Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Secção Temática Sociologia da Religião

/Secção Temática Sociologia da Religião
Secção Temática Sociologia da Religião 2019-05-09T17:32:01+00:00

Quem somos?

Desde o congresso da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) de 2002 que tem vindo a funcionar a Área Temática (AT) Crenças e Religiosidades. Dada a consolidação desta AT dentro da APS bem como o crescente número de trabalhos realizados neste campo e a vontade manifestada pelos vários participantes na AT, foi criada, em outubro de 2018, a secção temática “Sociologia da Religião”, assumindo-se como uma instância permanente de comunicação e cooperação entre sociólogos deste domínio.

Objetivos e linhas de intervenção
Apesar do declínio da pertença, prática e crença religiosa e o fim dos monopólios religiosos na Europa, nas últimas décadas tem vindo a aumentar o debate sobre religião no espaço público. Além disso, a sociedade portuguesa apresenta hoje sinais de uma diversificação crescente, por via da imigração, de grupos religiosos competitivos, de novas expressões de religiosidade e espiritualidade fora e dentro das religiões tradicionais, e crescimento dos sem religião (crentes ou não crentes). Numa interação permanente com a modernidade, os grupos religiosos mais dinâmicos adaptaram-se de forma assinalável às novas tecnologias e às redes sociais, estabelecendo comunidades virtuais e oferecendo serviços religiosos online. O próprio conceito de comunidade transfigura-se e a religião individualizada adquire, numa era pós-secular, novos espaços de expressão. Todos estes aspetos são reveladores de que a religião continua a ser uma lente fundamental para a leitura das dinâmicas sociais em curso.
Neste sentido, a secção temática de Sociologia da Religião, elege como objetivos prioritários:Fomentar o interesse e afirmar a relevância da sociologia da Religião na análise e compreensão das sociedades contemporâneas;

  • reforçar a contribuição dos sociólogos e dos cientistas sociais no combate à iliteracia religiosa, na produção de saberes que permitam o acesso dos cidadãos à informação e no esforço para que profissionais de outras áreas (saúde, ensino, segurança e outros) adquiram conhecimentos com vista a gerir situações quando confrontados com questões éticas relacionadas com a liberdade religiosa, a compreender os conflitos de base religiosa e a romperem com clichés e, de forma geral, com as generalizações do senso comum;
  • assegurar e desenvolver contactos pessoais e institucionais entre sociólogos de religião em Portugal;
  • facilitar o estabelecimento de pontes com o Research Committee on Sociology of Religion (RC 22) na International Sociological Association (ISA) e com outras associações internacionais de sociologia, de que destacamos a International Society for the Sociology of Religion (ISSR/SISR).
  • incentivar a divulgação de informações, nomeadamente no vortal da APS, sobre produção e atividades científicas relevantes na área da sociologia da religião, à escala do país e internacionalmente;
  • promover a colaboração com as outras Secções temáticas da APS.

Comissão Coordenadora (2018-2022)
Helena Vilaça (FLUP e IS-UP)
António Joaquim Costa (UM e CECS)
Donizete Rodrigues (UBI e CRIA)

Links úteis
Research Committee on Sociology of Religion (RC 22) da International Sociological Association (ISA):

https://www.isa-sociology.org/en/research-networks/research-committees/rc22-sociology-of-religion/

International Society for the Sociology of Religion (ISSR/SISR):

https://www.sisr-issr.org/en/

EUREL – Sociological and legal data on religions in Europe and beyond:

http://www.eurel.info/?lang=en

Novidades

Prémio “Liberdade Religiosa” – 2019
A Comissão da Liberdade Religiosa decidiu instituir um prémio bi-anual para trabalhos de investigação científica na área da Liberdade Religiosa em Portugal.
O “Prémio Liberdade Religiosa” conta com o apoio do Ministério da Justiça.

O “Prémio Liberdade Religiosa” é atribuído a trabalhos na área da aplicação da liberdade religiosa em Portugal, com realce para as vertentes teológica, filosófica, jurídica, histórica e ciências sociais.
Os trabalhos candidatos ao “Prémio Liberdade Religiosa” devem ser expedidos em formato word e pdf, por correio electrónico, e em papel, até ao dia 28 de junho de 2019.
O prémio tem uma componente monetária, no valor de €3.000,00 (três mil euros), e uma componente de divulgação, assegurada pela publicação do trabalho vencedor em editora à escolha da Comissão da Liberdade Religiosa.

O regulamento do concurso poderá ser consultado em www.clr.mj.pt


Call for Papers: 1st European Conference for Religious Dialogue and Cooperation

Conference Theme: “The Role of Religion in Peace and Conflict”
October 14-17, 2019 |  Struga, Republic of North Macedonia

Submission of paper proposals: June 15, 2019.

One of the key questions that contemporary sociology is faced is what exactly is the role of different religions when conflicts emerged between civilizations, ethnic groups and states? How do religious individuals and groups use their power in a development tending toward either peace or conflict? Sociological, philosophical, anthropological, historical, psychological and theological approaches are welcome in this Conference to contribute in an attempt to answer these questions.
The First European Conference on Religious Dialogue and Cooperation will provide scientific analysis of this global challenge. It will pay particular attention to their interconnections and to possible solutions.
All necessary information can be obtained from the official website of the Conference: http://icrd.mk/


Colóquio “Religião nas Múltiplas Modernidades” (5ª edição)

CES/Coimbra – 14 e 15 de maio

Mais informações aqui

Mais informações aqui


ISSR Conference 2019 – “The Politics of Religion and Spirituality” 

Barcelona 9-12 julho

Mais informações aqui

Free WordPress Themes, Free Android Games