Com a revolução do 25 de abril de 1974 os novos poderes políticos consideraram a escola como um meio fundamental para a democratização do país e os seus reflexos tiveram efeitos imediatos em todos os atores escolares. Foram vividas intensas atividades nas escolas e adotadas medidas para alinhar os objetivos das instituições de ensino com os objetivos do processo revolucionário.
No âmbito do projeto “Utopias de Abril. A Revolução portuguesa e a Educação”, em desenvolvimento pelo CeiED da Universidade Lusófona, sob coordenação de Antonio Teodoro e Alcina de Oliveira Martins, serão promovidas duas iniciativas que visam o debate e a reflexão sobre educação em Portugal.
Dia 14 de janeiro de 2023
Conferência: “O poder às escolas: autogestão e poder em tempos de crise revolucionária (Portugal, 1974-1976)”.
Dia 28 de janeiro de 2023
Mesa-Redonda: “Escola do Magistério Primário do Porto – Utopias de um período revolucionário”.
As duas iniciativas decorrem na Sala de Atos da Universidade Lusófona no Centro Universitário do Porto.