Quem somos?

Comissão Coordenadora | 2014-2018

Paula Urze (FCT/UNL – CIUHCT)  |  Maria Manuel Serrano (UE – SOCIUS/UL)  |  António José Almeida (ESCE/IPS)

Comissão Coordenadora | 2009-2012

Ana Paula Marques (DS-ICS-UM/CICS-UM)  |  Luísa Veloso (CIES-ISCTE-IUL)  |  Carlos Manuel Gonçalves (DS/IS-FLUP)

Membros da secção

Consulte aqui a lista de membros da secção e respetivos CV’s

Newsletter

Newsletter nº1

Congresso Português de Sociologia – Apelo à apresentação de resumos

XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao Rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente

Lisboa | ESPP/ISCTE-IUL – ICS-ULisboa  |Veja aqui a call da ST Trabalho, Organizações e Profissões.


Dada a evolução da presente situação de pandemia a Direcção da Associação Portuguesa de Sociologia considera que não se reúnem as condições necessárias à realização do XI Congresso nas datas inicialmente previstas, 29 de junho a 1 de julho de 2020.

As propostas submetidas e os resultados da avaliação mantêm-se. Logo que seja possível daremos a informação da nova data de realização do congresso e dos novos prazos de acordo com as datas que vierem a ser definidas.

A direcção da APS agradece, desde já, a vossa compreensão.

Apesar de todos os contratempos, esperamos conseguir vir a realizar o nosso congresso com a dinâmica e o sucesso das edições anteriores, contando para isso com a vossa colaboração.

Veja aqui o Programa Breve do XI Congresso Português de Sociologia

Site do XI Congresso: https://xi-congresso-aps.eventqualia.net


X Congresso Português de Sociologia – Covilhã | UBI | 10 a 12 de Julho de 2018 

Veja aqui a chamada específica da Secção Temática Trabalho, Organizações e Profissões

IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, território de territórios

Faro, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 6 a 8 de Julho de 2016

Veja aqui a chamada específica.

Comissão Científica

VIII Congresso Português de Sociologia – 40 anos de Democracia(s): progressos, contradições e prospetivas

Évora, Universidade de Évora, 14 a 16 de Abril de 2014

Veja aqui a chamada específica.

VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações

Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 19 a 22 de Junho de 2016

Veja aqui a chamada específica

Arquivo

Nos dia 1 e 2 de Outubro de 2015, a Secção Temática da APS Sociologia do Trabalho, Organizações e Profissões, organizou o Seminário Desemprego, Mercados de Trabalho e Políticas Públicas.

O seminário teve lugar na Universidade de Évora e contou com a parceria da Universidade de Évora; da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas; do Instituto do Emprego e Formação Profissional; do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS-UL) e do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).

(Des)emprego, Mercado de Trabalho e Políticas Públicas. Atas do Seminário da Secção Temática da APS, Trabalho, Organizações e Profissões.

Encontro Internacional, Julho 2011


Enquadramento
A secção de Trabalho, Organizações e Profissões da APS, em parceria com o Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS/UM), o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia/ISCTE (CIES/ISCTE –IUL) e o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS/FLUP), realizou o Encontro Internacional “Trabalho, Organizações e Profissões: Recomposições conceptuais e Desafios empíricos” que teve lugar nos dias 7 e 8 de julho de 2011, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Este Encontro Internacional pretendeu assumir intencionalmente os cruzamentos das áreas temáticas do Trabalho, das Organizações e das Profissões enquanto marcos teóricos relevantes na delimitação analítica face à crescente complexidade do mundo contemporâneo, mas também na visibilidade de objetos empíricos que convocam olhares não confinados a matrizes unidimensionais. Uma outra razão, de cariz institucional, que permiteu sustentar esta proposta temática ancora-se na estratégia de sinalizar, ainda que simbolicamente, a dinamização da Secção específica de Trabalho, Organizações e Profissões, criada em 2009, ao abrigo dos Estatutos da APS.

Neste Encontro Internacional foram organizadas várias sessões temáticas, agrupadas em três painéis (I -Trabalho e Aprendizagens; Profissões, II – Associações e Regulação Social; III- Redes, Inovação e Organizações) que contaram com a participação de sociólogos e outros cientistas sociais que se encontram a exercer a sua atividade nos diversos contextos organizacionais (Universidades/ Centros de Investigação; Administração Central/ Regional/ Local, de empresas privadas ou do terceiro setor, entre outros).

Para além das sessões temáticas, o evento incluiu ainda, no dia 7 de julho, uma conferência inaugural proferida por Carlos Prieto, (Universidade Complutense de Madrid, ES), e uma conferência de encerramento, no dia 8 de julho, proferida por Mike Saks (University Campus Suffolk, UK).

Programa | Organização