[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]

Aula Aberta ReLeCo NEA-ES | “Educação em África: A importância das fontes de informação e dados estatísticos para os estudos em Sociologia da Educação”
(24 de fevereiro – 16h30 / 18h00 – online)

A Research and Learning Community “Núcleo de Estudos Africanos: Educação e Sociedade”, do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona (CeiED|ULusofona|ReLeCo NEA-ES), convida para a Aula Aberta: «Educação em África: a importância das fontes de informação e dados estatísticos para os estudos em Sociologia da Educação», a ser proferida pela Investigadora Coordenadora do NEA-ES/CeiED, Profª Doutora Arlinda Cabral.

A Aula Aberta, que se enquadra nas atividades de redinamização do NEA-ES, com Abertura Inicial do Prof. Doutor António Teodoro, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED|ULusofona), integrará a apresentação do Repositório do NEA-ES, que inclui as hiperligações de acesso à Coleção História Geral de África (UNESCO) e Relatórios sobre a Educação em África, e à Filmografia do CeiED.

Link: https://tinyurl.com/mrx6ar2x

 


[ Informação Comunicacao ISUP ]

2ª Escola de Verão Internacional do ISUP | “Da guerra e da paz: como as tensões e os conflitos atravessam as sociedades”

3 e 7 de julho de 2023
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Vivemos hoje em guerra declarada na Europa. Um embate bélico devastador. Mas alguma vez teremos vivido em paz? Como se declinam as “guerras” nas várias esferas da sociedade (política, religião, economia, estrutura de classes, novos e velhos media, género, etnia…)? Quais são os gatilhos dos embates societais? Qual o papel dos conflitos na (re)composição social? O que está a acontecer com a dessocialização que alastra no quotidiano? Que “vazios” sociais se estarão a criar? Não poderão os consensos, por vezes, ter igualmente consequências nocivas na reprodução do conformismo e do status quo? Que mediações se podem criar entre os antagonismos? Como se resolvem? Em que escalas? Qual o papel da academia na análise destas disputas?

Urge criar um tempo e um espaço de discussão crítica que permita estabelecer pontes sólidas entre a universidade e a cidade na abordagem destas questões. A programação da escola inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, sessões de leitura partilhada e também oficinas, visitas guiadas e momentos culturais, em colaboração com artistas e organizações locais.

Mais informações em https://isociologia.up.pt/eventos/2a-escola-de-verao-internacional-do-isup