12-15 julho 2022 | Lisboa

Pensar a Educação em Tempos de Transição

Site: https://www.icet2022.pt/ | Facebook: https://www.facebook.com/ICET2022 | email: icet2022@leading.pt 

EN: The abstracts are submitted via online – until 31 December, 31 January 2022. All the proposals must follow the submission guidelines to be considered.

PT: As propostas de comunicação devem ser submetidas via plataforma online – até 31 de dezembro 31 de janeiro de 2022. Todas devem seguir a regulação e condições de submissão disponibilizadas no site.

More about Submission Guidelines I Mais sobre o regulamento e condições: https://icet2022.pt/en/content/abstracts/submissionguide/guidelines.html

Vivemos o tempo presente como um tempo de transição. No campo da Educação, instituições e comportamentos rotinizados são postos em causa, sendo evidentes as tensões entre os princípios e valores fundadores do projeto educativo moderno e os juízos avaliativos sobre a sua concretização e as suas consequências.

A perceção de que vivemos em transição está a ser radicalizada pelas experiências de confinamento, pela quebra nas interações quotidianas nos contextos educativos e pelo recurso continuado ao ensino remoto de emergência.

Porém, tal como antes da pandemia, as críticas ao status quo educativo visam as suas múltiplas facetas – políticas, organizacionais e práticas –, não se reduzindo ao papel das tecnologias digitais na educação. E, tal como antes, as críticas são conduzidas por pontos de vista tão diversos que as soluções propostas nos orientam para futuros muito distintos.

O debate sobre o destino do modelo escolar é um excelente revelador dessa enorme incerteza: propõem-se múltiplas vias para a reescolarização ou a desescolarização da sociedade e confrontam-se visões sobre a educação, entendendo-a ora como uma trajetória personalizada de aprendizagem, ora como um caminho de partilha de aprendizagens e narrativas comuns.

Portanto, não é sobre o – já entediante –«pós-COVID» que importa pensar, antes sobre a encruzilhada a que chegou a Educação contemporânea, os seus objetivos, os seus processos, os seus efeitos e beneficiários. Uma encruzilhada onde se encontram todas as insatisfações e, também, todas as divergências quanto ao diagnóstico do presente e à perspetivação do futuro.

Ora, nas sociedades livres, a comunicação e o debate informado são respostas necessárias para viver os tempos de transição e as suas incertezas; e a Universidade tem a responsabilidade de participar na dinamização dessas formas de ação pública.

É neste cenário desafiante que o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa vos vem convidar a participar na I International Conference on Education and Training – Thinking Education in Transition Times – a ter lugar na cidade de Lisboa entre os dias 12 e 15 de julho de 2022.

A conferência será organizada em torno de quatro networks que tratam de temas críticos relacionados com os “presentes” e os “futuros” da educação, nas suas múltiplas facetas, políticas, organizacionais e práticas:

Práticas de inclusão em contextos formais e não formais de educação

Melhorar a aprendizagem em sociedades tecnologicamente avançadas

Regulação da educação, autonomia e accountability

Modelos de formação e desenvolvimento profissional na educação

Esperamos que se juntem a nós para uma excelente conferência!

Lançamento da “Call” e abertura do sítio na internet 15 outubro 2021
Prazo de submissão de propostas de comunicação 31 dezembro 2021

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

+ info