[ Informação FPCEUP ]

Educação Contínua FPCEUP: Curso “Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção: Perfil Neuropsicológico”

Descrição: este curso centra a sua atenção numa abordagem neuropsicológica da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, incidindo, em particular, na compreensão do funcionamento normal e alterado dos seguintes domínios: funções executivas, atenção, aprendizagem e memória, linguagem e competências motoras e “perceptuais”.

Datas: de 30 de junho a 28 de julho

Duração: 24 horas presenciais

Formador: Doutora Marisa Filipe

Candidaturas online e mais informações: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=6961

 


 

[ Informação Cristina Fernandes, Instituto de Educação da Universidade do Minho ]

XIII CURSO DE VERÃO, CÍRCULO DE SABERES 2018: “ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR”
De 5 a 7 de julho – Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Durante os próximos dias 5 a 7 de Julho tem lugar o XIII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2018, ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A equipa docente é constituída por: Almerindo J. Afonso, José A. Palhares, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá, com os oradores convidados: Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Luísa Quaresma (Universidade Autónoma do Chile); António Neto-Mendes (Universidade de Aveiro); Andreia Gouveia (Universidade de Aveiro); Germano Borges (Universidade do Minho) e Álvaro Ribeiro (Universidade do Minho).

Como se constrói a excelência na escola pública? Aparentemente simples, esta interrogação interpela a raiz da educação escolar, abrindo o debate às diversas dimensões que estruturam o atual sistema educativo. A expansão de políticas educativas de feição gerencialista colocou na ordem do dia o tema da excelência, não deixando indiferentes os estudantes, as famílias, os meios de comunicação social e as instituições sociais em geral. Em particular nas escolas de ensino público, o enfoque crescente na produção de resultados arrastou consigo novas dinâmicas de gestão e liderança ao serviço da (suposta) “qualidade” e da eficácia escolar.

O Curso de Verão propiciará a partilha de experiências e o debate de resultados de pesquisa sobre a problemática da meritocracia e da excelência escolar, tendo em vista reforçar a reflexividade e o conhecimento sobre o tema. Utilizando a metáfora da escalada para ilustrar o modo como se constrói a excelência e como se atinge o lugar cimeiro (pódio), propõe-se uma abordagem em torno de quatro etapas fundamentais: i) Aclimatização à cultura escolar; ii) Traçar o trilho e prender as cordas (socialização na cultura performativa); iii) Resistência e gestão do tempo e do esforço; iv) Transição para o ensino superior. A incursão pelas várias facetas da excelência escolar contempla, inicialmente, uma conferência sobre a relevância do “capital cultural” e um debate em torno da democratização e da performatividade nas sociedades contemporâneas e, no final, uma discussão sobre a cultura meritocrática no panorama internacional, em contraponto com outras alternativas no quadro de uma escola democrática. O curso encerra com o visionamento de um filme sobre a educação contemporânea e um debate comentado por um investigador.

Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação e animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, dirigentes e técnicos de: autarquias, centros de formação profissional, associações de educação e desenvolvimento local, instituições de solidariedade social, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais, municipais, sindicatos de professores e outras instituições educativas.

Mais informações em https://www.ie.uminho.pt/pt/Eventos/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/EventsDetail.aspx?id=53038

 


 

[ Informação FPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem UP ]

Winter School “Intervention Research in Education: From Planning to Publishing”

This Winter School will be held from November 5 to 7 and will take place at Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto. This event is aimed at discussing several characteristics of high-quality intervention research, including research designs, ethics, randomized controlled trials, data analysis, reporting, and publishing.

Graduate and post-graduate students as well as junior and senior researchers, interested in intervention research in the field of education are welcome to participate. This Winter School offers a unique opportunity to develop and discuss research projects with international leading scholars.

Registration
Registration is open until July 24 and costs 100€ (FPCEUP students benefit from a 50% discount *). Participants will be selected on a first come, first served basis (max. 40 attendants).

Registration must be done at https://goo.gl/forms/A30nxM9WsZxd6wKn1
Payment is not available yet, but registered participants will be noticed when open.

*Proof of student status should be sent to Teresa Limpo to formalize the registration (tlimpo@fpce.up.pt).

+ info at https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=40617

 


 

[ Informação Teresa Seabra, ISCTE-IUL ]

Mestrado em Educação e Sociedade (ISCTE-IUL)

Estão abertas inscrições para a 14ª edição do curso.

Mais informações em https://www.iscte-iul.pt/curso/20/mestrado-educacao-sociedade

 


 

[ Informação ISPUP ]

Curso “Mixed Methods – Metodologias Mistas de Investigação em Saúde”

Nos dias 13 e 20 de outubro de 2018, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) promove o curso de metodologias mistas de investigação, também conhecidas como mixed methods.

Dirigida a estudantes de pós-graduação, investigadores e profissionais com interesse em usar metodologias de investigação qualitativas e quantitativas nas áreas das ciências da saúde ou ciências sociais, a formação irá explorar a aplicabilidade e as técnicas de recolha e análise de dados usadas no âmbito da investigação em saúde.

O curso pretende familiarizar os participantes com os mixed methods, que pressupõem a recolha, integração e interpretação de dados quantitativos e qualitativos.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 7 de Outubro de 2018.
Mais informações em http://ispup.up.pt/academics/short-courses/next/558/