Chamada para envio de propostas
Site do XII Congresso Português de Sociologia
Call for papers
XII Portuguese Congress of Sociology website

Quem somos?

Desde o congresso da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) de 2002 que tem vindo a funcionar a Área Temática (AT) Crenças e Religiosidades. Dada a consolidação desta AT dentro da APS bem como o crescente número de trabalhos realizados neste campo e a vontade manifestada pelos vários participantes na AT, foi criada, em outubro de 2018, a secção temática “Sociologia da Religião”, assumindo-se como uma instância permanente de comunicação e cooperação entre sociólogos deste domínio.

Objetivos e linhas de intervenção
Apesar do declínio da pertença, prática e crença religiosa e o fim dos monopólios religiosos na Europa, nas últimas décadas tem vindo a aumentar o debate sobre religião no espaço público. Além disso, a sociedade portuguesa apresenta hoje sinais de uma diversificação crescente, por via da imigração, de grupos religiosos competitivos, de novas expressões de religiosidade e espiritualidade fora e dentro das religiões tradicionais, e crescimento dos sem religião (crentes ou não crentes). Numa interação permanente com a modernidade, os grupos religiosos mais dinâmicos adaptaram-se de forma assinalável às novas tecnologias e às redes sociais, estabelecendo comunidades virtuais e oferecendo serviços religiosos online. O próprio conceito de comunidade transfigura-se e a religião individualizada adquire, numa era pós-secular, novos espaços de expressão. Todos estes aspetos são reveladores de que a religião continua a ser uma lente fundamental para a leitura das dinâmicas sociais em curso.
Neste sentido, a secção temática de Sociologia da Religião, elege como objetivos prioritários:Fomentar o interesse e afirmar a relevância da sociologia da Religião na análise e compreensão das sociedades contemporâneas;

  • reforçar a contribuição dos sociólogos e dos cientistas sociais no combate à iliteracia religiosa, na produção de saberes que permitam o acesso dos cidadãos à informação e no esforço para que profissionais de outras áreas (saúde, ensino, segurança e outros) adquiram conhecimentos com vista a gerir situações quando confrontados com questões éticas relacionadas com a liberdade religiosa, a compreender os conflitos de base religiosa e a romperem com clichés e, de forma geral, com as generalizações do senso comum;
  • assegurar e desenvolver contactos pessoais e institucionais entre sociólogos de religião em Portugal;
  • facilitar o estabelecimento de pontes com o Research Committee on Sociology of Religion (RC 22) na International Sociological Association (ISA) e com outras associações internacionais de sociologia, de que destacamos a International Society for the Sociology of Religion (ISSR/SISR).
  • incentivar a divulgação de informações, nomeadamente no vortal da APS, sobre produção e atividades científicas relevantes na área da sociologia da religião, à escala do país e internacionalmente;
  • promover a colaboração com as outras Secções temáticas da APS.

Comissão Coordenadora (2018-2022)
Helena Vilaça (FLUP e IS-UP)
António Joaquim Costa (UM e CECS)
José Pereira Coutinho (CITER-UCP)

Links úteis
Research Committee on Sociology of Religion (RC 22) da International Sociological Association (ISA):

https://www.isa-sociology.org/en/research-networks/research-committees/rc22-sociology-of-religion/

International Society for the Sociology of Religion (ISSR/SISR):

https://www.sisr-issr.org/en/

EUREL – Sociological and legal data on religions in Europe and beyond:

http://www.eurel.info/?lang=en

Congresso Português de Sociologia

XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao Rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente

29 – 31 março, 2021 |  online

Lisboa | ESPP/ISCTE-IUL – ICS-ULisboa

Veja a call da ST Sociologia da Religião [PT][EN]


Dada a situação de pandemia a data de realização do XI Congresso, inicialmente marcada para 29 de junho a 1 de julho de 2020, passou para 29 a 31 de março de 2021.

Novo calendário do XI Congresso[aqui]

Veja aqui o Programa do XI Congresso Português de Sociologia

Site do XI Congresso: https://xi-congresso-aps.eventqualia.net

Novidades

Religião & Sociedade completa 45 anos e disponibiliza todo seu acervo online.

Para celebrar sua persistente e fecunda atuação nas ciências humanas e sociais brasileiras, a revista realiza o lançamento de seu site próprio, no qual é disponibilizado todo o acervo dos seus 30 primeiros anos de existência. Com isso, volumes antes existentes somente em formato impresso, muitos dos quais esgotados, tornam-se novamente acessíveis ao grande público. A digitalização e o acesso gratuito a artigos, resenhas, documentos e ensaios de pesquisadores de referência, dentro e fora do país, vêm completar as publicações que se encontravam disponíveis no Scielo.br/rs, desde 2007, abarcando toda a história editorial da revista.

Desde o primeiro número, lançado em maio de 1977, Religião & Sociedade acompanha os debates públicos e acadêmicos mais pulsantes em torno do tema religião na universidade e para além dela. Fundada ainda nos anos de terror da ditadura civil-militar no Brasil, a revista nasceu e amadureceu graças à dedicação de várias gerações de pesquisadoras e pesquisadores que formaram seu patrimônio editorial e intelectual. Entre elas e eles, muitos se vincularam ao Instituto de Estudos da Religião – ISER, organização civil dedicada à defesa de direitos humanos que abriga o periódico desde sua criação. O ISER segue participando ativamente de sua divulgação e sustentabilidade, mantida conjuntamente ao apoio de agências de fomento nacionais e regionais.

Ao longo de quase cinco décadas de existência, Religião & Sociedade publicou mais de 700 artigos que abordaram os mais diferentes aspectos, temas e tradições religiosas, apresentando abordagens variadas que privilegiaram, a cada tempo, debates pulsantes na universidade e fora dela. O acervo agora disponível através do novo site é uma valiosa fonte de pesquisa sobre a história das ciências sociais no Brasil interessadas nos temas de vocação da revista, que se mantém como uma referência fundamental na área.

Acesse www.religiaoesociedade.org.br


Science, Religion an Health | Summer School 2022
Universitat Autònoma de Barcelona & Universitat de Girona
13-16 June 2022
Deadline is extended: May 2nd, 2022
You can submit your application via this online submission form:
For further information about the summer school and application procedure, please contact: rosa.martinez.cuadros@uab.cat

«Prospectives en recherche sur la religion et la spiritualité»

Le Centre Interdisciplinaire de Recherche sur la Religion et les Spiritualités (CIRRES) de l’Université de Montréal tiendra son premier colloque international le vendredi 11 mars 2022, 8h30-16h (heure de Montréal) intitulé «Prospectives en recherche sur la religion et la spiritualité».

Le colloque est bimodal.

Programme et inscription.


Uomini e profeti | Men and prophets

On Saturday 22 January 2022 the programme “Uomini e profeti” (Men and prophets), in Italian, on Radio Tre was entirely dedicated to sociological research on religiosity in Italy.

The uncertain faith

What place does faith occupy today in the imagination and daily life of Italians? What contribution does religion make to giving meaning to life? What impact does the figure of the Pope have? We develop these themes taking our cue from research published in the book “L’incerta fede. A quanti-qualitative survey in Italy”, Franco Angeli ed., a study carried out by Roberto Cipriani, professor of Sociology at the University of Roma Tre, in the studio with Felice Cimatti and the other guests, the philosopher Duccio Demetrio and Roberta Ricucci, who teaches Sociology of Islam at the University of Turin and is a scholar of migration in the Mediterranean area.

To listen to the programme again, the following link is available (duration: 44 minutes):

Uomini e Profeti | S2022 | L’incerta fede | Rai Radio 3 | RaiPlay Sound


II Simpósio Internacional de Estudos do Catolicismo | Chamada para propostas de Grupos de trabalho e Minicursos

O CITER (Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião), da Universidade Católica Portuguesa, e o NEC (Núcleo de Estudos em Catolicismo), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil), estão a organizar o II Simpósio Internacional de Estudos do Catolicismo, sob o tema Concílio Vaticano II: o Catolicismo de João XXIII a Francisco, que se realizará de 07 a 10 de Março de 2022 (online).

Estão abertas as submissões para comunicações orais e as inscrições.

O prazo para submissão de comunicação oral é 21/02/2022!

Submissões e inscrições: https://www.even3.com.br/estudosdocatolicismo2022/

Para mais informações, visite o site do evento:
https://nec-ufjf.com.br/simposio2022/


Aula Aberta “Minorias Religiosas em Áreas Urbanas no Brasil: o caso da comunicade judaica”

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/9554459940?pwd=VUJtcUd6d21qUUtsbjFaTExFUFJqUT09

Id a reunião: 955 445 9940 – Senha de acesso: 955 445 99


Cycle of webinars for the presentation and discussion of publications relating to research on Religiosity in Italy

On Friday 14 May 2021 (17:00-19:00) the third webinar will be dedicated to Costa and Morsello volume, L’incerta fede. Un’indagine quanti-qualitativa in Italia
(FrancoAngeli) and will see the participation of Cecilia Costa, Barbara Morsello, Milena Gammaitoni, Katiuscia Carnà, Eleonora Sparano, Martina Lippolis, Monica Bianchi e Verónica Roldán.

To participate: https://bit.ly/3mohmqa |  The complete programme is here.

The recordings of the previous webinars can be found here below.
Garelli: https://www.youtube.com/watch?v=BACkvaB-UNM
Cipriani: https://www.youtube.com/watch?v=WaApk8ctfbU


Colóquio da rede de investigadores Religião nas Múltiplas Modernidades

5, 12, 19, 26 fevereiro 2021 | 14h30 – 18h00 | Online

A religião, enquanto objeto de conhecimento, exige um olhar multiscópico, que permita o cruzamento de diversas escalas, e supere as tendências para a sua marginalização na comunidade científica. Neste contexto, a rede de investigadores Religião nas Múltiplas Modernidades (ReliMM) vai promover o seu habitual colóquio, facilitando o encontro entre as mais recentes trajetórias de pesquisa, que aí serão apresentadas e discutidas.

No contexto da crise de saúde pública que vivemos, a habitual sessão do ReliMM acontecerá na modalidade online, por meio da plataforma Zoom-Colibri. Serão enviadas todas a informações necessárias aos investigadores, e outros interessados, que efetivarem a sua inscrição. Esse registo permitirá o acompanhamento das comunicações dos oradores convidados pelas unidades de investigação associadas nesta rede.

Veja o Programa [aqui]

Sessões na plataforma Zoom-Colibri | Participação livre, sujeita a inscrição – a partir de 11 de janeiro de 2021
Mais informações: https://ft.ucp.pt/citer | secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt | Tel. 217214135
Inscrições e + info: aqui

Cartaz


ISSR conference, 12-15 July 2021 – fully digital conference

The call for sessions is now closed. You can access the list of sessions here.
We now open the call for papers, which will run until 28 February 2021.
You may have a look at the list of sessions, names of convener(s), and abstracts for each of the sessions, and decide to which one you would like to submit your paper. Propose a paper by using this link.
The proposal (title and abstract up to 250 words) should be only in one language – English or French – in which you would like to present your paper.
You need to be an ISSR member, or renew your membership to submit a proposal (see Note on Membership, below). To renew your membership, please click here. This year, due to the special conditions of an online conference, you will be asked to register as a member or renew your membership before 1 March 2021 to confirm your submission. Furthermore, in order to remain in the final programme, you will have to pay the conference fee (which is substantially reduced this year) by 1 June 2021.

Call for the ISSR Best Article Award
The ISSR invites nominations for an award for the best article in the sociology of religion. Journal articles published in 2019 or in 2020 in French or English may be nominated by the author(s) or ISSR members by sending a nomination letter and the article in electronic format to the Chair of the ISSR Best Article Award Committee, Yannick Fer (yannick.fer@ens.fr). The winner or winners will receive their awards at the 2021 ISSR Conference. They will be reimbursed their registration fees and up to EUR 1,000 in travel costs incurred for attending the Conference.
The articles can be nominated from 1st September 2020, the deadline for nominations is 31 January 2021. Candidates must be in good standing for the current membership period.
Deadline for evaluation: 31 May 2021.

Call for the ISSR Student Paper Award
The ISSR invites nominations for an award for the best first published paper by a graduate student or candidate who has received their doctorate in the last five years. Papers published in 2019 or in 2020 in French or English may be nominated by the author(s) or ISSR members by sending a nomination letter and the article in electronic format to the Chair of the ISSR Student Paper Award Committee, Jörg Stolz (joerg.stolz@unil.ch). The winner or winners will receive their awards at the 2021 ISSR Conference. They will be reimbursed their registration fees and up to EUR 1,000 in travel costs incurred for attending the Conference.
The articles can be nominated from 1st September 2020, the deadline for nominations is 31 January 2021. Candidates must be in good standing for the current membership period.
Deadline for evaluation: 31 May 2021.


Call EUREL conference 2020 “Regulating religions?” – FLUP 1–2 October 2020

A próxima conferência do EUREL (EUrope RELigion) “Regulating religions? Legal and social status in contemporary Europe” terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos dias 1 e 2 de Outubro de 2020.
Está aberto o call for papers até 29 de fevereiro de 2020.
Apelamos à participação de investigadores portugueses e à divulgação do evento.
Consulte a call [ENFR].

http://www.eurel.info/


International Center for the Sociology of Religion – Grant Programm

The ICSOR Grant Program provides residence in Rome for researchers intending to carry out projects regarding the sociology of religion. The grants provided will fund initial research into hypotheses that have not been fully explored as yet. Research applications will be judged principally on the basis of the novelty of the hypotheses and the innovative approaches proposed, their direct relevance and applicability to the sociology of religion, their scientific quality and methodological strengths. ICSOR Grant Awardees will be required to provide progress reports concerning their work during the entire duration of their residency and present their findings at the end of their stay in Rome and/or through a report/article published no later than one year after the end of the grant.

The grants provide residence in Rome for the duration of a week or more to a maximum of two months. The ICSOR apartment (all inclusive, except for food and insurance) and library will be available to awardees free of charge.

Deadline for Applications: March 30th, 2020

More information [here]


Prémio “Liberdade Religiosa” – 2019
A Comissão da Liberdade Religiosa decidiu instituir um prémio bi-anual para trabalhos de investigação científica na área da Liberdade Religiosa em Portugal.
O “Prémio Liberdade Religiosa” conta com o apoio do Ministério da Justiça.

O “Prémio Liberdade Religiosa” é atribuído a trabalhos na área da aplicação da liberdade religiosa em Portugal, com realce para as vertentes teológica, filosófica, jurídica, histórica e ciências sociais.
Os trabalhos candidatos ao “Prémio Liberdade Religiosa” devem ser expedidos em formato word e pdf, por correio electrónico, e em papel, até ao dia 28 de junho de 2019.
O prémio tem uma componente monetária, no valor de €3.000,00 (três mil euros), e uma componente de divulgação, assegurada pela publicação do trabalho vencedor em editora à escolha da Comissão da Liberdade Religiosa.

O regulamento do concurso poderá ser consultado em www.clr.mj.pt


Call for Papers: 1st European Conference for Religious Dialogue and Cooperation

Conference Theme: “The Role of Religion in Peace and Conflict”
October 14-17, 2019 |  Struga, Republic of North Macedonia

Submission of paper proposals: June 15, 2019.

One of the key questions that contemporary sociology is faced is what exactly is the role of different religions when conflicts emerged between civilizations, ethnic groups and states? How do religious individuals and groups use their power in a development tending toward either peace or conflict? Sociological, philosophical, anthropological, historical, psychological and theological approaches are welcome in this Conference to contribute in an attempt to answer these questions.
The First European Conference on Religious Dialogue and Cooperation will provide scientific analysis of this global challenge. It will pay particular attention to their interconnections and to possible solutions.
All necessary information can be obtained from the official website of the Conference: http://icrd.mk/


Colóquio “Religião nas Múltiplas Modernidades” (5ª edição)

CES/Coimbra – 14 e 15 de maio

Mais informações aqui

Mais informações aqui


ISSR Conference 2019 – “The Politics of Religion and Spirituality” 

Barcelona 9-12 julho

Mais informações aqui