Rumos 2021 – Call for Papers

Data limite para envio dos resumos – 22 de setembro de 2021

Organizada pela secção temática “Conhecimento, Ciência e Tecnologia”, da Associação Portuguesa de Sociologia, realizar-se-á nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (prevê-se a realização da conferência em regime presencial, mas atender-se-á à possibilidade de um modelo híbrido em função da evolução da situação pandémica).

Mais uma vez, este evento procura ser um espaço de divulgação e discussão dos trabalhos que se realizam em Portugal neste domínio temático, sempre aberto a outras disciplinas que também procurem compreender os fatores sociais implicados na construção do conhecimento, da ciência e da tecnologia.

O contexto de pandemia que vivemos desde 2020 interpela-nos como acontecimento especialmente relevante, justificando que a Conferência Rumos de 2021 convoque, em particular, trabalhos que procurem estudar a pandemia de COVID-19 enquanto caso que interseta como poucos a ciência e a sociedade. Apela-se, pois, à submissão de trabalhos que se debrucem sobre a pandemia, partindo de qualquer uma das perspetivas que constituem este território de saberes. Não obstante esta orientação, a presente call estende-se a propostas que incidam sobre outros tópicos, desde que integradas no domínio científico que esta secção temática comporta.

A V Conferência Rumos será também uma oportunidade para celebrarmos os 10 anos da secção temática, motivando uma reflexão sobre o seu percurso, mas também sobre o grupo de trabalho que temos vindo a constituir. Em paralelo, e em resultado do evento, será organizado um livro a partir da seleção, mediante peer-review, das propostas de capítulos que nos fizerem chegar.

As propostas de participação devem ser enviadas em formato resumo até ao dia 10 de setembro de 2021, usando o formulário próprio que disponibilizamos. Não deverão exceder as 500 palavras, incluindo espaços, devendo incluir o título, o nome do(s) autor(es), afiliação institucional e contactos. As notificações de aceitação das propostas de comunicação serão enviadas até dia 30 de setembro.

O/as organizador/as:

Ana Raquel Matos

Maria Strecht Almeida

Pedro Xavier Mendonça

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Local da Conferência – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Data da Conferência – 11 e 12 de novembro de 2021

Data limite para envio dos resumos – 22 de setembro de 2021

Data limite para notificação de aceitação dos resumos – 30 de setembro de 2021

O período de inscrições abrirá logo depois de comunicados os resultados das submissões de propostas de comunicação.

Website da Conferência (em connstrução): https://conhecimentoctaps.wordpress.com/conferencia-2021/

Valores da inscrição

Participantes com comunicação – 25 euros

Participantes sem comunicação – 10 euros

Estudantes e bolseiros* – 5 euros

* com ou sem comunicação