Quem somos?

A secção de Migrações, Etnidade e Racismo, constituída por um conjunto de sócios ligados a várias Instituições de Ensino Superior ou Centros de Investigação nacionais, visa criar um espaço de dinamização e de debate crítico dentro da APS no âmbito das temáticas da sociologia das migrações, da etnicidade e do racismo. Procura-se, assim, responder à necessidade de formalização institucional de uma rede centrada nestes tópicos, e que proporcione a partilha de conhecimentos e de práticas entre os vários actores académicos e profissionais aí envolvidos.

A Coordenação da secção é assegurada por Pedro Góis (Universidade de Coimbra/CES-Coimbra), Sofia Gaspar (ISCTE-IUL/CIES-IUL) e Nuno Oliveira (ISCTE-IUL/CIES-IUL).

Esta Secção temática é ainda assessorada por um Conselho Consultivo composto, nesta fase inicial, pelos elementos que subscreveram a criação da Secção Temática: Ana Paula Beja Horta (Universidade Aberta, CEMRI), Fernando Luís Machado (ISCTE-IUL, CIES-IUL), João Peixoto (ISEG-UL, SOCIUS), José Carlos Marques (Instituto Politécnico de Leiria, CICS.NOVA – polo do IPLeiria).

A secção de Migrações, Etnicidade e Racismo da APS tem os seguintes objetivos:

a) Promover a sociologia das migrações, etnicidade e racismo em Portugal, favorecendo o diálogo e a colaboração entre os investigadores que estudem estas temáticas.

b) Divulgar resultados e estudos sobre migrações, etnicidade e racismo entre entidades e organizações públicas ou privadas que se dediquem a estes temas.

c) Divulgar entre o público não especializado trabalhos e estudos sobre migrações, etnicidade e racismo em Portugal;

d) Colaborar ativamente com redes e instituições internacionais dedicadas ao estudo das migrações, etnicidade e racismo, entre as quais, o RC05 “Racism, Nationalism, Indigeneity and Ethnicity” e o RC31 “Sociology of Migration” da International Sociological Association; e o RN31 “Ethnic Relations, Racism and Antisemitism” e o RN35 “Sociology of Migration” da European Sociological Association.

e) Desenvolver relações institucionais e científicas entre outras associações de ciências sociais nacionais e estrangeiras.

Pode ler aqui a Proposta de constituição da Secção e o Programa e Equipa Coordenadora da Secção, eleita no passado dia 19 de junho de 2019.

Quem pretender integrar esta secção deverá enviar uma mensagem nesse sentido para migracoes@aps.pt.

Apenas os sócios da APS poderão ser membros das Secções Temáticas.

Se ainda não é sócio veja aqui como se associar.


Membros da Secção [a atualizar com informações sobre as áreas de interesse, projectos, publicações dos membros da Secção]

 


Links Úteis:[a atualizar em breve]

Entidades Relevantes na Promoção e Investigação das Migrações, da Etnicidade e do Racismo

Conferências e outros Eventos Científicos

Publicações Científicas