Os Novos anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências

Envio de propostas de comunicação: até 18 de março de 2022

O VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) irá decorrer em Évora em setembro de 2022, num momento que – desde aqui e agora – desejamos que seja distinto deste que hoje vivemos.

A pandemia, que reconfigurou as vidas e as práticas sociais de todas e todos, acentuou dúvidas e incertezas, trouxe receios e apreensões, tornou mais necessária a compreensão e o entendimento do que se está a passar. Questionámos a sustentabilidade do planeta, o equilíbrio na relação entre humanos e não-humanos (ou a sua falta); confirmámos a precariedade de tantas vidas, o colapso de tantos sistemas de saúde; discutimos o controle dos Estados sobre as nossas rotinas, os nossos corpos, fez-nos descobrir insuspeitas dimensões do viver.

Agora queremos virar a página
Os novos anos 20 são isso mesmo: pensar que, nas cinzas de uma década que chegou ao fim, há uma nova à porta – tímida, é certo – mas cheia de desafios.

Que expectativas construímos para o futuro? O que receamos, enquanto antropólogas/os, nas políticas públicas, nas necessidades e carências das comunidades, nos direitos adquiridos? Quais os caminhos a percorrer na reconfiguração de conceitos como normalidade, rotina, espaço privado, espaço público? E, como não podia deixar de ser, as resistências e incertezas que daqui decorrerão.

Neste VIII Congresso, esperamos sinais e hipóteses de trabalho. Podemos sempre continuar a observar, ouvir, registar e (re) agir. O que mais podemos fazer, enquanto antropólogas/os engajados com o mundo e a(s) sociedade(s) em que vivemos e trabalhamos?

Parceria APA/APS – 20% de desconto sobre o valor de inscrição (não sócios da APA) aos sócios da APS.

+ info: http://apa2022.apantropologia.org/


No âmbito do VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), que se realizará na Universidade de Évora de 6 a 9 de setembro de 2022, chamamos a vossa atenção para a chamada de comunicações para o Painel «Observando o Familiar: dilemas éticos, experiências reflexivas e estratégias metodológicas na pesquisa etnográfica» (Painel 101).

Este painel pretende focar especialmente questões metodológicas (dilemas éticos, experiências reflexivas e estratégias diante de dificuldades quando se está a investigar um universo familiar) e aceitará propostas da sociologia, antropologia, ciência política e outras ciências sociais.

As propostas de comunicação podem ser enviadas até 18 de março para o e-mail do coordenador do referido Painel (Rodrigo Vieira de Assis, do

CIES-Iscte): rodrigo.assis@iscte-iul.pt.

As propostas deverão ser acompanhadas da seguinte informação: Nome

do(s)/da(s) proponente(s), Filiação institucional e endereço de e-mail, Título, Resumo curto (máx. 50 palavras), Resumo longo (máx. 200 palavras).

Mais informações sobre o Congresso, a chamada para comunicações e as regras de submissão poderão ser consultadas aqui:

https://apa2022.apantropologia.org/chamada-comunicacoes/

Também poderão conhecer a lista de painéis disponíveis aqui:

https://apa2022.apantropologia.org/paineis-aprovados/

Saudações cordiais,

Vanessa Cunha, Cláudia Casimiro e Magda Nico Coordenadoras da ST FCV