[ Informação Observatório Crises ]

Curso de Formação “Como reorganizar um país vulnerável?” (formato digital)
(Entre 24 de fevereiro e 28 de abril – 17h00 / 19h00 – Formato digital)

Apresentação

Ciclo formativo com base no último relatório do Observatório sobre Crises e Alternativas com o título Como reorganizar um país vulnerável?, coordenado por José Reis e publicado em livro pela Almedina no final de 2020.

O livro é composto por 15 capítulos, de um conjunto de 21 autores, e o registo em que se desenvolveu é simples: identificar um problema e propor uma alternativa. Procurou-se abrir debates. Há, evidentemente, um norte: reorganizar um país atravessado por muitas e diversas vulnerabilidades e fazer isso superando dependências, corrigindo desequilíbrios, combatendo desigualdades. E dar um lugar sólido à ação pública, ao papel do Estado, ao planeamento e ao que é mais sólido na sociedade.

Macroeconomia e organização económica, políticas públicas, trabalho, emprego e produção, territórios urbanos, ambiente, famílias, interdependências sociais e desigualdades. Estas podem ser as palavras-chave do livro. Procura-se com elas estudar vulnerabilidades a que não podemos deixar de dar atenção. Mas interessamo-nos também pelas alternativas. E elas ficam aqui propostas em todos os domínios.

A incerteza radical que nos rodeia é o convite mais forte para que discutamos e olhemos para o essencial, sabendo que não pode ser nas velhas racionalidades nem nas velhas restrições que encontramos os termos da discussão. É a vida que se nos impõe como maior valor. Tanto as vidas individuais como a vida que tem de orientar a nossa reorganização coletiva, na economia, na sociedade, no espaço público e político.

Cada um dos capítulos constituirá a base de cada uma das sessões que compõe este curso, aberto a todos os interessados, que poderão inscrever-se no ciclo completo ou somente em alguma(s) das sessões.
Os resumos de cada capítulo do livro podem ser consultados em https://www.ces.uc.pt/observatorios/crisalt/index.php?id=6522&id_lingua=1&pag=31743

Formação a distância

Sessões em direto, usando a plataforma Zoom.

Programa e Horário

15 sessões, distribuídas entre 24 de fevereiro e 28 de abril de 2021, com periodicidade de 2 vezes por semana, às quartas-feiras e quintas-feiras, entre as 17h00 às 19h00. Cada sessão terá como base um dos capítulos do livro e será da responsabilidade do(s) respetivo(s) autor(es). A última sessão, dia 28 de abril, será uma sessão de encerramento e discussão coletiva com vários dos autores presentes.

Inscrição

40€/ curso de formação completo || 5€/ sessão

A sessão de encerramento de dia 28 de abril é uma sessão gratuita, aberta aos presentes em alguma das sessões do curso de formação.

Certificado

O certificado de participação, atribuído no final do ciclo de formação, será correspondente às sessões frequentadas.

Atividade em parceria com a Edição Portuguesa do Le Monde Diplomatique.

 


[ Informação CFEC ]

Curso de Iniciação e Sensibilização à Lingua Gestual Portuguesa

Datas: 6 de Fevereiro a 10 de Julho de 2021
Aulas decorrem ONLINE através da plataforma Zoom.

Mais informações em https://isssp.pt/isssp/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=2300

 


[ Informação FPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem ]

1ª fase de Candidaturas ao Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) da FPCEUP

O Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) da Universidade do Porto vai abrir uma nova edição em 2021/2022.
Link: https://www.fpce.up.pt/pdsh/

A primeira fase de candidaturas tem início a 1 de fevereiro e decorre até 1 de março de 2021.
O PDSH é o primeiro e único Doutoramento em Sexualidade na Europa e um dos poucos a nível mundial e inclui um conjunto de parcerias internacionais com universidades e centros de investigação de excelência na área.

Destinado a psicólogos, educadores, médicos, enfermeiros, sexólogos e outros profissionais nas áreas da Saúde e das Ciências Sociais e Humanas, o PDSH tem como objetivo promover o conhecimento avançado e o desenvolvimento de investigação nesta área de relevância central, quer para o bem-estar quer para a saúde biopsicossocial.

Com a duração de seis semestres, o plano de estudos do PDSH aborda as questões da sexologia clínica, género e identidade, educação sexual, medicina sexual e a saúde sexual e reprodutiva.
Link: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=D&pv_curso_id=15825

O Programa Doutoral, lecionado em inglês e português é coorganizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), pela Faculdade de Medicina (FMUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

O PDSH conta ainda com o Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da FPCEUP, um dos poucos existentes na Europa especificamente dedicado à investigação experimental e psicofisiológica de diferentes aspetos da sexualidade humana, e que tem sido alvo da atenção da comunicação social internacional.

Caso tenham interesse em concorrer a financiamento por favor verifiquem concurso bolsas FCT, em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/

Para obter informações sobre projetos de investigação em curso e perfil dos potenciais orientadores, consultar https://www.fpce.up.pt/pdsh/

Preencha já formulário de candidatura em https://tinyurl.com/lvhnx3yv