologia do Turismo (ST) da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e o Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem Estar (CinTurs) convidam todos os investigadores nesta área – sócios ou não sócios da APS – a participarem nas I Jornadas de Sociologia do Turismo que terão lugar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2022.

Tratando-se de uma Secção Temática cuja criação no seio da APS foi relativamente recente e de um campo científico bastante fragmentado e disperso pelo território nacional, afigura-se-nos importante e desafiador esta partilha e reflexão em torno dos múltiplos objetos de estudo que temos vindo a trabalhar e dos que pretendemos concretizar. Neste contexto, estas I Jornadas não se organizam em torno de um tema principal, mas constituem-se como um momento de conhecimento interpessoal e temático por forma a criar uma comunidade constituída por aqueles que se dedicam à sociologia do turismo em Portugal.

O desenho das Jornadas assenta na participação de cada um através de uma pequena comunicação do seu trabalho (15 minutos) na área e num debate alargado em todas as sessões por forma a darmos visibilidade ao corpus científico da abordagem sociológica aos fenómenos turísticos.

Está ainda prevista a publicação dos trabalhos destas I Jornadas num número especial dedicado à Sociologia do Turismo em Portugal da Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos.

São aceites, entre outros temas, comunicações sobre:

  • O lugar do turismo nas ciências sociais
  • Novos rumos para a sociologia do turismo
  • Turismo, Artes e Cultura
  • Turismo Criativo e experiências de co-criação
  • Autenticidade e as suas declinações
  • Turismo, lifestyle mobilities e novos nomadismos
  • Turismo, sustentabilidade e desenvolvimento
  • Gentrificação turística e overtourism
  • Hosts & guests: estereótipos, representações e atitudes
  • O papel transformacional do turismo
  • O turismo e as redes sociais digitais
  • Efeitos da pandemia no turismo
  • O turismo pós-COVID-19

As propostas (resumo com o máximo de 400 palavras) devem ser submetidas on line, no formulário: https://forms.gle/qaVkEjsKcCop5rsV7

A participação, com comunicação ou para assistir, é gratuita mediante inscrição online, no formulário: https://forms.gle/w12urcjEPm1e1Pgt7

Contacto:  turismo@aps.pt

A Coordenação da ST

Natália Azevedo, FLUP/IS-UP – nazevedo@letras.up.pt

Graça Joaquim, ESHTE/CIES.ISCTE.IUL – graca.joaquim@eshte.pt

João Filipe Marques, FEUAlg/CinTurs – jfmarq@ualg.pt