Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

//III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

15, 16 e 17 de julho de 2019 – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Submissão de resumos até 10 de abril

Informações e inscrições: aqui

Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade (IIICIEAE) constitui-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de todo o mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais.
O fraco envolvimento dos alunos na escola é um problema persistente e atual que se verifica em grande escala. A promoção do envolvimento e dos direitos dos alunos pode ser vista como um fator de inclusão e de valorização da diversidade na escola, com repercussões benéficas nas famílias e nas sociedades. Nos desafios atuais da educação, surge a necessidade de implementação de condições promotoras do gosto dos alunos por estar na escola e aprender, através de processos de trabalho colaborativo entre pares. A formação de professores constitui um fator com forte impacto nos processos de sala de aula, na qualidade do ensino e das aprendizagens, fazendo variar os níveis de inclusão, seja nos conteúdos escolares, seja nos grupos sociais. Envolver os alunos na escola apela a eliminar disparidades e a garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação, incluindo as pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade.
O IIICIEAE enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O Congresso tem agora como subtema a Inclusão e Diversidade numa escola para todos e constitui-se como uma oportunidade para discutir trabalhos de investigação, teórica ou empírica, com especialistas e colegas das áreas da Educação, da Psicologia e afins. Linhas de pesquisa do envolvimento e da inclusão na escola orientarão os temas em análise, convocando conceitos atuais e importantes, ligados não apenas aos aspetos da diversidade dos alunos na escola, mas focando também as complexidades psicossociais de que a escola é reflexo. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituem o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Dada a necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas e à crise de realização humana no mundo atual, é importante a criação de oportunidades de reflexão acerca da educação, tomando este congresso como objeto de estudo o envolvimento, a inclusão e a motivação na escola.
O Congresso considera o envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, arquitetura dos espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida.
Serão destacadas conceptualizações e práticas de redução da taxa de insucesso e de abandono escolar, e procuradas novas linhas de investigação ativadoras de uma educação sem exclusão social. O III Congresso procura estudar como se caracteriza, como se avalia, como se desenvolve e como se promove o envolvimento e a inclusão dos alunos na escola, como atuam os seus antecedentes e surgem as suas repercussões, atendendo à complexidade que marca as políticas de aprendizagem e de ensino. Pretende-se ainda divulgar resultados da investigação, analisar contextos educacionais promotores da motivação escolar, e equacionar novas linhas de pesquisa, valorizando contributos da investigação em Educação, em Psicologia e em áreas disciplinares afins.
Em suma, constitui finalidade do IIICIEAE destacar conceptualizações e práticas de redução da taxa de insucesso e de abandono escolar, procurando novas linhas de investigação ativadoras de uma educação sem exclusão social, numa valorização da linha Educação XXI.

Sejam bem-vindos.

O Presidente do Congresso
Feliciano H. Veiga

2019-04-03T12:08:59+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games