[ Informação IDN Relações Públicas ]
Inscrições abertas | XI Seminário online da Associação dos Colégios de Defesa Iberoamericanos
O Instituto da Defesa Nacional organiza de 21 de março a 6 de abril, o XI Seminário online da Associação dos Colégios de Defesa Iberoamericanos (ACDIA).
Esta ação de formação intitulada “Emprego das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira: perspetiva dos Colégios de Defesa Iberoamericanos”, conta com a participação virtual de conferencistas do Instituto da Defesa Nacional (IDN), Portugal; Escola Superior de Guerra (ESG), Brasil; Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos (ANEPE), Chile; Academia de Defesa Militar Conjunta (ADEMIC), Equador; Colégio de Altos Estudos Estratégicos (CAEE), El Salvador; Centro Superior de Estudos de Defesa Nacional (CESEDEN), España; e Centro de Altos Estudos Nacionais (CALEN), República Oriental do Uruguai.
As inscrições estão abertas até dia 13 de março de 2023 e devem ser submetidas para o e-mail Jorge.campos@defesa.pt, com os seguintes dados:
. Nome completo;
. Grau Académico;
. Entidade a que pertencem;
. E-mail para receber informação acerca do Seminário.
Programa: https://www.idn.gov.pt/pt/noticias/Documents/ACDIA/Seminario_ACDIA_Portugal_2023.pdf
[ Informação Centro de Estudos Sociais, UC ]
Newsletter de Doutoramentos CES-UC | 2023 – 2024
Link: https://ces.uc.pt/doutoramentos/newsletter/2023_2024/historic/14-03-2023_09:40:10.html
[ Informação Paula Urze, FCT-UNL ]
Mestrado em Sociedade Digital
Objetivos
Este programa dotará os alunos, oriundos de áreas diferentes, de conhecimentos multidisciplinares rigorosos e atualizados sobre a sociedade e cultura digital e das competências necessárias à avaliação e gestão dos aspetos sociais, culturais e comunicativos de iniciativas de transformação digital:
– Conhecimento e domínio dos estudos da sociedade e cultura digital, incluindo um conjunto de termos-chave em absoluto e aplicados ao domínio do ciclo;
– Capacidade de pesquisa e interpretação autónoma da produção científica sobre sociedade digital;
– Compreensão das relações recíprocas entre os contextos tecnológicos, sociais, culturais e políticos na história da transformação digital;
– Capacidade de avaliação e análise crítica dos impactos da transformação digital na sociedade atual, nos seus diferentes níveis e âmbitos;
– Capacidade de aplicar os conhecimentos e competências em ambiente novos e em contextos distintos;
– Capacidade de conceber, desenhar e monitorar iniciativas sociais, comunicativas ou culturais implementadas em ambientes digitais, tanto em organizações públicas como de tipo empresarial e dirigidas a públicos diferentes;
– Capacidade de realizar e apresentar de forma autónoma um trabalho científico original, consubstanciado na dissertação final, sobre temas do curso.
Mais informações em https://www.fct.unl.pt/ensino/curso/mestrado-em-sociedade-digital