Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Um Século de Internacionalismos: A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações

/, Sem categoria/Um Século de Internacionalismos: A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações

Um Século de Internacionalismos: A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações

Lisboa, 19 e 20 de setembro de 2019

Conferência internacional e interdisciplinar sobre a história e legado da Sociedade das Nações, com organização do IHC, CEI-IUL e CEIS20-UC.

Esta conferência internacional pretende contribuir para renovar o interesse e melhorar o conhecimento da Sociedade das Nações (SDN) e do seu impacto neste último século marcado por vagas fortes de internacionalismo e globalização, mas também de crise e reação nacionalista.

Uma instituição multilateral como a SDN é o objecto ideal para uma história verdadeiramente global e conectada, que vá para além das tradições historiográficas nacionais. É o que se pretende fazer com esta conferência por via de apresentações sobre estes temas por 65 oradores, afiliados a 60 instituições de 18 países diferentes.

A mortandade de milhões na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) levou a um esforço na conferência de paz de Paris, de 1919, para desenhar uma nova ordem internacional, com novas normas e instituições. A criação, em 1920, da primeira organização multilateral permanente na forma da Sociedade das Nações, antecessora directa da ONU, foi o resultado mais ambicioso e controverso deste esforço. Apesar de a SDN ter acabado por falhar no seu objectivo principal de impedir uma Segunda Guerra Mundial, nem por isso deixou de marcar, e de nos ajudar a perceber, múltiplas dimensões da vida global nas duas décadas da sua existência. Muitas destas questões, que serão abordadas nos diferentes painéis desta conferência, ainda continuam a preocupar-nos hoje em dia: dos refugiados aos problemas de género, dos impérios e dos seus legados, dos conflitos territoriais ao terrorismo, dos direitos dos trabalhadores em diferentes partes do mundo às normas do sistema financeiro internacional.

Entrada Livre

Para mais informações ver aqui

2019-09-11T16:21:55+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games