As competências técnicas e científicas conferidas pela formação em sociologia habilitam os diplomados a exercer a profissão em múltiplos domínios, permitindo-lhes enveredar por diferentes carreiras na administração pública, nas autarquias, nas empresas, nas áreas da cultura e meios de comunicação ou no chamado terceiro sector, com particular destaque nas associações e cooperativas.
A partir de setembro de 2007, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior passou a disponibilizar uma publicação periódica, denominada “A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior” que contém dados atualizados sobre a situação do emprego em Portugal.
Alguns perfis socioprofissionais genéricos (por grandes temas) da empregabilidade dos sociólogos podem ser apresentados.
Administração pública e políticas sociais
Políticas de ensino; segurança social; políticas sociais; políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social; reinserção social; habitação social; política de intervenção multicultural; administração escolar; administração hospitalar e outras instituições de saúde…
Autarquias e desenvolvimento regional
Planeamento regional e local; planeamento e intervenção urbanística; reabilitação urbana e ambiental; proteção civil; ação social; promoção e educação para a saúde; planeamento, programação e intervenção cultural e artística…
Cultura e comunicação
Animação cultural; património cultural e ambiental; políticas culturais; gestão da cultura e do conhecimento; marketing e publicidade; comunicação empresarial; comunicação social; atividades editoriais…
Empresas e organizações
Gestão de recursos humanos; formação profissional; gestão de qualidade; planeamento estratégico; marketing e comunicação interna e externa…
Ensino e investigação
Ensino e formação; investigação científica; empresas de estudos e projetos; gabinetes de estudos e planeamento; sondagens e estudos de mercado; produção de estatísticas e análise de dados; consultoria; investigação-ação…
Habilitação para a Docência no Ensino Básico e Secundário
Quem queira profissionalizar-se para a docência, deverá:
1. Saber exatamente qual o grupo de recrutamento em que se quer profissionalizar;
2. Escolher o curso (um mestrado) que seja reconhecido pela DGAE como curso que profissionaliza para a docência nesse grupo.
Independentemente da licenciatura, desde que seja admitido/a num determinado curso de mestrado que habilite para a docência, completando esse mestrado (que conta obrigatoriamente com estágio profissionalizante numa escola), fica-se habilitado/a para a docência.
Genericamente, alguém que fez uma licenciatura em sociologia, dependendo de onde a fez, e das cadeiras que completou, pode tentar entrar num curso de mestrado que qualifique para a docência nos seguintes grupos:
– Grupo 400 (História);
– Grupo 410 (Filosofia);
– Grupo 420 (Geografia)
– Grupo 430 (Economia e Contabilidade).
A disciplina de Sociologia que é lecionada no ensino secundário é dada pelos professores do Grupo 430.
Pode ainda candidatar-se a um curso de mestrado de ensino que qualifique para outro grupo qualquer. Por exemplo:
· se concluir um curso de mestrado de ensino que habilite para a docência em Filosofia pode concorrer ao concurso nacional para lecionar no Grupo 410 (o da Filosofia);
· se quiser ser professor/a do ensino primário tem de concluir um mestrado que qualifique para a docência no Grupo 110 (Ensino Básico – 1º Ciclo).
O sistema de ensino tem ainda muitos professores que entraram no sistema pela via da chamada habilitação própria e por via da profissionalização em serviço. Essas vias não existem mais. Hoje, para se entrar pelo concurso nacional tem de se frequentar um mestrado de ensino que habilite profissionalmente.
Nesta lista encontra os grupos de recrutamento que existem: https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=31789
Nesta lista encontra os mestrados que habilitam para cada um dos grupos de recrutamento: https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=47950
Na página 6 encontra os cursos de mestrado para os grupos de recrutamento acima referidos.
Nesta outra lista encontra os cursos de mestrado que habilitam profissionalmente, estando a lista organizada pela denominação do curso: https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=47949
O curso de formação para formadores não confere vantagem em termos de concurso para lecionar. No que diz respeito à habilitação para docência têm um âmbito muito limitado, reduzindo as oportunidades de se ser admitido/a. Este curso não impede de concorrer, mas apenas para os horários de oferta de escola, habitualmente horários incompletos e pouco remunerados.
Pode ver mais informação em:
Nota: eventualmente a informação nos links que indicamos ou os grupos que referimos aqui podem ficar desatualizados devido a alterações na legislação que possam ocorrer antes de termos oportunidade de atualizar esta página pelo que aconselhamos a consultar sempre o sítio da Direcção-geral de Administração Escolar.
Terceiro sector
Associações, Cooperativas, Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), Organizações não governamentais (ONG)…