[ Informação Cristina Alexandra, UMinho ]

XIV Curso de Verão “REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, VOZES, PERCURSOS”
De 11 a 13 de julho – Braga, Sala 0.23 do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Campus de Gualtar)

Durante os próximos dias 11 a 13 de Julho tem lugar o XIV Curso de Verão, REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, VOZES, PERCURSOS, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Projeto ‘EduPlaces/Locais Educadores: Práticas, Vozes, Percursos de Educação Inclusiva’ do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

A equipa docente é constituída por investigadores de quatros centros de investigação de quatro universidades portuguesas: Carlos Alberto Gomes (coord.), Almerindo Afonso, Emília Vilarinho, Joana Lúcio, José Palhares e Manuel António Silva (CIEd/UMinho), Rosanna Barros (CIEO/UAlg), Raquel Rodrigues e Tiago Neves (CIIE/FPCEUP), Armando Loureiro (CIIE/UTAD), Isabel Costa, Marta Rodrigues (CETRAD/UTAD).
O sistema educativo português tem percorrido caminhos de democratização cuja compreensão passa pela análise de uma das manifestações mais expressivas dessa construção: a universalização da participação na aprendizagem e na escola e a progressão da igualdade de resultados dessa participação. Debater práticas que efetivam esses caminhos é contribuir para um conhecimento relevante e útil para a ação dos profissionais nos contextos educativos.

O Curso de Verão Remar contra as desigualdades em educação propõe aos participantes: analisar Práticas socioeducativas orientadas para superar barreiras à participação na aprendizagem e na escola; compreender que condições, processos e fatores contribuem para superar essas barreiras, nas perspetivas dos sujeitos envolvidos ? responsáveis, jovens, técnicos e professores, famílias; analisar em que dimensões as práticas em estudo integram dinâmicas próximas de comunidades de aprendizagem e de práticas; apreender como perspetivam os jovens os seus projetos e oportunidades de vida, entre escola, família e comunidades; elucidar fatores e processos envolvidos na construção de percursos académicos bem-sucedidos de jovens envolvidos nas práticas em estudo, segundo os próprios sujeitos.

Mais informações em https://www.ie.uminho.pt/pt/Paginas/DetalheEvento.aspx?Codigo=54864

 


[ Informação Elizabete Queiroz, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ]

Workshop “Fiction in the social sciences? The development and impacts of ethnographic fiction”, por Michael B. MacDonald (MacEwan University, Canadá)
3 de julho – 15h00 / 16h30 – Porto, Sala de Reuniões II da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Entrada livre.

 


 

[ Informação CRIA Divulgação ]

SUMMER SCHOOL “Religion in Public Spaces”
(13 >17 July // Lisbon, ISCTE-IUL)

Presentation

The Summer Course is taught mainly through seminars and will include a fieldtrip. The seminars will be given by academics with a strong international profile that have both empirical and theoretical expertise on their subjects. The seminars provide a space for in depth, participatory debate on the ethnographic research that the students have gotten to know through their readings and through the presentations of the seminar teachers. The readings will be distributed beforehand to prepare in advance for the seminars, enabling students to comply with the assessment requirements. Furthermore, students will have the chance to engage with the study of religion in public spaces through a fieldtrip to the famous pilgrimage place of Fátima, supervised by Anna Fedele, a specialist on pilgrimage who is currently carrying out her research in Fátima.

More information at https://mailchi.mp/8baf325863a0/ltbj7khl3t-882777?e=b6b81f794a