Os Laboratórios de Ciências Sociais do CICS.NOVA estão de regresso com uma a série de seminários mensais, organizados pelas investigadoras do CICS.NOVA Annabelle Félix e Patrícia Pereira.
A série de seminários, intitulada “Ética e responsabilidades na pesquisa qualitativa”, decorre em formato híbrido de outubro a janeiro.
A primeira sessão — Questões éticas na pesquisa qualitativa: o caso Alice Goffman como ponto de partida — tem lugar já no próximo dia 18 de outubro, às 14:30, no Colégio Almada Negreiros da NOVA FCSH, em Lisboa.
Estes seminários têm por objetivo debater a questão ética na pesquisa qualitativa. A escolha de metodologias qualitativas envolve a interação direta e profunda com pessoas, buscando compreender as suas experiências, perspetivas e realidades. As relações de proximidade que se desenvolvem neste tipo de pesquisa exigem uma sensibilidade especial para garantir o respeito, a dignidade e a proteção das e dos participantes envolvidos, assim como a das e dos investigadores. Ao discutirmos as questões éticas, abordaremos temas como a obtenção do consentimento informado das e dos participantes, as formas de preservar a confidencialidade, de resguardar a privacidade e minimizar quaisquer possíveis danos económicos, laborais, físicos, emocionais ou psicológicos, entre outros decorrentes do processo. A ética na pesquisa qualitativa está ainda relacionada com questões como a reflexão crítica sobre o poder do e da investigadora, a representação justa dos dados coletados, a consideração cuidadosa das implicações éticas das nossas análises, o que acontece depois da recolha de dados, etc. Ao reconhecer e enfrentar essas questões, promovemos a integridade e a qualidade da pesquisa qualitativa, construindo um corpo de conhecimento enriquecido e responsável.
Os Laboratórios de Ciências Sociais do CICS.NOVA pretendem criar espaços regulares para a formação e reflexão científica. Estes são pensados como espaços de trabalho colectivo dinamizados por especialistas em determinadas metodologias ou áreas de pesquisa. Têm uma dimensão prática e eminentemente metodológica, vocacionada para a operacionalização da pesquisa nas suas diferentes etapas, abordagens e técnicas metodológicas. Como tal, embora abertos a um público diverso, são especialmente dirigidos a estudantes dos diferentes ciclos de ensino. Pretendem, de alguma forma, responder aos anseios de formação específica manifestados por investigadores ou estudantes.