[ Informação Le Monde Diplomatique ]

Le Monde Diplomatique: Número de Janeiro nas bancas (+ livro)

Na edição de Janeiro trazemos em manchete um extenso dossiê sobre a vaga de contestação social em França à reforma do sistema de pensões do presidente Macron, para se compreender o que está em causa nesta profunda mudança e quais as consequências para cada sector profissional, e para a própria concepção de sociedade, no contexto das diferentes reformas de que tem sido alvo a Segurança Social. Procuramos ainda compreender esta contestação no quadro dos protestos dos povos em vários países contra o neoliberalismo.

Destacamos também, na componente nacional, uma reflexão de José Reis sobre a urgência de regionalizar antes de haver uma crise territorial e outra de João Rodrigues sobre «a economia política que diz chega». Ana Filipa Oliveira e Rita Cavaco analisam as evoluções da cooperação portuguesa para o desenvolvimento, apontando factores de preocupação.

No quadro da instável situação no Médio Oriente, centramo-nos no Iraque, a braços com uma dupla ingerência externa, e no Líbano, para compreender como contestação interna e xadrez internacional interagem. As motivações ligadas ao lítio na situação na Bolívia e a crise climática que incendeia a Austrália, o que podia ter sido feito – e ainda pode ser –, para evitar esta catástrofe, são outros temas que propomos este mês.

Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1327


[ Informação Marta Castelo Branco, ICS-ULisboa ]

Divulgação: Análise Social #233

Mais informações em http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=38