24 de janeiro de 2019 – Lisboa, NOVA FCSH, Edifício ID, Sala 1.05
Seminário, organizado pelo IHC e a Secção de Sociologia do Desporto da Associação Portuguesa de Sociologia, que pretende ser um contributo para a exploração articulada destes dois fenómenos em Portugal.
Génese e consolidação da instituição futebolística são indissociáveis da crescente urbanização das relações sociais que caracterizou o mundo moderno a partir de meados do séc. XIX. Expressão de – como diria Simmel – novas socialidades que progressivamente vincam as sociedades informadas por relações de produção (e consumo) capitalista, a construção e instauração da vontade futebolística – adaptando a fórmula de Bernardo Buarque de Hollanda – especificamente espessou as tensões e contradições da economia psíquica urbana que entretanto se formava e impunha: entre individualização e inscrição identitária, entre anonimização e reconhecimento, entre igualdade e distinção. Isso não significa que o futebol deva ser encarado como um sub-fenómeno dos processos (capitalistas) de urbanização. Basta ver que, em diversos casos (Londres, Buenos Aires, etc.), o próprio futebol contribuiu decisivamente para a produção do espaço urbano, firmado e polarizado na multiplicação de estádios e outros lugares – como os potreros argentinos – que foram acentuando a desportivização das relações sociais, amiúde repercutindo ou estimulando idealizações políticas destas que, do mesmo passo, foram permeando o espaço público.
O seminário “Futebol e Cidade” pretende, neste quadro, constituir um contributo para explorar, no caso português, articuladamente estes dois fenómenos que nem sempre têm sido estudados em conjunto, alargando, assim, o conhecimento que deles possuímos.
Comunicações
David Frier (Universidade de Leeds)
Em que sentido(s) se pode considerar o Estádio Nacional do Jamor um estádio ‘nacional’?
João Carlos Lopes (antropólogo na CM Torres Novas)
Da universidade à oficina: futebol e ascensão social numa vila do interior no início do séc. XX – pistas para uma investigação
João Santana da Silva (ICS – ULisboa)
Futebol e trabalho na cidade: o campeonato de Lisboa (1910-1947)
Comentário: João Teixeira Lopes (FLUP e IS-UP)
Organizadores:
Rahul Kumar (FEUC e IHC – NOVA FCSH)
João Sedas Nunes (NOVA FCSH e CICS.NOVA)
Daniel Seabra (UFP)